Dicas de Roteiro

Índice de posts

DEZEMBRO 2009

♦ (Dia 1) Apresentação
♦ (Dia 2) Porque escrever roteiros?
♦ (Dia 3) Um roteiro não é um livro
♦ (Dia 4) O que escrever
♦ (Dia 5) Ética
♦ (Dia 6) Como sobreviver em um filme de terror – Parte 1
♦ (Dia 7) Como sobreviver em um filme de terror – Parte 2
♦ (Dia 8 ) Como sobreviver em um filme de terror – Parte 3
♦ (Dia 9) Gurus de roteiro
♦ (Dia 10) Washington Olivetto
♦ (Dia 11) Talento e Vocação
♦ (Dia 12) Como escrever uma cena de telefonema
♦ (Dia 13) Roteiro versus teatro e romance
♦ (Dia 14) Bloqueios do caminho
♦ (Dia 15) Os 4 passos da criatividade
♦ (Dia 16) Cenas de Ação e Luta
♦ (Dia 17) Receita de Bolo
♦ (Dia 18) Estrutura
♦ (Dia 19) Os 7 Hábitos dos Autores de Sucesso em Potencial
♦ (Dia 20) Os 5 Assassinos de Carreira
♦ (Dia 21) Autoconfiança
♦ (Dia 22) Escrever em parceria
♦ (Dia 23) Momentos Marcantes
♦ (Dia 24) Feliz Natal!!
♦ (Dia 25) Mamet
♦ (Dia 26) Espaço branco
♦ (Dia 27) Estrutura não é sobre tempo
♦ (Dia 28) Flashforward
♦ (Dia 29) Cinema Brasileiro
♦ (Dia 30) Arquétipos
♦ (Dia 31) Os Oito Heróis Arquetípicos


JANEIRO 2010

♦ (Dia 1) Os Oito Arquétipos de Heroínas
♦ (Dia 2) Os Oito Arquétipos de Vilões
♦ (Dia 3) Os Oito Arquétipos de Vilãs
♦ (Dia 4) Narrativa em Alta
♦ (Dia 5) Aprenda Digitação
♦ (Dia 6) Rima Cinematográfica
♦ (Dia 7) O Especialista
♦ (Dia 8 ) Fortalecendo Os Pontos Fracos
♦ (Dia 9) Seu Nome Na Capa e Os Ditados
♦ (Dia 10) Títulos
♦ (Dia 11) Escrevendo com Atores
♦ (Dia 12) Personagens Irredimíveis
♦ (Dia 13) Manual de Como Sobreviver Em Um Filme de Terror (Completo)
♦ (Dia 14) Escolhendo Nomes Para Seus Personagens
♦ (Dia 15) Reality Shows
♦ (Dia 16) Musicais
♦ (Dia 17) Música Nos Roteiros
♦ (Dia 18) Mostre, Não Conte
♦ (Dia 19) A Jornada do Herói
♦ (Dia 20) Resoluções do Roteirista Para 2010 – Parte 1
♦ (Dia 21) Resoluções do Roteirista Para 2010 – Parte 2
♦ (Dia 22) Ernest Lehman – Parte 1
♦ (Dia 23) Ernest Lehman – Parte 2
♦ (Dia 24) Ernest Lehman – Parte 3
♦ (Dia 25) Ernest Lehman – Parte 4
♦ (Dia 26) Ernest Lehman – Parte 5
♦ (Dia 27) Ernest Lehman – Parte 6
♦ (Dia 28) Ernest Lehman – Parte 7
♦ (Dia 29) Não seja o melhor: Faça o seu melhor
♦ (Dia 30) Sinopses São Um Perigo!
♦ (Dia 31) Organização

FEVEREIRO 2010

♦ (Dia 1) Como registrar e vender o seu roteiro para Hollywood
♦ (Dia 2) Escrevendo Para Atores – Parte 1
♦ (Dia 3) Escrevendo Para Atores – Parte 2
♦ (Dia 4) Escrevendo Para Atores – Parte 3
♦ (Dia 5) Escrevendo Para Atores – Parte 4
♦ (Dia 6) Escrevendo Para Atores – Parte 5
♦ (Dia 7) Escrevendo Para Atores – Parte 6
♦ (Dia 8 ) Abrindo portas com curtas – Parte 1
♦ (Dia 9) Abrindo portas com curtas – Parte 2
♦ (Dia 10) Abrindo portas com curtas – Parte 3
♦ (Dia 11) Abrindo portas com curtas – Parte 4
♦ (Dia 12a) Escrevendo Sci-Fi – Parte 1
♦ (Dia 12b) Escrevendo Sci-Fi – Uma Retratação
♦ (Dia 13) Abrindo portas com curtas – Parte 5
♦ (Dia 14) Escrevendo Sci-Fi – Parte 2
♦ (Dia 15a) Como Dirigir Um Curta-Metragem
♦ (Dia 15b) Vendo o Quadro Geral
♦ (Dia 16) Como Escrever Um Filme de Sci-Fi Para TV
♦ (Dia 17) Abrindo portas com curtas – Parte 6
♦ (Dia 18) Escrevendo Sci-Fi – Parte 3
♦ (Dia 19) Lidando Com a Rejeição
♦ (Dia 20) Rodando Um Documentário de Curta-Metragem
♦ (Dia 21) Comece Quando a História Começar
♦ (Dia 22) Dissecando o Tubarão
♦ (Dia 23) Escrevendo Sci-Fi – Parte 4
♦ (Dia 24) Ato 2 – Conflito! Conflito! Conflito!
♦ (Dia 25) Como Dirigir Um Curta-Metragem (2)
♦ (Dia 26) Como Dirigir Um Curta-Metragem (3)
♦ (Dia 27a) Usando Fichas Para Planejar a História (1)
♦ (Dia 27b) Usando Fichas Para Planejar a História (2)
♦ (Dia 28) Escrevendo Comédias

MARÇO 2010

♦ (Dia 1) Número de Cenas de um Roteiro
♦ (Dia 6) Como Ser Um Escritor
♦ (Dia 7) A Quem Pertence o Crédito?
♦ (Dia 8 ) Os Erros Mais Comuns do Roteirista (1)
♦ (Dia 9) Como Escrever um Roteiro de Documentário Histórico
♦ (Dia 10) A Duração de Uma Cena
♦ (Dia 11) Por Que Você Quer Escrever Roteiros?
♦ (Dia 12) Perguntas e Respostas
♦ (Dia 13) A Quem Pertence o Crédito? (2)
♦ (Dia 14) Citações
♦ (Dia 15) Teste Os Seus Conhecimentos
♦ (Dia 16) Teste Os Seus Conhecimentos – Respostas Explicadas
♦ (Dia 17) Aviso aos Viajantes
♦ (Dia 18) Apresentando Os Seus Personagens
♦ (Dia 19) Diretrizes gerais
♦ (Dia 20) Começando
♦ (Dia 21) A Psicologia da Escrita
♦ (Dia 22) Escrevendo Diálogos
♦ (Dia 23) Christopher Lambert
♦ (Dia 24) Um Conselho
♦ (Dia 25) Escola de Cinema Em 10 Minutos de Robert Rodriguez – Parte 1
♦ (Dia 26) Escola de Cinema Em 10 Minutos de Robert Rodriguez – Parte 2
♦ (Dia 27) Escola de Cinema Em 10 Minutos de Robert Rodriguez – Parte 3
♦ (Dia 28) O Que Fazer Com Um Argumento de Um Roteiro
♦ (Dia 29) Os Erros Mais Comuns do Roteirista (2)
♦ (Dia 30) Os Erros Mais Comuns do Roteirista (3)
♦ (Dia 31) 5 Modos de Superar o Bloqueio Criativo

ABRIL 2010

♦ (Dia 1) Crash! Pow! Bang!!
♦ (Dia 2) Chico Xavier e a Montagem
♦ (Dia 3) Tempo de Escrever
♦ (Dia 4a) Ângulos
♦ (Dia 4b) Feliz Páscoa!!
♦ (Dia 5) A Diferença Entre Ficção Científica e Fantasia
♦ (Dia 6) Escreva Todos Os Dias
♦ (Dia 7) Escrevendo Para Atores (7)
♦ (Dia 8 ) Beats
♦ (Dia 9) Escrevendo Um Filme de Terror
♦ (Dia 10) POV: Um Aspirante A Roteirista No Mar Da Criatividade
♦ (Dia 11) Sem Desculpas (1)
♦ (Dia 12a) Sem Desculpas (2)
♦ (Dia 12b) Mudança de Domínio
♦ (Dia 13) As 4 Perguntas Mágicas
♦ (Dia 14) A Atitude Mental e o “Hábito de Ouro” dos Roteiristas Mais Bem Sucedidos de Hollywood
♦ (Dia 15) Protegendo As Suas Ideias Para Vendê-las À Indústria De TV
♦ (Dia 16) Criando Reality Shows
♦ (Dia 17) Criando Reality Shows (2)
♦ (Dia 18) Criando Reality Shows (3)
♦ (Dia 19) Programas de Jogos
♦ (Dia 20) Programas de Jogos – Entrevista com Paul Gilbert
♦ (Dia 21) 5 Lembretes Básicos Para Evitar Atolar no Ato II
♦ (Dia 22) Como Reescrever – Parte 1
♦ (Dia 23) Como Reescrever – Parte 2
♦ (Dia 24) Como Reescrever – Parte 3
♦ (Dia 25) Como Reescrever – Parte 4
♦ (Dia 26) Como Reescrever – Parte 5
♦ (Dia 27) “Eu sou velho/jovem demais para começar a escrever!”
♦ (Dia 28) 7 Passos Rumo à Diversidade de Personagens
♦ (Dia 29) Dicas de Steven Spielberg para se tornar um diretor de cinema
♦ (Dia 30) Sobre Idade Para Começar (de novo!)

MAIO 2010

♦ (Dia 1) Aguinaldo Silva fala sobre novelas
♦ (Dia 2) Como Escrever Um Roteiro Em Apenas 5 Minutos Por Vez
♦ (Dia 3) Escrevendo a História de Amor Arrasa-Quarteirão
♦ (Dia 4) Descubra os 4 Hábitos dos Cineastas de Sucesso
♦ (Dia 5) Como Começar Uma Carreira de Roteirista no Brasil
♦ (Dia 7) Videoclipes – Parte 1
♦ (Dia 8 ) Videoclipe – Argumento de Sweet Child O’ Mine – Guns N’ Roses
♦ (Dia 9) Videoclipes – Parte 2
♦ (Dia 10) Videoclipe – Argumento de Baby One More Time – Britney Spears
♦ (Dia 11) Videoclipes – Parte 3
♦ (Dia 12) Videoclipe – Argumento de Broken – Seether com Amy Lee
♦ (Dia 13) Videoclipes – Parte 4
♦ (Dia 14) Videoclipe – Argumento de As Long As You Love Me – Backstreet Boys
♦ (Dia 15) Videoclipes – Parte 5
♦ (Dia 16) Videoclipe – Argumento de Believe – Cher
♦ (Dia 17) Como Escrever Um Bom Vilão
♦ (Dia 18) Concursos de Roteiro
♦ (Dia 19) 20 Carreiras de Escrita Criativa
♦ (Dia 20) O Segredo das Grandes Cenas
♦ (Dia 21) Dez Dicas Para Novos Escritores
♦ (Dia 22) Fortaleça o Seu Vilão
♦ (Dia 23) Arranje Mais Tempo Para Escrever
♦ (Dia 24) Usando a linguagem corporal na escrita
♦ (Dia 25) Linguagem Corporal Resumida Para Escritores
♦ (Dia 26) “Não é o que você diz, é como você diz”
♦ (Dia 27) “O que você está esperando?”
♦ (Dia 28) Dicas de Roteiro de Um Pornógrafo
♦ (Dia 29) Ghost Writing
♦ (Dia 30) O Perfeito Filme-Catástrofe-Clichê
♦ (Dia 31) Cartazes de Cinema Criativos de 2008-2009

JUNHO 2010

♦ (Dia 1) Os Diferentes Tipos de Propriedades Intelectuais
♦ (Dia 2) Créditos
♦ (Dia 3) Como Formatar Diálogos de Personagens Com Dupla Personalidade
♦ (Dia 4) Como Formatar Diálogos Simultâneos
♦ (Dia 5) Extraindo Humor das Fraquezas dos Personagens
♦ (Dia 6) Romancistas Versus Jornalistas
♦ (Dia 7) Os Melhores Concursos de Roteiro – Associações
♦ (Dia 9) Como Formatar o Falso Documentário
♦ (Dia 10) O Contrato e o Escritor
♦ (Dia 11) Escrevendo Musicais
♦ (Dia 12) 8 Observações Para Reescrever Qualquer Roteiro de Comédia
♦ (Dia 13) Seis Erros Fatais Em Roteirismo
♦ (Dia 14) Quatro Razões Pelas Quais Você Não Está Escrevendo – E Como Superá-las
♦ (Dia 15) O Que Fazer Após Ganhar Um Concurso De Roteiro
♦ (Dia 16) Como Escrever Línguas Estrangeiras Nos Diálogos
♦ (Dia 17) Dicas Gerais de Roteiro
♦ (Dia 18) O Atual Mercado de Trabalho Para Roteiristas Em Hollywood
♦ (Dia 19) O Roteirista Veterano Neil Landau Compartilha Os Segredos Para Escrever Roteiros de Sucesso
♦ (Dia 20) O Thriller
♦ (Dia 21) A Lógica na Narração de Histórias
♦ (Dia 22) Videoclipe – Argumento de Oops!… I Did It Again – Britney Spears
♦ (Dia 23) Escolhendo Um Ponto de Vista
♦ (Dia 24) O Milésimo Aspirante a Roteirista Que Decide “Quebrar Todas As Regras”
♦ (Dia 25) Os Erros Comuns dos Dramas de TV Infantis
♦ (Dia 27) Um Dia de um Escritor Freelancer
♦ (Dia 28) Honre o Momento de Criação Para Honrar o Processo Criativo
♦ (Dia 29) Os 15 Minutos Mágicos
♦ (Dia 30a) Contos do Script: 5 Coisas Que Aprendi Entrevistando Roteiristas
♦ (Dia 30b) Escreva o Que Você Sabe

JULHO 2010

♦ (Dia 1) Cinco Razões Para Não Escrever o Que Você Sabe
♦ (Dia 2) Os Cinco Melhores Concursos de Roteiro
♦ (Dia 3) Dicas Para Concursos de Roteiro
♦ (Dia 4) Como Não Entrar Num Concurso de Roteiro
♦ (Dia 5) Tema
♦ (Dia 6) Variações Sobre Um Tema
♦ (Dia 7) Escrevendo Para Atores
♦ (Dia 8 ) Atuar Torna os Escritores Melhores?
♦ (Dia 9) Oito Semanas Para Um Roteiro – Parte 1
♦ (Dia 10) Oito Semanas Para Um Roteiro – Parte 2
♦ (Dia 11) Tipos de Estrutura de Roteiro
♦ (Dia 12) A Abordagem da Seqüência
♦ (Dia 13) Roteirismo – A Abordagem da Seqüência
♦ (Dia 14) Oito Semanas Para Um Roteiro – Parte 3
♦ (Dia 15) Oito Semanas Para Um Roteiro – Parte 4
♦ (Dia 16) Oito Semanas Para Um Roteiro – Parte 5
♦ (Dia 17) Oito Semanas Para Um Roteiro – Parte 6
♦ (Dia 18) Oito Semanas Para Um Roteiro – Parte 7
♦ (Dia 19) Oito Semanas Para Um Roteiro – Parte 8
♦ (Dia 20) E Se o Seu Roteiro Não For Bom?
♦ (Dia 21) O Feedback Está Destruindo o Seu Trabalho?
♦ (Dia 22) Feedback – O Perigo das Ideias das Outras Pessoas
♦ (Dia 23) Uma Nova Abordagem Ao Feedback
♦ (Dia 24) Feedback: Comece Com o Que Funciona
♦ (Dia 25) Feedback: Como Falar Sobre as Coisas Ruins
♦ (Dia 26) Como Escrever Um Musical – Parte 1
♦ (Dia 27) Como Escrever Um Musical – Parte 2
♦ (Dia 28) Como Escrever Um Musical – Parte 3
♦ (Dia 29) Como Escrever Um Musical – Parte 4
♦ (Dia 30) Como Escrever Um Musical – Parte 5
♦ (Dia 31) Como Escrever Um Musical – Parte 6

SETEMBRO 2010

♦ (Dia 1) Escrita Astuta Para a TV – Parte 1
♦ (Dia 2) Escrita Astuta Para a TV – Parte 2
♦ (Dia 3) Escrita Astuta Para a TV – Parte 3
♦ (Dia 4) Escrita Astuta Para a TV – Parte 4
♦ (Dia 5) Como Escrever o Argumento de um Roteiro
♦ (Dia 6) Quem te viu, quem te vê
♦ (Dia 7) Escrita Astuta Para a TV – Parte 5
♦ (Dia 8 ) A Hollywood Chavista

OUTUBRO 2010

♦ (Dia 1) Escrita Astuta Para a TV – Parte 6
♦ (Dia 2) Escrita Astuta Para a TV – Parte 7
♦ (Dia 10) O Roteirista Proativo
♦ (Dia 22) Escrita Astuta Para a TV – Parte 8
♦ (Dia 23a) Escrita Astuta Para a TV – Parte 10
♦ (Dia 23b) Escrita Astuta Para a TV – Parte 9
♦ (Dia 24a) Escrita Astuta Para a TV – Parte 11
♦ (Dia 24b) Dez Razões Para Amar Escrever
♦ (Dia 25) Escrita Astuta Para a TV – Parte 12
♦ (Dia 26) 7 Lugares Para Escrever o Seu Roteiro
♦ (Dia 30) Escrita Astuta Para a TV – Parte 13

NOVEMBRO 2010

♦ (Dia 2) A Bíblia do Roteirista – Parte 1
♦ (Dia 7) A Bíblia do Roteirista – Parte 2
♦ (Dia 8 ) A Bíblia do Roteirista – Parte 3
♦ (Dia 9) Dez Coisas Para Fazer Antes de Enviar Um Roteiro
♦ (Dia 10a) A Bíblia do Roteirista – Parte 4
♦ (Dia 10b) O Terror de Escrever Terror
♦ (Dia 11a) Escrevendo Lições de Vida: Quando Tudo Mais Falhar, Use Chocolate
♦ (Dia 11b) Recompense a Si Mesmo – Parte 1
♦ (Dia 11c) Dez Razões Para Comparecer Para a Sua Escrita Hoje
♦ (Dia 12) Recompense a Si Mesmo – Parte 2
♦ (Dia 13) Recompense a Si Mesmo – Parte 3
♦ (Dia 14) Recompense a Si Mesmo – Parte 4
♦ (Dia 15) A Bíblia do Roteirista – Parte 5
♦ (Dia 16) A Bíblia do Roteirista – Parte 6
♦ (Dia 17) A Bíblia do Roteirista – Parte 7
♦ (Dia 18) O Argumento
♦ (Dia 19) Escrita de Roteiros: Elaborando o Argumento
♦ (Dia 20) Como Posso Me Tornar Um Roteirista?
♦ (Dia 21) Personagem: O Iceberg Inteiro
♦ (Dia 22) Questionário de Personagens
♦ (Dia 23) O Seu Herói: As Dez Regras Principais
♦ (Dia 24) Os Cinco Alicerces do Terror
♦ (Dia 25) Já Contou Para Alguém Que Você É Um Escritor?
♦ (Dia 26) A Abordagem da Pirâmide Para Escrever
♦ (Dia 27) A Bíblia do Roteirista – Parte 8
♦ (Dia 28) Eu Não Amo Tudo Isso
♦ (Dia 29) “Jogue Fora” Os Seus Finais Surpreendentes
♦ (Dia 30) Introdução À Escrita Para TV

DEZEMBRO 2010

♦ (Dia 1) O Segredo Mais Bem Guardado de Hollywood: A Divisão de Cenas Expandida
♦ (Dia 2) A Bíblia do Roteirista – Parte 9
♦ (Dia 3) A Bíblia do Roteirista – Parte 10
♦ (Dia 4) A Bíblia do Roteirista – Parte 11
♦ (Dia 29a) A Bíblia do Roteirista – Parte 12
♦ (Dia 29b) Dez Maneiras de Fortalecer o Seu Enredo
♦ (Dia 30a) A Bíblia do Roteirista – Parte 13
♦ (Dia 30b) A Bíblia do Roteirista – Parte 13(B)


JANEIRO 2011

♦ (Dia 1) 100 Por Cento de Pura Adrenalina
♦ (Dia 2) Escrevendo Para Editar
♦ (Dia 3) Quando Criar Novos Personagens
♦ (Dia 4) Encaixando Personagens Em Sua História Usando Arquétipos
♦ (Dia 6) Não Deste Mundo!
♦ (Dia 7) A Vantagem do Alto Conceito Para Vender Roteiros
♦ (Dia 8 ) Mitos e Embustes de Hollywood: Contatos
♦ (Dia 9) Resoluções de Ano Novo Para Roteiristas
♦ (Dia 10) A Parte Mais Difícil: Começar
♦ (Dia 11) 10 Dicas de Cinema de George A. Romero
♦ (Dia 12) As 15 Regras de Ouro de Danny Boyle
♦ (Dia 13) 5 Dicas Para Roteiristas Principiantes
♦ (Dia 14) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: Jeanette Winterson
♦ (Dia 15a) Sobre Escrever
♦ (Dia 15b) “Uma Regra para Escrever Ficção”: Helen Simpson
♦ (Dia 16a) Sobre Escrever – 2
♦ (Dia 16b) “Eu escrevi o pior filme de todos os tempos – Desculpe”
♦ (Dia 17) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: Margaret Atwood
♦ (Dia 18) Quer Escrever Roteiros Interessantes? Saia da Sua Zona de Conforto
♦ (Dia 19a) Incubação e Insight
♦ (Dia 19b) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: Rose Tremain
♦ (Dia 20) As Cinco Primeiras Páginas São Tão Importantes Assim?
♦ (Dia 21) Direitos, Royalties e Revenda
♦ (Dia 22) Escritores e Diretores
♦ (Dia 23) Como Escrever Um Roteiro Televisivo de Especulação
♦ (Dia 24) Como Receber Críticas Com Graça, Elegância e Gratidão
♦ (Dia 25) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: Zadie Smith
♦ (Dia 26) Escrevendo o Suspense Policial
♦ (Dia 27) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: Colm Tóibín
♦ (Dia 28) As Diferentes Fases de Um Projeto Criativo
♦ (Dia 29) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: Will Self
♦ (Dia 30) Roteiro de Filmagem
♦ (Dia 31) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: David Hare

FEVEREIRO 2011

♦ (Dia 1) Como Cortar Custos de Produção Em Um Roteiro
♦ (Dia 2) O Segredo das Pessoas Super Bem Sucedidas
♦ (Dia 22) Aprendendo Pelo Twitter
♦ (Dia 23) Aprendendo Pelo Twitter: Walcyr Carrasco
♦ (Dia 24a) Aprendendo Pelo Twitter: Aguinaldo Silva
♦ (Dia 24b) Aprendendo Pelo Twitter: J. R. Duran
♦ (Dia 25) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: A.L. Kennedy
♦ (Dia 26) Contrastes Humanos
♦ (Dia 27) Como Conseguir Que o Seu Roteiro de TV de Especulação Seja Lido Pelas Pessoas Certas
♦ (Dia 28) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: Roddy Doyle

MARÇO 2011

♦ (Dia 2) As Seis Palavras Mais Destrutivas Para Roteiristas
♦ (Dia 12) 25 Lições Para Ter Sucesso Em 2011 e Além
♦ (Dia 13a) Não Quebre a Corrente – O Método de Jerry Seinfeld Para o Sucesso Criativo
♦ (Dia 13b) Glória Perez: Como Escrever
♦ (Dia 14) O Fim do Roteiro
♦ (Dia 15a) A Criação de Metas de Curto Prazo
♦ (Dia 15b) Quando Você Realmente Acabou?
♦ (Dia 16) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: Jonathan Franzen
♦ (Dia 17) Avós Morrendo
♦ (Dia 18) Monitorando o Público no Cinema
♦ (Dia 19) Transformada, Não Transferida
♦ (Dia 20) 10 Princípios Poderosos Para o Sucesso Escrevendo Roteiros
♦ (Dia 21) “Nove Regras Para Escrever Ficção”: Helen Dunmore
♦ (Dia 22) Não Se Deixe Enganar Pelos Mitos
♦ (Dia 23) Descubra o Seu Artista Interior
♦ (Dia 24) A Procrastinação Está Impedindo o Seu Sucesso?
♦ (Dia 25) Fica Por Aí Mesmo
♦ (Dia 26a) Armadilha de Turista
♦ (Dia 26b) Quando É Hora de Afastar-se de Uma Ideia?
♦ (Dia 31) Roteiros de Baixo Orçamento: Das Telas Em Branco Às Telas de Cinema

ABRIL 2011

♦ (Dia 3) Livros de Cinema Para Baixar
♦ (Dia 10) As 10 Melhores Dicas Para Cineastas de Curta-Metragens
♦ (Dia 13) Sobre Adaptações
♦ (Dia 17) Sobre Falsos Documentários
♦ (Dia 23) 5 Modos dos Escritores Encontrarem Infinitas Ideias
♦ (Dia 26) Os 7 Maiores Mitos Sobre Roteirismo

MAIO 2011

♦ (Dia 3) Como Escrever Um Roteiro – Um Guia de Roteirismo – Parte 1
♦ (Dia 4) Como Escrever Um Roteiro – Um Guia de Roteirismo – Parte 2
♦ (Dia 9) A Importância do Ponto de Vista
♦ (Dia 10) O Novo Estilo de Roteiro de Especulação
♦ (Dia 11) 24 Divertidas Perguntas “E Se…” Para Fazer Quando Estiver Empacado Com Bloqueio de Escritor
♦ (Dia 16) As Três Regras Cósmicas da Escrita
♦ (Dia 22) 12 Regras Para Ter o Seu Roteiro Rejeitado Imediatamente
♦ (Dia 25) 4 Dicas Para Desenvolver Um Personagem Em Seu Roteiro
♦ (Dia 28) Como Escrever Um Roteiro de Videogame

JUNHO 2011

♦ (Dia 8 ) Como Escrever Um Manual do Jogador de Videogame
♦ (Dia 9) Como Escrever Ótimos Diálogos em Roteiros
♦ (Dia 10) Dê a Si Mesmo Um Presente Que Durará o Ano Todo
♦ (Dia 11) Como Reescrever Um Roteiro
♦ (Dia 12) As 12 Perguntas Essenciais Que Todo Escritor Deve Responder – Parte 1
♦ (Dia 18a) Story Touch
♦ (Dia 18b) As 12 Perguntas Essenciais Que Todo Escritor Deve Responder – Parte 2

JULHO 2011

♦ (Dia 7) Dicas de Cursos em São Paulo
♦ (Dia 8 ) As 12 Perguntas Essenciais Que Todo Escritor Deve Responder – Parte 3
♦ (Dia 10) As 12 Perguntas Essenciais Que Todo Escritor Deve Responder – Parte 4
♦ (Dia 27) As 12 Perguntas Essenciais Que Todo Escritor Deve Responder – Parte 5
♦ (Dia 28) As 12 Perguntas Essenciais Que Todo Escritor Deve Responder – Parte 6
♦ (Dia 29a) As 12 Perguntas Essenciais Que Todo Escritor Deve Responder – Parte 7
♦ (Dia 29b) Vídeos Sobre Roteiro
♦ (Dia 30) As 12 Perguntas Essenciais Que Todo Escritor Deve Responder – Parte 8
♦ (Dia 31) As 12 Perguntas Essenciais Que Todo Escritor Deve Responder – Parte 9

AGOSTO 2011

♦ (Dia 2) As 12 Perguntas Essenciais Que Todo Escritor Deve Responder – Parte 10
♦ (Dia 3) As 12 Perguntas Essenciais Que Todo Escritor Deve Responder – Parte 11
♦ (Dia 4) As 12 Perguntas Essenciais Que Todo Escritor Deve Responder – Parte 12
♦ (Dia 5) As 12 Perguntas Essenciais Que Todo Escritor Deve Responder – Parte 13
♦ (Dia 6) Formatando Cabeçalhos de Flashback em Seu Roteiro
♦ (Dia 7) Formatando Voice Overs em Seu Roteiro
♦ (Dia 10) As Ferramentas Ocultas da Comédia
♦ (Dia 11) História
♦ (Dia 12) Como Formatar Flashbacks em um Roteiro
♦ (Dia 13) Como Formatar Diálogos em Diferentes Situações
♦ (Dia 14) Hollywood Não Deixa os Atores Lerem Roteiros Inteiros Por Medo de Vazamento
♦ (Dia 15) Tamanho do Objeto
♦ (Dia 16) Cinema Documentário
♦ (Dia 17) Voice Over
♦ (Dia 18) O Uso de Flashbacks
♦ (Dia 19) Atributos da Imagem Visual
♦ (Dia 20) Guia de Comédia Britânico (Parte 1) – Escrevendo Esquetes Para Viver
♦ (Dia 21) Vídeo de Alta Definição
♦ (Dia 23) HD x 35 milímetros
♦ (Dia 24) “Oito Regras Para Escrever Ficção”: Neil Gaiman
♦ (Dia 25) Guia de Comédia Britânico (Parte 2) – Perguntas e Respostas com Dave Cohen
♦ (Dia 26) Flashbacks!
♦ (Dia 27) 10 Passos Para Escrever Um Roteiro de Terror
♦ (Dia 29) As 13 Regras de Ouro de Mike Newell
♦ (Dia 31) Escreva Agora

SETEMBRO 2011

♦ (Dia 1) Os Segredos do Financiamento de Filmes
♦ (Dia 2) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: Richard Ford
♦ (Dia 3) Como Escrever um Roteiro de Talk Show
♦ (Dia 4) “Sete Regras Para Escrever Ficção”: Esther Freud
♦ (Dia 4b) “Três Regras Para Escrever Ficção”: Diana Athill
♦ (Dia 4c) Concurso de Roteiros de Curta Para Profissionais de Publicidade
♦ (Dia 5) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: Anne Enright
♦ (Dia 6a) “Sete Regras Para Escrever Ficção”: Joyce Carol Oates
♦ (Dia 6b) “Cinco Regras Para Escrever Ficção”: P.D. James
♦ (Dia 6c) Dez Sugestões Para Escrever Uma História
♦ (Dia 7) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: Geoff Dyer
♦ (Dia 8 ) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: Elmore Leonard
♦ (Dia 9a) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: Ian Rankin
♦ (Dia 9b) “Cinco Regras Para Escrever Ficção”: Annie Proulx
♦ (Dia 9c) “Uma Regra Para Escrever Ficção”: Philip Pullman
♦ (Dia 10) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: Andrew Motion
♦ (Dia 11) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: Michael Morpurgo
♦ (Dia 12) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: Michael Moorcock
♦ (Dia 13) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: Hilary Mantel
♦ (Dia 14) “Dez Regras Para Escrever Ficção”: Sarah Waters
♦ (Dia 15) Filme Está Com Tudo
♦ (Dia 16) Por Que Estrutura de História É Importante
♦ (Dia 17) Como Pulverizar o Bloqueio de Escritor
♦ (Dia 18) Guia de Comédia Britânico (Parte 3) – Comédia Masculina/Feminina
♦ (Dia 19a) Pode Um Video Game Falar ao Coração?
♦ (Dia 19b) Festa Para Os Olhos
♦ (Dia 20) Descobrindo a Grande Ideia de Filme Para o Seu Próximo Roteiro
♦ (Dia 21) Os Erros Mais Graves de Roteirismo
♦ (Dia 22) Escrevendo Bons Diálogos de Ficção Científica
♦ (Dia 23) Preste Atenção Nisso (Antes de Começar o Seu Primeiro Roteiro)
♦ (Dia 24) Os Críticos Primeiros Dez Minutos de Um Episódio-Piloto
♦ (Dia 25) As 10 Maiores Dicas de Escrita de Joss Whedon
♦ (Dia 26) A Jornada Cômica de John Truby
♦ (Dia 27) Meus Erros Preferidos
♦ (Dia 28) Para Quem Você Está Escrevendo?
♦ (Dia 29) Conheça a Sua História
♦ (Dia 30) Como Nomear os Personagens e Fazer os Nomes Valerem

OUTUBRO 2011

♦ (Dia 1a) Por que o Segundo e o Terceiro Atos Não Funcionam
♦ (Dia 1b) É Tudo Fácil Demais Para O Seu Protagonista?
♦ (Dia 1c) Me Dê Alguém Para Odiar
♦ (Dia 1d) Cena Por Cena Por Cena
♦ (Dia 1e) Não Escreva o Roteiro de Outra Pessoa
♦ (Dia 2) Como Escrever Um Roteiro de Especulação Para a TV
♦ (Dia 3) Escrevendo o Roteiro de Especulação Para a TV: Entendendo as Regras do Programa
♦ (Dia 4) Como Formatar Um Roteiro de TV
♦ (Dia 7) 7 Jogos Para Evitar Ficar Louco Durante a Reescrita
♦ (Dia 8 ) Atuar e Escrever
♦ (Dia 9) Línguas Estrangeiras no Diálogo
♦ (Dia 11) Eu Preciso Obter os Direitos Para Retratar a Ex?
♦ (Dia 12) Como Criar Personagens Novos e Originais Para o Seu Roteiro
♦ (Dia 13) Eles Lembrarão do Nome Dele
♦ (Dia 18) As Três Coisas Mais Importantes Que Eu Ensino
♦ (Dia 24) Perguntas Que Os Escritores Frequentemente Fazem Aos Diretores
♦ (Dia 25) Criando Personagens Complexos: Conflito Interior
♦ (Dia 26) As 10 Melhores Voice-Overs em Filmes – Parte 1
♦ (Dia 27) As 10 Melhores Voice-Overs em Filmes – Parte 2
♦ (Dia 28) As 10 Melhores Voice-Overs em Filmes – Parte 3
♦ (Dia 29) As 10 Melhores Voice-Overs em Filmes – Parte 4
♦ (Dia 30) Escrevendo Fantasia Épica Com Coragem
♦ (Dia 31) O Cinema Digital Deve Dominar o Mercado Exibidor Até 2015

NOVEMBRO 2011

♦ (Dia 1) Sete Truques de Roteirismo Tirados de Filmes de Terror
♦ (Dia 6) O Que É Mais Importante: O Personagem Ou A História?
♦ (Dia 7) Ação Versus Diálogo
♦ (Dia 10) Como Criar Grandes Metas de História
♦ (Dia 13) Cinco Armadilhas de Roteirismo a Evitar
♦ (Dia 14) Como Escrever Um Romance de Fantasia Épica
♦ (Dia 15) Voz Ativa Versus Passiva
♦ (Dia 16) Defina os Personagens Com Verbos, Não Com Adjetivos
♦ (Dia 18) A Arte de Não-Tentar: Três Hábitos Para Cultivar o “Fluxo”
♦ (Dia 19) Quer Ser Um Bom Escritor?
♦ (Dia 22) Green Nation Fest (Concurso de Roteiro)
♦ (Dia 25) Quebre as Regras e Quebre a Sua Resistência

DEZEMBRO 2011

♦ (Dia 1) 5 Dicas Sobre Como Tornar a Sua Comédia Romântica Adorável… Er, Relacionável
♦ (Dia 2) Acrescentando Profundidade aos Vilões
♦ (Dia 3) Escreva Um Roteiro Digno de Respeito
♦ (Dia 4) Cortando Cenas de um Roteiro
♦ (Dia 10) Férias e Boas Festas!


JANEIRO 2012

♦ (Dia 1) Mantendo as Suas Resoluções de Escrita
♦ (Dia 2) Planejador de Enredos
♦ (Dia 3) Crie Cenas Quentes – 7 Elementos Essenciais
♦ (Dia 4) Cenas Para Cortar, Cenas Para Salvar
♦ (Dia 5) 10 Maneiras de Criar Uma Reviravolta no Enredo
♦ (Dia 6) Charlie Kaufman: Por Que Escrevi “Quero Ser John Malkovich”
♦ (Dia 7a) Usando Cartas Num Roteiro
♦ (Dia 7b) Filmes de Língua Estrangeira Enfrentam o Desafio das Bilheterias dos EUA
♦ (Dia 8) “Dragon Tattoo”: Por Que Tantas Refilmagens de Longas Estrangeiros Lutam Para Prevalecer
♦ (Dia 9) Compadeça-se da Pobre Refilmagem
♦ (Dia 10) Fantasia Épica na Verdade É Sobre o Sentido da Vida
♦ (Dia 12) Longas de Emoção
♦ (Dia 13) Você Conseguiu uma Reunião Para Vender a Sua Ideia – E Agora?
♦ (Dia 14a) Faculdade de Cinema É Realmente Necessária?
♦ (Dia 14b) Como Enviar Eletronicamente (e Proteger) Vídeos Promocionais
♦ (Dia 15a) Dicas de Profissionais da Indústria: Sobre Escolher o Elenco de Episódios-Piloto
♦ (Dia 15b) Written By – Livros de Nossa Biblioteca (1)
♦ (Dia 16a) Realismo Mágico
♦ (Dia 16b) Esforço Sem Resultados
♦ (Dia 17a) Eu Tenho a Melhor Ideia Para um Roteiro! Err… Então, e Agora?
♦ (Dia 17b) Kodak – Por Que Ela Não Sobreviveu Na Era Digital
♦ (Dia 19) Bloqueio de Escritor
♦ (Dia 20) Guia de Comédia Britânico (Parte 4) – Perguntas Mais Frequentes
♦ (Dia 21) Desenvolvimento do Personagem – O Diabo Está Nos Detalhes
♦ (Dia 22) Entrevista Com o Roteirista Dan Harmon
♦ (Dia 23a) Não Há Nenhum Mago: Como a Fantasia Épica Falhou Conosco
♦ (Dia 23b) Quem Vai Comprar o Meu Roteiro Televisivo?
♦ (Dia 24a) Escrita = Bunda + Cadeira
♦ (Dia 24b) Como os Lucros Residuais São Divididos Entre os Escritores
♦ (Dia 26a) Estrutura de História – Por Dan Harmon
♦ (Dia 26b) Descobrindo Se Um Livro Teve a Opção de Seus Direitos Comprada
♦ (Dia 27a) Eu Posso Usar Um Livro Sem Permissão?
♦ (Dia 27b) Baseado Em Seu Próprio Livro
♦ (Dia 28a) É Arriscado Escrever Em Especulação Algo Em Domínio Público?
♦ (Dia 28b) O Grande Paradoxo da Criatividade
♦ (Dia 29) Os Panteras de Smallville – Um Conto de Dois Ícones
♦ (Dia 30) Videoclipe – Argumento de Welcome To The Jungle – Guns N’ Roses
♦ (Dia 31a) Tenho a História, Mas Não Sou Capaz de Escrever
♦ (Dia 31b) Vendendo Uma História Sem Ser Um Roteirista

FEVEREIRO 2012

♦ (Dia 1) Scott Myers – Como Eu Escrevo Um Roteiro (Parte 1)
♦ (Dia 2) Scott Myers – Como Eu Escrevo Um Roteiro (Parte 2)
♦ (Dia 3) Scott Myers – Como Eu Escrevo Um Roteiro (Parte 3)
♦ (Dia 4) Scott Myers – Como Eu Escrevo Um Roteiro (Parte 4)
♦ (Dia 5) Scott Myers – Como Eu Escrevo Um Roteiro (Parte 5)
♦ (Dia 6) Scott Myers – Como Eu Escrevo Um Roteiro (Parte 6)
♦ (Dia 7) Scott Myers – Como Eu Escrevo Um Roteiro (Parte 7)
♦ (Dia 8) Scott Myers – Como Eu Escrevo Um Roteiro (Parte 8)
♦ (Dia 9) Scott Myers – Como Eu Escrevo Um Roteiro (Parte 9)
♦ (Dia 10) Scott Myers – Como Eu Escrevo Um Roteiro (Parte 10)
♦ (Dia 11a) Onde a Minha História Se Encaixa – na TV ou na Tela Grande?
♦ (Dia 11b) Discurso Ímpar
♦ (Dia 12) Pegue o Ritmo
♦ (Dia 13) Escrevendo Cenas de Luta
♦ (Dia 14) Quando Tudo o Que Resta É Escrever: Transformando Ansiedade em Criatividade
♦ (Dia 15) 5 Razões Pelas Quais Os Programas de TV Devem Definir Uma Data Final
♦ (Dia 16) A Estrutura de História de Dan Harmon – Parte 1
♦ (Dia 17a) Três Níveis de Personagens: Primário, Secundário e Terciário
♦ (Dia 17b) Livros Gratuitos em PDF
♦ (Dia 18) Como as Histórias A/A/A Diferem das Histórias A/B/C?
♦ (Dia 19) A Estrutura de História de Dan Harmon – Parte 2
♦ (Dia 20) A Estrutura de História de Dan Harmon – Parte 3
♦ (Dia 21) A Estrutura de História de Dan Harmon – Parte 4A
♦ (Dia 22) A Estrutura de História de Dan Harmon – Parte 4B
♦ (Dia 25) A Estrutura de História de Dan Harmon – Parte 4C
♦ (Dia 26) A Estrutura de História de Dan Harmon – Parte 5

MARÇO 2012

♦ (Dia 3) A Estrutura de História de Dan Harmon – Parte 6
♦ (Dia 4) O Vilão
♦ (Dia 6) Vagas De Emprego Na Indústria Audiovisual, TV, Cinema E Vídeo – Tela Brasileira
♦ (Dia 7) Explorando o Lado Sombrio: A Jornada do Anti-Herói
♦ (Dia 8) Técnicas Cinematográficas de Alfred Hitchcock – Parte 1
♦ (Dia 9a) Técnicas Cinematográficas de Alfred Hitchcock – Parte 2
♦ (Dia 9b) Filmes em 3D perdem a força na batalha por bilheteria
♦ (Dia 13) Técnicas Cinematográficas de Alfred Hitchcock – Parte 3
♦ (Dia 21) Stage 32
♦ (Dia 31) Site Escreva Seu Livro

ABRIL 2012

♦ (Dia 1a) Técnicas Cinematográficas de Alfred Hitchcock – Parte 4
♦ (Dia 1b) Definição de McGuffin e Set-Piece
♦ (Dia 2) Técnicas Cinematográficas de Alfred Hitchcock – Parte 5
♦ (Dia 3) Sendo um Roteirista de Animação – Como Escrever Roteiros de Filmes de Animação
♦ (Dia 9) Os Infundáveis
♦ (Dia 10) As 8 Dicas de Kurt Vonnegut de Como Escrever Um Bom Conto
♦ (Dia 20) Escreva o Seu Roteiro Em Dez Minutos Por Dia

MAIO 2012

♦ (Dia 3) 1, 2, 7, 14
♦ (Dia 4) Como a Tecnologia Arruinou a Comédia Romântica
♦ (Dia 13) Primeiras Impressões: O Título

JUNHO 2012

♦ (Dia 12) Escrevendo Roteiros Sem Diálogos

JULHO 2012

♦ (Dia 20) As 4 Regras de Escrita de Comédia Para Roteiristas

♦ (Dia 21) Por Que a Comédia Torna Tudo Melhor

♦ (Dia 24) Atualização de post e links para artigos de roteiro em português

AGOSTO 2012

♦ (Dia 19) Aulas Particulares de Roteiro em São Paulo

SETEMBRO 2012

♦ (Dia 1) Discurso do Publicitário Nizan Guanaes

♦ (Dia 3) A Popularidade do 3-D Está Afetando o Modo Como os Roteiros São Escritos

♦ (Dia 17a) Escrevendo Para 3-D

♦ (Dia 17b) Filmes chegam à internet antes de aos cinemas, e sem pirataria

♦ (Dia 17c) TED talk – Andrew Stanton: As pistas para uma grande história

♦ (Dia 19) 22 Maneiras de Aprender e Melhorar a Sua Escrita de Roteiros

♦ (Dia 25) Conselhos de Escrita de Ray Bradbury


JANEIRO 2013

♦ (Dia 1a) Dica de Produtividade: Encontre a Sua Rotina

♦ (Dia 1b) Curso de Roteiro no You Tube

♦ (Dia 1c) FELIZ 2013!!!

♦ (Dia 2) Como Lidar Com o Lapso de Tempo no Seu Roteiro

♦ (Dia 3) Como Escrever o Seu Próprio Suspense Nórdico

♦ (Dia 4) Como Reconhecer uma Sitcom Ruim

♦ (Dia 5) Proibido Para Menores

♦ (Dia 6) Como Escrever Filmes de Romance

♦ (Dia 7) Eu Ouço Vozes – Por Fred Ritzenberg

♦ (Dia 8) Provas de DNA

♦ (Dia 9) E Se Eu For Mais Visual do Que Verbal?

♦ (Dia 10) História Primeiro, Personagens Depois

♦ (Dia 11) E Se Você Não For Nem Um Pouco Visual?

♦ (Dia 21) 3 Chaves Para Ter Sucesso Como Escritor

FEVEREIRO 2013

♦ (Dia 1) Perguntas e Respostas (1)

MAIO 2013

♦ (Dia 1a) A Qualidade Nº1 dos Escritores de Sucesso

♦ (Dia 1b) Usando o CORTA PARA:

♦ (Dia 2) Erro no Uso de Transições

♦ (Dia 3) Como Usar Transições

♦ (Dia 4) Como Escrever Transições no Roteiro

♦ (Dia 5) Tudo Sobre Flashbacks

♦ (Dia 6) Vídeos Bacanas

♦ (Dia 20) 13 Citações de Stephen King sobre Escrever

JULHO 2013

♦ (Dia 15) Concurso de Roteiro da NETLABTV

♦ (Dia 18) Neil Gaiman – Discurso feito para os formandos da University of the Arts 2012

♦ (Dia 29) A Última Palavra: Aaron Sorkin

♦ (Dia 31) Aaron Sorkin Fala Sobre Escrita

AGOSTO 2013

♦ (Dia 8) Perguntas e Respostas com Aaron Sorkin

♦ (Dia 11) 10 Dicas de Roteiro de Billy Wilder

♦ (Dia 20) Publique Seu Livro

NOVEMBRO 2013

♦ (Dia 2) Citação de Charlie Kaufman
♦ (Dia 3) A importância de roteiros não produzidos e livros não publicados


ABRIL 2015

♦ (Dia 10) 5 Dicas de Escrita de Tana French
♦ (Dia 17) Autores de Terror: Como Assustar Seus Leitores
♦ (Dia 26) Escrevendo um Romance? 6 Técnicas de Narrativa Visual Para Pegar Emprestado do Cinema e da TV

MAIO 2015

♦ (Dia 2) Ponto de Vista: Como os Escritores Podem Dominar Este Crucial Elemento da História

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: