Dicas de Roteiro

21/01/2013

3 Chaves Para Ter Sucesso Como Escritor

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 11:00
Tags: , ,

Este artigo é de autoria do escritor, professor e consultor de roteiros Dave Trottier, e tirado do site Keep Writing:

Escritor trabalhando

ESCRITOR TRABALHANDO.

DE VERDADE.

Se você quiser ter sucesso como escritor, decida agora mesmo que vai agir para alcançar esse objetivo. As seguintes 3 chaves vão abrir a porta para esse objetivo – o seu sucesso em potencial. Apenas lembre-se, você tem que transpor essa porta, uma vez que ela esteja aberta.

1. Simplesmente diga não

Por que você não pensou nisso antes? Pare de assistir televisão, ou pelo menos reduza o seu tempo de TV pela metade. Pense em outras tarefas de fracos benefícios e que consomem tempo que possam ser reduzidas para dar lugar a mais tempo de escrita. Ao invés de esperar que grandes blocos de tempo apareçam magicamente, escreva quando breves momentos de tempo tornarem-se acessíveis. Não é isso o que você faz quando lê um romance emocionante? Você pega 15 minutos aqui e 30 minutos lá. Eu tenho um cliente que escreveu um roteiro inteiro em quatro meses, e nunca passou mais de 45 minutos numa sessão de escrita. Torne isto divertido! Afinal de contas, escrever é verdadeiramente a sua própria recompensa.

Estabeleça metas de escrita realistas no início de cada semana, e então arranje tempo para alcançá-las. Se a sua musa não desce voando de Parnaso, avance de qualquer maneira. Nas palavras de Stephen Crane, "Você não pode esperar pela inspiração; você tem que ir atrás dela com um tacape." Lembre-se, o sucesso vem uma página de cada vez. Decida agora atingir o seu potencial dado por Deus.

2. Dispense aquelas vozes negativas

Você sabe quais. "Você nunca vai ser nada na vida", e "Esta é a maior perda de tempo desde que Dole concorreu para presidente." Ignore aqueles comentários dos pais e dos amigos invejosos e substitua-os por "Eu vou escrever uma página de diálogos agora" ou alguma outra coisa que seja afirmativa. É verdade que você pode nunca ser William Goldman, mas ele também nunca será você. Avance através dos seus medos e veja-os se dissipar como a névoa da manhã antes do sol.

Dê a qualquer plano de perfeição um bom chute nas nádegas. O seu objetivo é a excelência, não a perfeição. Nenhum roteiro é perfeito. E se você não atingir o seu objetivo de escrita esta semana, não se preocupe. Você vai alcançar os objetivos da próxima semana.

3. Coloque à venda quando você estiver pronto

Não envie cartas de consulta antes que o roteiro esteja pronto. Eu recomendo que você faça o que os profissionais de outras áreas fazem – criam um plano de marketing. Você vai encontrar conselhos úteis e planilhas no livro The Screenwriter’s Bible. Prepare-se para alguma rejeição, mas seja agradavelmente persistente em seus esforços.

Mais importante ainda, limpe sua mente e se concentre. Aqueles que alcançam o sucesso, o fazem principalmente porque são persistentes. Sim, há um pouco de sorte (eu chamo isso de timing) envolvida, mas você não pode acertar um home run se estiver lá na toca assistindo dramas tristes na TV. Você tem que avançar até a base… e continuar balançando… er… escrevendo!

Baseball Bat Rollerball Pen

Boa escrita pra você hoje! =)

Anúncios

5 Comentários

  1. Eu não sei o que me deixa mais admirado os textos que você encontra ou as imagens para ilustrá-los.

    Comentário por Antunes — 21/01/2013 @ 11:34

    • Oi, Antunes!

      Pois é, eu fico cavucando imagens que possam ter algo a ver com o texto e às vezes me vem a inspiração para colocar as palavras certas no campo de pesquisa do Google Imagens. Neste caso, juntei caneta e taco de beisebol e deu nisso! Rsrs! A outra imagem, eu já tinha no meu arquivo de imagens, pois sempre que eu acho alguma coisa interessante que tenha a ver com escrita ou cinema eu salvo para usar quando surgir a oportunidade. Às vezes leva um tempão, mas sempre calha de alguma imagem encaixar perfeitamente num texto, por isso a impressão de que eu sou boa na escolha das imagens, mas na verdade eu sou só paciente!! Rsrs!

      Um abração, Antunes, e obrigadão pela sua companhia aqui no blog! Eu aprecio muito isso! =)
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 01/02/2013 @ 11:27

  2. Valéria… e também falta uma palavrinha mágica, sorte! Dai é que surge a resposta do porquê de existir escritores mediócres vendendo seus livros como se fosse chuchu em promoção, se tornando milionários da noite para o dia…!

    Comentário por Januária — 21/01/2013 @ 16:13

    • Oi, Januária! =)

      Pois é, esses fenômenos editoriais são um completo mistério pra mim. Eu acho que é como o autor mesmo disse, a sorte não deixa de ser um “timing”, ou seja, o escritor dar o roteiro/livro certo para a pessoa certa, na hora certa. Apesar do trabalho envolvido, acertar todas essas variáveis não deixa de ser uma sorte danada, não é mesmo?

      Um grande abraço, querida, e obrigadão pela visita, é sempre um enorme prazer!
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 01/02/2013 @ 11:32

  3. Estou escrevendo 4 livros ao mesmo tempo e um roteiro de um longa e um curta. Apresentei a parcial dos livros para uma editora que prontamente quer publica-los. O curta o diretor quer filmar, o longa tenho atores, diretor e produtores interessados. todos se fascinam com as sinopses, com os dialogos e as cenas. Mas tenho tdah, me recuso a tomar remedios. Sou feliz, não tenho depressão, insonia, variação de humor. Queria muito terminar meus projetos, mas primo pela minha serenidade e paz. Isto me atrapalha apenas em uma coisa… Money. Esta dispercividade me atrapalha de ganhar dinheiro e não ter inspiração. O que não tá escrito está tudo dentro do meu HD(mente), cada dialogo, cada cena, cada sequencia. Não tenho bloqueio de não ter inspiração, mas sim de por isto na tela do computador. O que posso fazer? alguma dica?

    Comentário por Divina loucura — 17/02/2013 @ 09:37


RSS feed for comments on this post.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: