Dicas de Roteiro

10/01/2013

História Primeiro, Personagens Depois

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 07:00
Tags: , , ,

O texto de hoje é do roteirista John August, e foi tirado do blog dele:

what's your story

Qual é a sua história?

Eu frequentemente me pego escrevendo metade de um roteiro e depois jogando-o na lixeira porque meus personagens perderam totalmente seu rumo. Como faço para me basear em meus personagens para me ajudarem, de forma que eles conduzam a história no rumo deles?

– Colin

No seu caso, eu lhe encorajaria a realmente descobrir o final de sua história antes de começar a escrever. Caso contrário, é muito fácil continuar a escrever cena após cena e acabar com personagens interessantes em uma confusão de história.

Uma armadilha que muitos escritores principiantes encontram – especialmente aqueles que já leram alguns dos livros mais famosos de roteiro – é tomar o truísmo "história impulsionada pelo personagem" literalmente demais. Sim, os filmes mais envolventes e de maior sucesso são aqueles em que os personagens parecem estar no controle de seu próprio destino, onde cada virada do enredo parece derivar de um elemento de sua personalidade.

Mas é ingênuo pensar que tudo que um escritor tem de fazer é criar personagens incríveis e vê-los ir trabalhar. A verdade é que grandes personagens são inúteis a não ser que os vejamos fazendo coisas interessantes – e criar essas coisas é o trabalho do roteirista. Não comece a escrever até que você saiba tanto quem são os seus personagens quanto o que eles vão fazer.

==================================================================

Boa escrita pra você hoje! =)

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: