Dicas de Roteiro

01/01/2013

Dica de Produtividade: Encontre a Sua Rotina

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 07:00
Tags: ,

O artigo de hoje é de Amy Suto, e foi tirado do site Page85.com:

rotina(1)

Qual é um dos fatores mais importantes que influenciam o que você escreve em qualquer dia?

Resposta: o modo como você se prepara para uma sessão de escrita. Tudo o que você faz até o momento em que você se senta por algumas horas para escrever influencia os tipos de coisas que aparecem na página. A sua rotina é importante, não só porque ajuda as associações de sugestão mental com a criatividade, mas também porque pode afetar a qualidade do seu trabalho.

Que tipo de hábitos e rotinas que você tem em ordem, se tiver algum? Aqui estão quatro dicas para apimentar a sua rotina de escrita:

  1. Explore as manchetes de notícias. E não apenas as manchetes dos EUA [N.T.: do Brasil, no nosso caso] – algumas das histórias de atualidades mais interessantes podem ser encontradas em sites de notícias de outros países. Se a sua história se passa em outro país, você pode usar notícias estrangeiras para ajudar a tornar o seu mundo mais rico e mais específico.
  2. Esboce a sua cena atual. É tentador somente sentar e começar a digitar qualquer cena na qual você esteja trabalhando, mas ao planejar os detalhes específicos de sua cena antes de escrevê-la, você pode ser capaz de criar uma forma de acrescentar mais tensão e conflito antes mesmo de começar, e isso ajuda a evitar o bloqueio de escritor. Preparar uma lista rápida de cinco coisas que não aconteceriam na sua história também é uma ótima maneira de fazer um brainstorm de maneiras de surpreender os seus leitores.
  3. Faça o ponto B ser drasticamente diferente do ponto A. Crie o final antecipadamente. Se você sabe que um personagem vai ficar sobre outro com uma faca ensanguentada, isso acrescenta subtexto e tensão instantâneos para o início da cena em que ela está cortando vegetais com essa mesma faca afiada. Crie reviravoltas surpreendentes, e então trabalhe de trás para frente.
  4. Encontre fotos do seu cenário. Isso pode ajudar a informar como os seus personagens interagem com o ambiente. Se você encontrar fotos da casa ou do local de trabalho do seu personagem no Google Imagens, você pode encontrar alguns ótimos adereços e modos criativos para trabalhar em cenas de luta, digamos, em uma fábrica de processamento de carne.

Vá escrever!

rotinadiaria2

UMA EXCELENTE ESCRITA PRA VOCÊ EM 2013!! =)

Anúncios

1 Comentário

  1. Uma grande felicidade foi abrir hoje a minha caixa eletrônica e ver emails seus. Comecei 2013 com o pé direito!

    Comentário por Antunes — 01/01/2013 @ 14:05


RSS feed for comments on this post.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: