Dicas de Roteiro

19/09/2012

22 Maneiras de Aprender e Melhorar a Sua Escrita de Roteiros

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:00
Tags: ,

O artigo de hoje é do escritor e produtor Hal Croasmun e foi tirado do site Movieoutline:

teclas máquina de escrever

Quer você esteja tentando ganhar concursos ou vender o seu roteiro, é importante que você tire proveito de todas as oportunidades que puder para aumentar as suas chances de sucesso.

Algumas pessoas estimam as chances de um bom roteirista vender um roteiro de serem aproximadamente de 1 em 5.000.

E se você pudesse cortar isso pela metade com apenas uma ação? Agora, você está em 1 em 2.500.

Então, e se você pudesse cortar isso por 1/5 tomando uma série de ações? Agora, você está em 1 em 500. E se você continuar nesse caminho, mais cedo ou mais tarde, você vai chegar a 1 em 10 ou até mesmo 1 em 2.

Se você não acredita nisso, deixe-me perguntar-lhe isto: Quais são as chances de Charlie Kaufman vender outro roteiro?

Ele escreveu Quero Ser John Malkovich, Adaptação e outros roteiros. Você diria que as chances dele de vender outro roteiro são muito altas? Você ficaria chocado ao ouvir que ele vendeu outro roteiro nos próximos seis meses? Eu duvido.

Mas se você tivesse conhecido Charlie Kaufman quando ele começou a escrever, você não diria que ele estava bem lá com as chances de 1 em 5.000 contra ele?

Meu ponto é este: Todo mundo começa com as chances de 1 em 5.000 e cabe a nós mudá-las até que estejam a nosso favor. Mudar essas probabilidades é apenas uma questão de melhorar constantemente e de aproveitar as oportunidades que vêm até nós.

Abaixo estão 22 maneiras de melhorar o seu roteiro. Eu comecei com as mais óbvias e desenvolvi algumas ideias que são fora do comum.

Eu apresento esta lista para que você sempre tenha uma maneira de melhorar o seu roteiro, mesmo se você estiver preso em seu quarto sozinho, sem dinheiro e sem contatos.

  1. Escreva todos os dias.
  2. Leia roteiros produzidos e procure aqueles que se deram bem. Leia para uma concurso e veja a diferença entre os vencedores e os que não chegaram lá.
  3. Faça um curso de roteiro.
  4. Consiga feedback da sua escrita.
  5. Critique os roteiros de outros escritores.
  6. Junte-se a um grupo de roteiristas.
  7. Pegue o seu roteiro favorito e transcreva-o, percebendo as escolhas feitas pelo escritor.
  8. Selecione uma técnica para aperfeiçoar e utilize-a em uma ou mais cenas.
  9. Escreva a mesma cena de forma completamente diferente – Reverta uma cena ou personagem.
    – Aumente os riscos
    – Mude o que prevalece na cena
    – Use uma reviravolta para alterar o fim da cena
    – Coloque os personagens em uma posição pior
  10. Peça para outro escritor escrever uma de suas cenas de uma maneira completamente diferente.
  11. Leve um personagem a um extremo para ver que outras possibilidades estão disponíveis.
  12. Pegue uma linha de diálogo ou descrição e reescreva-a de 10 maneiras diferentes ou mais.
  13. Alongue-se: Dê ao seu personagem um problema insolúvel e depois resolva-o.
  14. Escolha uma cena de um filme que você goste e escreva-a. Depois de a ter concluído, leia o roteiro do escritor em relação àquela cena e veja como ele ou ela a escreveu de forma diferente.
  15. Assista a um filme, parando-o no final de cada cena. Anote o que aconteceu na cena, como os personagens mudaram, quais foram os começos e fins das tomadas, e qual foi a parte mais interessante da cena.
  16. Pegue a sua melhor ideia e sobrepuje-a de alguma forma! Às vezes, isso não tem a ver com a escrita. Tem a ver com o pensamento e as descobertas e se acostumar a criar ideias novas. Force-se a sobrepujar as suas melhores ideias regularmente e, em breve, você terá as melhores ideias de Hollywood.
  17. Descubra o que um produtor ou leitor deseja em um roteiro. Isto pode mudar dramaticamente as suas chances. Pode poupá-lo de escrever algo que não tem nenhuma chance de sucesso.
  18. Faça um curso de teatro.
  19. Faça uma leitura do roteiro com atores.
  20. Rode um curta em vídeo digital. Quem já fez isso, teve a experiência de ver atores trazem seu roteiro à vida. Até você fazer isso, não pode imaginar a quantidade de orgulho e embaraço que você vai experimentar. Mas dirigir até mesmo uma cena irá mudar a forma como você escreve.
  21. Dê a si mesmo permissão de escrever a partir do seu coração, sem se conter.
  22. Decida que você vai melhorar constantemente a sua escrita até que você seja um dos melhores roteiristas que há.

Aí está você. 22 maneiras de mudar as chances de seu sucesso. Muitas dos quais nem sequer exigem que você deixe o seu computador. Se você estiver levando a escrita a sério, eu não deixaria passar um dia sem fazer pelo menos uma das opções acima.

Uma melhoria de 1% a cada dia é uma melhora de 365% durante o próximo ano. Continue fazendo isso e, mais cedo ou mais tarde, você vai estar na liga de Charlie Kaufman – fechando aqueles negócios de sete dígitos.

Banho de dinheiro

Boa escrita pra você hoje! =)

Anúncios

1 Comentário

  1. O que eu gosto mais delas é que elas são tão objetivas e simples que dá para colocá-las em prática mesmo na correria do dia a dia!

    Amei como sempre!!

    Beijos!! 😀

    Comentário por Marcia Fr. — 03/11/2012 @ 19:06


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: