Dicas de Roteiro

01/04/2012

Definição de McGuffin e Set-Piece

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:01
Tags: ,

Este texto serve como nota de rodapé de nosso post anterior. Ele foi escrito pelo roteirista John August, e tirado de seu site:

Enquanto estava arrumando o Glossário ontem, eu adicionei duas novas definições solicitadas:

McGUFFIN

Frequentemente associado a Hitchcock, o PageWise tem uma boa definição: Um dispositivo ou elemento da trama que chama a atenção do espectador, ou dirige a trama. Em geral, é algo com que todo personagem está preocupado. O McGuffin é, essencialmente, algo em torno do qual a história toda é construída e, ainda assim, não tem nenhuma relevância real. Ou seja, é sobre o que o filme diz que se trata, mesmo que ele realmente não seja. No primeiro As Panteras, o McGuffin era um programa de identificação de voz roubado; no segundo, era uma Lista Federal de Proteção de Testemunhas. Em ambos os casos, a verdadeira motivação do vilão era a ganância e a vingança. Nas primeiras versões de As Panteras Detonando, as panteras tinham que recuperar um frasco brilhante rotulado de "Indústrias McGuffin".

SET-PIECE

Uma cena ou sequência com riscos que se intensificam e gastos de produção apropriados para o gênero. Por exemplo, em um filme de ação, uma set-piece pode ser uma perseguição de helicóptero em meio a arranha-céus. Em um musical, uma set-piece pode ser um número de dança sobre patins. Em uma comédia high-concept, uma set-piece pode encontrar o herói claustrofóbico dentro de um ônibus cada vez mais lotado, até que ele não consegue aguentar mais. Feitas corretamente, set-pieces são momentos que você lembra semanas depois de ver um filme.

I_am_by_nitro_killer

Boa escrita para você hoje! B-)

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: