Dicas de Roteiro

31/03/2012

Site Escreva Seu Livro

Filed under: Livro — valeriaolivetti @ 08:00
Tags:

Me indicaram por e-mail este fantástico site que dá dicas sobre o mercado editorial brasileiro: http://www.escrevaseulivro.com.br/escreva/ 

As informações também estão num livro, de mesmo título, escrito por Laura Bacellar e publicado pela editora Mercuryo. Clique na capa abaixo para comprá-lo pelo site.

Escreva Seu Livro

Ótima escrita pra você hoje! =)

Anúncios

7 Comentários

  1. Esse site é bem legal… Mas ele tem algumas dicas que discordo, tipo a de que você só deve escrever sobre algo que já tenha visto, vivido e etc… Acho isso errado… Mas tudo bem o site é bom mesmo, principalmente para tirar dúvidas do mercado editorial, que muitos autores ainda desconhecem e não sabem como agir quando se deparam com esse momento de publicar seu livro… Mas ainda prefiro seu blog (sem querer puchar saco hehe), o do Alexandre Lobão e a Quadrinize… São os que mais me auxíliaram até agora…

    Atenciosamente Lucas Luciano

    Comentário por Lucas Luciano — 31/03/2012 @ 11:33

    • Eu concordo com você, sobre escrever apenas o que nós conhecemos e vivemos, acho que para a escrita fluir (pelo menos no meu caso) deve-se escrever sobre aquilo que te interessa. Óbvio que a pesquisa é essencial e que quanto mais você puder aprender sobre o assunto melhor, mas sinceramente eu duvido que os grandes escritores viram ou vivenciaram diretamente tudo o que descreveram.

      Faz alguns anos que, na ocasião da morte de um escritor americano (Cujo o nome não lembro e desde então venho tentando descobrir quem é), vi uma reportagem sobre ele, uma vez ele veio ao Brasil e passou alguns poucos dias aqui, o lugar chamou sua atenção e quando voltou pra casa ele escreveu um livro cujo a história se passava aqui, impressionados com a quantidade de detalhes precisos que ele colocava sobre a vida do brasileiro, perguntaram a ele como podia saber tanta coisa sobre o país tendo passado tão pouco tempo aqui e ele respondeu “Eu só imaginei”.

      Comentário por André — 31/03/2012 @ 16:36

      • No próprio site, inclusive, tem as dicas do Kurt Vonnegut, que começa dizendo “Escolha um assunto sobre o qual você se importe.”

        Comentário por André — 31/03/2012 @ 16:44

  2. O site é muito bom, não conhecia ainda.

    Obrigado pela dica.

    Comentário por André — 31/03/2012 @ 16:35

  3. Oi, Lucas Luciano e André! 😀

    Lucas, muito obrigada pela preferência, fico super feliz de estar ajudando no seu trabalho. Eu não conhecia esses dois sites que você citou, e gostei muito deles também, tanto que já os adicionei aos favoritos do blog. 😉

    André, não há de quê, me alegra saber que você gostou do site. =)

    Eu gostei muito do site Escreva Seu Livro principalmente por causa das dicas do mercado editorial, é muito raro a gente ficar sabendo desses detalhes dos bastidores do ramo.

    Quanto a escrever o que se sabe, eu também acho que a gente deve escrever o que gosta e fazer muita pesquisa para realizar um bom trabalho, mas eu entendo o motivo deste conselho: muitos escritores iniciantes escolhem temas espinhosos demais para seus primeiros romances, e acabam desistindo no meio por causa das dificuldades. Eles acabam sem NUNCA terminar um livro, o que é uma grande pena.

    Não há problema algum em se escrever um romance que se desenrole no Egito antigo, ou no Japão imperial, na Idade Média europeia, ou na Coreia do Norte atual, ou no Afeganistão, mas se o autor não sabe absolutamente nada sobre esses lugares e culturas, dificilmente fará uma boa obra, o público perceberá se ele fez uma pesquisa extensiva (e intensiva) sobre o assunto, ou está apenas chutando qualquer coisa, como se a história se passasse no Brasil, com a mentalidade que temos aqui e agora.

    Do mesmo modo, um adolescente escrever sobre os percalços da terceira idade, ou uma menina escrevendo sobre as dificuldades de ser um menino (e vice-versa), podem ser desafios legais, mas exigem a tal da pesquisa. Pesquisa psicológica, cultural, social, histórica e geográfica (se for o caso), tudo isso leva bastante tempo e exige muito esforço. Escrever um primeiro livro já é um esforço hercúleo, portanto é bom não complicar, para não desistirmos e acabarmos desperdiçando nosso talento por causa disso.

    Por este motivo, eu acredito que esse conselho seja válido, para que o autor ou autora possa, antes de tudo, se certificar de que consegue contar uma boa história, baseando-se no que conhece e com o qual está confortável, para só então, após um (ou vários) sucesso, expandir esse leque para assuntos mais desafiantes.

    Obrigadão pela visita, um grande abraço e uma ótima semana pra vocês! =)
    Valéria Olivetti

    Comentário por valeriaolivetti — 01/04/2012 @ 09:08

  4. Como o livro está disponível na WEB no formato e-book Laura Bacellar sistematiza através de esquemas a possiblidade de ficcionar. O livro é diagramado e disposto. Muito brilhante da parte da autora. Comenta os modos americanos da criação literária. O Best-sellers. No e-mail contém um curta-metragem em animação fantástico. Bastante sugestivo do que seja a fantasia referente ao livro. Irei estudar o que o site oferece. Depois.

    Comentário por Marcos Silva Oliveira — 02/04/2012 @ 16:43

    • Olá, Marcos!

      Eu não tenho o livro ainda, mas li alguns artigos do site e achei muito interessantes, dá até um ânimo de publicar um livro logo! Rsrs! :mrgreen: Quanto ao curta, ele é tão lindo que ganhou o Oscar! Uma poesia em forma de curta.

      Vou comprar o livro físico e destrinchá-lo também, acho que vale a pena.

      Um abração, Marcos, obrigada pela visita! =)
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 05/04/2012 @ 11:15


RSS feed for comments on this post.

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: