Dicas de Roteiro

09/03/2012

Filmes em 3D perdem a força na batalha por bilheteria

Filed under: Direção,Produção — valeriaolivetti @ 13:31
Tags: , ,

Saiu essa matéria no jornal O Globo de hoje, vale a pena dar uma lida: http://oglobo.globo.com/cultura/filmes-em-3d-perdem-forca-na-batalha-por-bilheteria-4261569

A história se repete, como nos anos 1950, este novo 3D, pelo jeito, também está sendo apenas uma febre passageira.

cinema-3d(1)

Anúncios

4 Comentários

  1. Eu não concordo que o 3D seja apenas uma febre passageira, espero que não. O 3D cria tantas possibilidades bacanas e inéditas, assistir As Aventuras de Tintin, Como Treinar Seu Dragão e Avatar em 3D, por exemplo, é uma ótima experiência, porque esses filmes souberam usar o 3D, eles foram feitos para serem exibidos em 3D.

    O grande problema tem sido a forma como os estudios estão usando-o. Eles perceberam o quanto isso é lucrativo e começaram a simplesmente converter qualquer blockbuster filmado com outras técnicas para 3D. Não funciona, você sai do cinema se perguntando “Afinal, quem foi o idiota que achou que tinha algo pra ser visto em 3d ai?”.

    O ingresso é mais caro, assistir a maioria dos filmes em 3D é jogar dinheiro fora, era óbvio que com o tempo ia se degastar. Hollywood está queimando a própria galinha dos ovos de ouro por não saber explorar direito as novas tecnologias que tem em mãos.

    Se tem um lado bom nisso, é a possibilidade de pararem de tentar enganar o publico. Se um filme foi feito em 2D, que seja exibido em 2D. Deixem o 3D pra filmes que realmente DEVEM ser assistidos em 3D.

    Comentário por André — 17/03/2012 @ 03:01

    • Oi, André!

      Eu concordo que o 3D seja uma ideia maravilhosa, apenas não acho que esta tecnologia atual seja a ideal. Principalmente pelo fato de necessitar de óculos e de termos que ler legendas. Em menos de uma década todos os cinemas deverão ter migrado para o formato digital. Atualmente, no Japão, os pesquisadores estão desenvolvendo televisores 3D que não necessitem de óculos. Bem, em alguns anos, com todos os cinemas já digitais, será possível (principalmente se os custos baratearem) trocar a projeção de luz numa tela por gigantescos televisores digitais em 3D, sem óculos, tendo uma experiência cinematográfica com a mais alta tecnologia e a mais alta definição de imagem criada pelo Homem.

      Atualmente, o pessoal anda ressuscitando o “cinema sensorial” (ideia que também tentaram aplicar nos cinemas na década de 1950, e não deu certo), o chamado 4D. Na Coréia andam fazendo testes, veja: http://delfos.jor.br/conteudos/index_interna.php?id=6218&id_secao=1&id_subsecao=1

      O problema é que ele também precisa de óculos para fazer “cosquinhas” no cérebro do espectador (o que isso pode causar na gente, ainda não se sabe, e eu não ponho a minha mão no fogo pela segurança desse troço). O que eu acredito é que, com a rápida evolução tecnológica nesta área, não demorará muito para resolverem essa questão dos óculos. Resta saber como é que o pessoal que depende de legendas vai ficar, já que esta não é bem a prioridade de Hollywood. Ler legendas num gigantesco televisor 3D talvez seja um desafio. Ou não, espero que os japoneses pensem nisso e resolvam essa equação!

      E também espero que Hollywood não acabe botando tudo a perder, como você bem disse, matando a própria galinha dos ovos de ouro. Para eles deve ser difícil controlar a vontade de extrair o máximo de dinheiro possível enquanto podem, pois nunca se sabe se esta será mais uma febre passageira, não é mesmo?

      Um grande abraço, André, obrigadão pela visita e pela mensagem! =)
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 19/03/2012 @ 10:14

  2. Oi gente!

    Meu nome é Ana Luiza. Comecei a desenvolver um roteiro de época, um romance que se passa na Inglaterra do século XVIII. Porém, estou sem tempo para dar continuidade a história. Caso alguém se interessar em dar continuidade à idéia, favor entrar em contato comigo. Meu e-mail é < < analuizaanjo7@gmail.com

    Abraços!!!

    P.S.: Obrigada pela dica Valéria!

    Comentário por Ana Luiza — 21/03/2012 @ 11:18

    • De nada, Ana Luiza! Eu espero que você consiga encontrar bons parceiros de escrita! =)

      Comentário por valeriaolivetti — 23/03/2012 @ 09:06


RSS feed for comments on this post.

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: