Dicas de Roteiro

20/02/2012

A Estrutura de História de Dan Harmon – Parte 3

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:00
Tags: , ,

Esta é mais uma parte da fórmula desenvolvida pelo roteirista Dan Harmon para escrever histórias, tirada do site Channel 101 Wiki:

SS103

Estrutura de História 3: Vamos simplificar Antes de Seguir em Frente

Aqui estão aqueles passos do tutorial 1 novamente, resumidos ao mínimo indispensável que eu consigo, ainda falando português:

  1. Quando você
  2. tem uma necessidade,
  3. você vai a algum lugar,
  4. procura por isso,
  5. encontra-o,
  6. pega-o,
  7. então retorna
  8. e muda as coisas.

Menos foco no português, mais na importância:

  1. Você
  2. Necessidade
  3. Ir
  4. Procurar
  5. Encontrar
  6. Pegar
  7. Retornar
  8. MUDAR

Soa como um homem das cavernas dando-lhe uma ordem. É isso o que é. Por trás (e abaixo) do seu prosencéfalo criador de cultura, há um cérebro de macaco mais antigo e mais simples, com muito menos a dizer e uma voz muito mais alta. Uma das poucas coisas que ele está lhe dizendo, várias e várias vezes, é que você precisa ir procurar, encontrar, pegar e retornar com a mudança. Por quê? Porque é assim que o animal humano tem evitado ser extinto, é como as sociedades humanas evitam entrar em colapso, e como você evita entrar num McDonald’s com uma metralhadora.

Se você fosse contratado para escrever um roteiro para uma raça de aranhas super-evoluídas, você poderia achar que elas preferem um modelo mais linear. Na versão aranha de João e o Pé de Feijão, João poderia construir o seu próprio pé de feijão, encontrar um sanduíche no topo dele, comer um pouco e poupar o resto para mais tarde. Fim. Isso não é muito inspirador para nós. Nós gostamos de nos colocar em alguns círculos. Nós gostamos dos grandes, nós gostamos dos pequenos, e, dada a escolha, vamos preferir a bosta de um do que a falta de um, mas, a menos que você esteja escrevendo para outras espécies, você será recompensado por manter as coisas bastante redondas.

João escala o pé de feijão, João encontra algumas coisas legais, João as rouba, desce correndo de volta, e as dá para a sua mãe.

Precisamos ir procurar – Precisamos obter fogo, precisamos de uma boa mulher, precisamos aterrissar na lua – mas, mais importante ainda, precisamos RETORNAR, e precisamos MUDAR, porque nós somos uma comunidade, e se os nossos heróis apenas subissem no pé de feijão e nunca descessem, não teríamos sobrevivido à nossa primeira era do gelo.

Eu sei que você ainda não acredita que isso tenha algo a ver com o episódio de cinco minutos de "Laser Fart". Aguente aí. A parte boa vem a seguir.

Jack_Gustaffson

Boa escrita pra você! =)

Anúncios

6 Comentários

  1. “Eu sei que você ainda não acredita que isso tenha algo a ver com o episódio de cinco minutos de “Laser Fart”. Aguente aí. A parte boa vem a seguir.”
    Ok… Isso foi maldade ashashahash…

    Estou gostando desses posts da estrutura da história… Estão me dando várias ideias… Gostei da maneira que o autor escreve ele fala da vida de uma maneira interessante… O post anterior me passou isso ainda mais… É meio maluco, mas te faz pensar O.o

    Comentário por Lucas Luciano — 20/02/2012 @ 16:15

    • Oi, Lucas Luciano! 😀

      Esse Dan Harmon parece ser um cara bem legal, né, e ele fez uma fórmula de escrita bem simples, isso é bem interessante. A parte 4 deveria sair agora há pouco, mas como ela é bem maior que as outras, está um pouco atrasada, mas estou trabalhando nisso. Então aguarde mais um pouquinho que logo logo a tortura acaba! Rsrs! :mrgreen:

      Um abração, Lucas, e obrigada pela visita! =)
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 21/02/2012 @ 08:14

  2. Legal pessoas como vc disposta ajudar as pessoas, dentro de
    um ramo de atividade, que se bobiar passam as pernas.
    Parabém.
    Eu to com dois filmes escritos com roteiros prontos e uma mini série de 13 capitulos
    tambem com roteiro pronto.
    Par chegar a conclusão desses trabalhos eu tive que ler o livro
    do roterista de TV E Cinema FLAVIO DE CAMPOS.
    Aprendi muito.
    Eu to afim de vender esses Roteiros Qual a dica que vc me dar.

    Comentário por armando carlos — 20/02/2012 @ 20:17

  3. E aê,beleza?É que eu queria pedir que você mostrasse como vender sua série de tv,tanto em forma de roteiro normal,como em HQ,valeu aê!!

    Comentário por Lucas Alencar — 21/02/2012 @ 02:05

    • Oi, Lucas, como vai? Por aqui tá tudo beleza! 😀

      Para vender a sua série de TV, dê uma olhada nos posts acima, que eu indiquei ao Armando. Isso para você enviar o roteiro da série, mas para HQ, eu realmente não saberia dizer. Nunca vi ninguém enviar uma HQ no lugar de um roteiro para virar série (você poderia mandar os dois, mas só a HQ, eu acharia estranho), a não ser que você deseje vender a ideia de sua HQ para virar série, aí são outros quinhentos, você tem que fazer uma abordagem diferente.

      Pessoalmente, eu não sou especializada em quadrinhos, mas você pode dar uma olhada no site Roteiros de quadrinhos, eles talvez tenham alguma dica pra você lá: http://roteiroquadrinhos.blogspot.com/

      Um abraço, Lucas, boa sorte e muito sucesso pra você! =)
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 21/02/2012 @ 09:28


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: