Dicas de Roteiro

16/02/2012

A Estrutura de História de Dan Harmon – Parte 1

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:00
Tags: , ,

Olá! Como prometi mês passado, de hoje em diante teremos esta série que explica em detalhes a estrutura desenvolvida por Dan Harmon para escrever histórias. Esta série de artigos foi tirada do site Channel 101 Wiki, que é derivado do site Channel 101, criado por Harmon juntamente com seu parceiro de escrita, Rob Schrab.

Estrutura de História 1: Merda Super Básica

Contar histórias é natural para os seres humanos, mas uma vez que vivemos em um mundo não-natural, às vezes precisamos de uma ajudinha para fazer o que nós naturalmente faríamos.

Desenhe um círculo e divida-o verticalmente ao meio.

Divida o círculo novamente na horizontal.

Começando a partir da posição 12 do relógio e indo no sentido horário, numere os 4 pontos onde as linhas atravessam o círculo: 1, 3, 5 e 7.

Numere as quartas-partes como 2, 4, 6 e 8.

Aqui vamos nós, sem revisão:

  1. Um personagem está em uma zona de conforto,
  2. Mas ele quer alguma coisa.
  3. Ele entra em uma situação estranha,
  4. Se adapta a ela,
  5. Consegue o que queria,
  6. Paga um preço alto por isso,
  7. E então retorna à sua situação familiar,
  8. Tendo mudado.

Comece a pensar no máximo de seus filmes favoritos que você puder, e veja se eles se encaixam neste padrão. Agora pense em suas anedotas de festa preferidas, seus sonhos mais vívidos, contos de fadas, e ouça uma canção popular (a música, não necessariamente as letras). Acostume-se à ideia de que as histórias seguem esse padrão de descida e retorno, de mergulho e subida. Desmistifique-o. Veja-o todos os lugares. Perceba que ele está programado em seu sistema nervoso, e confie que, em um vácuo, criado por lobos, suas histórias seguiriam este padrão.

Vou falar mais detalhadamente sobre esse padrão em tutoriais posteriores.

Criado por lobos

Boa escrita pra você hoje! %-)

Anúncios

4 Comentários

  1. Antes eu escrevia tudo direto, me jogava e ia botando as ideias no texto, sem planejamento algum…. Er…. Merda… Nunca mais faço isso, encaixar seus textos nessas estruturas, fazer resumos, resumir as características e objetivos dos seus personagens… Todas essas coisas, facilitam muito a nossa vida de escritor… Antes, escrevendo direto eu tinha dezesseis páginas mais ou menos do meu livro… Hoje eu planejei, reescrevi tudo, inclusive essas dezesseis páginas… E agora já tenho 100 páginas escritas… Sinceramente é mil vezes melhor planejar!
    Vou confessar que eu não entendi a tirinha… O.o ela é meio sem sentido, mas vai saber né hehehe…

    Atenciosamente Lucas Luciano

    Comentário por Lucas Luciano — 16/02/2012 @ 18:29

    • Oi, Lucas! 😀

      Puxa, fiquei emocionada com o que você disse. Isso é demais!!! Fiquei super feliz por essa reviravolta incrível na sua vida de escritor. Impressionante.

      Ah, e quanto à tirinha, eu sei que quando a gente explica uma piada, ela acaba perdendo a graça (principalmente eu, que sou péssima nisso! Rsrs! – Já peço desculpas antecipadamente!), mas vamos lá: o carinha de roupa cor de abóbora pediu desculpas pelo amigo, e pareceu que ele estava se referindo ao cara que estava cheirando a buzanfa do outro (um comportamento esperado de alguém criado por lobos), mas na verdade ele estava se referindo ao de barba — o tal “cheirador”, ele nem conhecia! E o de amarelo deixou ele cheirar seu traseiro porque entendeu errado! :mrgreen:

      Um abração, Lucas! Um excelente carnaval pra você e sua família! ^.^
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 17/02/2012 @ 12:09

  2. AHHHHH KKKKK… Entendi! Nossa fui meio burraldo agora… ashsahas, não se preocupe, com sua explicação eu consegui rir muito dessa tira! hehe

    Comentário por Lucas Luciano — 20/02/2012 @ 17:40

    • Que bom que você gostou, Lucas! :mrgreen: Ah, e não diga que você foi burraldo, afinal de contas, que atire (em nós!) a primeira pedra quem nunca ficou boiando numa piada ou outra, na vida! Como isso é mais do que comum, então burraldos somos todos nós! 😆 :mrgreen: 😉

      Comentário por valeriaolivetti — 21/02/2012 @ 08:08


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: