Dicas de Roteiro

11/02/2012

Onde a Minha História Se Encaixa – na TV ou na Tela Grande?

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:00
Tags: , , ,

Este texto é de autoria de Larry Brody e foi tirado do site da Writers Store:

filme

Patrick O. pergunta: Como eu saberei se a minha ideia de roteiro é mais adequada para a televisão, o cinema independente ou um grande estúdio? Eu já vi análises dizendo que uma ideia pode ser adequada para um MOW [N.T.: Movie of the Week = “Filme da Semana”; longa produzido diretamente para a TV], mas como um escritor sabe disto de antemão? Para quem eu a apresento?

Patrick X. O., Hollywood, FL

Larry Brody responde: Eu conheço um pouco de TV após 30 anos trabalhando nela, e tudo se resume a isto: Filmes televisivos são mais guiados pelo conteúdo do que os filmes cinematográficos. De muitas formas, eles são mais adultos – apesar dos temas adultos poderem acabar sendo diluídos. Como regra geral, se a sua ideia de roteiro for sobre uma questão moral, ética ou legal palpitante, então é uma boa ideia para a TV. Se for de ação, aventura, comédia, ou muito específica – esta pessoa em particular com esta coisa específica acontecendo em sua vida – provavelmente é melhor para o cinema.

Quanto a apresentar ideias para MOWs, isso é muito difícil para um escritor novato. As redes de TV têm listas de escritores de MOWs aceitáveis, que, é claro, são escritores que já trabalharam para eles antes. As chances são de que mesmo que você consiga uma reunião para apresentar a história, como escritor novato você vai acabar sendo cortado dela, com um dos “garotos ou garotas de ouro” obtendo a oportunidade de escrever o roteiro. O modo de contornar isso é fazendo a mesma coisa que você faria com os longas de cinema – escreva o roteiro e tente vendê-lo. Apesar da TV ser primariamente um ramo de desenvolvimento, cada vez mais redes de televisão, especialmente canais de TV a cabo, estão dispostas a comprar roteiros de MOW. Na maior parte das vezes, no entanto, elas vão comprá-los de companhias produtoras com quem fazem negócios, de modo que o seu próximo passo após escrever não é enviá-lo diretamente para a rede de TV, mas atrair o interesse de uma companhia produtora quente, e conseguir que eles comprem a opção do seu trabalho e o vendam para você.

television

Boa escrita pra você!

Anúncios

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: