Dicas de Roteiro

10/02/2012

Scott Myers – Como Eu Escrevo Um Roteiro (Parte 10)

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:00
Tags: ,

Chegamos à última parte desta série escrita pelo roteirista Scott Myers e tirada do site Go Into The Story:

The End

PARTE 10: A TERCEIRA VERSÃO

Esta é a parte mais divertida do processo. Eu simplesmente adoro imprimir uma cópia nova do roteiro, ruidosamente acomodado em minha poltrona de leitura, caneta Pentel Rolling Writer em mão, e apenas ficar sentado com minha história. Eu marco bem aquela versão – página após página após página. Eu desenvolvi o meu próprio sistema de códigos:

OP – “Outra palavra”

OL – “Outra linha”

VM – “Verbo melhor”

ME – “Muito exagerado”

MNC – “Muito na cara”

UMI – “Uma merda imbecil”

Também há descrições e diálogos com grandes Xs atravessando-os – como para “cortar isto fora”. Eu terei linhas que seguem de uma página para a seguinte, o que me diz para mover esta cena à frente daquela outra. Eu terei todos os tipos de observações nas margens sobre transições, imagens visuais e coisas do tipo.

Então eu repasso o roteiro todo e faço as mudanças. Eu faço este mesmo processo várias vezes, cada uma delas aperfeiçoando a versão.

Conforme ele está próximo de ser terminado, eu fico verdadeiramente exigente. Por exemplo, eu destacarei todos os verbos e arranjarei verbos melhores e mais ativos. Eu imprimirei todo o lado do diálogo de cada personagem, e então o lerei do começo ao fim para certificar-me de estar acertando a sua voz. E eu estou constantemente cortando as descrições, cortando os diálogos. Eu posso ser muito detalhista quanto a isto, já que eu realmente quero que cada página seja linda, agradável aos olhos, uma leitura limpa.

E então, uma impressão final, onde eu leio o roteiro todo em voz alta. Cada palavra. É incrível como ouvir as suas palavras pode expô-las de uma forma totalmente nova. Conforme leio, eu escrevo as mudanças na cópia impressa do roteiro. Então é a última edição. Salvar. Imprimir.

A última coisa que eu faço é um ritual bobo. Eu fico de pé ao lado da impressora enquanto ela cospe as páginas do meu roteiro. Logo que a impressão está pronta, eu imediatamente pego as folhas. Eu sinto o calor do papel, saído fresquinho da impressora. Eu sinto o peso das folhas em minhas mãos. E então eu as cheiro. É isso mesmo, eu cheiro o roteiro. Eu já cheirei muitas coisas na minha vida, mas talvez não haja nada mais satisfatório do que respirar fundo o aroma de um roteiro terminado.

E é assim que eu escrevo um roteiro.

Roteiro recém-saído da impressora

Boa escrita pra você hoje! Ö¿Ö¬

Anúncios

8 Comentários

  1. Muito bom,
    Essa foi a melhor série, me da cada vez mais vontade de escrever.
    Parabéns pelo Blog, não passo um dia sem entrar.

    Comentário por Ronan Souza — 10/02/2012 @ 09:20

    • Oi, Ronan!

      Que bom que você gostou, e fico muito feliz mesmo de ter você como meu companheiro diário aqui! 😀 Isso é que me dá força e motivação para continuar e melhorar sempre. Valeu pelo apoio, espero que você goste das próximas séries também! :mrgreen:

      Um abração e uma ótima semana pra você, Ronan! =)
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 13/02/2012 @ 09:22

  2. No meu caso, que comecei recentemente, coisa de um ano, a escrever quadrinhos, eu faço exatamente o que este roteirista faz no final: ficar esperando (e pegando cuidadosamente folha por folha) a impressora fazer seu trabalho para logo depois começar a cheirar as folhas!
    Comecei na escrita depois de ler uma revista em quadrinhos em 2010, aos 26 anos e a cada dia minha paixão pela escrita aumenta mais e mais, como se isso já fizesse parte de mim desde o meu nascimento! Pra terminar (pois isso é um comentário e não um jornal), eu gostaria de agradecer por tudo que você (Valeria Olivetti) tem feito para conceder de graça, conhecimentos que realmente não tem preço! Um abraço e (copiando a frase de “alguém”) BOA ESCRITA PRA VOCÊ HOJE!

    Comentário por Alves Filho — 10/02/2012 @ 10:13

    • Oi, Alves!

      Sabe, eu tenho que confessar, um roteiro quentinho recém-saído da impressora é mesmo irresistível. Dá vontade de cheirar, apalpar, ficar olhando para ele com os olhos brilhando e cara de abestado, tudo vale! O importante é que ele está ali, prontinho, uma prova palpável de que conseguimos ir até o fim de nosso desafio (e provação). Ele é a nossa medalha de ouro, o nosso troféu, então acho que tudo isso está perdoado (pelo menos é assim que a gente tenta explicar para os que nos olham como se fôssemos E.T.s).

      E é super legal você estar fazendo quadrinhos! (ai, ai, aproveitando o “confessionário”, eu tenho que assumir que morro de inveja de quem faz quadrinhos, adoraria saber desenhar!! Mas sou uma verdadeira negação nisso. Talvez algum dia eu sequestre um desenhista para desenhar as minhas histórias! 😆 :mrgreen: ). Eu acho que existem HQs e mangás melhores que muitos filmes por aí.

      Que bom que você descobriu ainda bem jovem que já é escritor de nascença!! Isso é excelente! 😀

      E, para finalizar — Não há de quê, Alves, eu fico muito feliz que você esteja se beneficiando dessas traduções, é um prazer poder ajudar e ainda por cima ter essa interação bacana com vocês. Eu estou torcendo para ver em breve seus trabalhos nas bancas e livrarias. Como fã do gênero, estou doida para ler!

      Muito obrigada, Alves, valeu demais pela visita e pela força, uma ótima semana e BOA ESCRITA PRA VOCÊ TAMBÉM!! :mrgreen: 😆
      Um abração!
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 13/02/2012 @ 09:41

  3. Bom dia Valéria…
    e obrigado por mais essa série de artigos!!!

    Um bom fds e uma ótima escrita pra vc! 😉

    Comentário por ValdemarEidam — 10/02/2012 @ 11:05

    • Bom dia, Valdemar!

      Não há de quê! =) Eu fico feliz muito por você estar acompanhando tudo! Eu estou cumprindo o prometido: que todo início de mês eu publicaria uma série; só que acabei prometendo mais duas para este mês: uma com a transcrição completa da palestra do roteirista Charlie Kaufman e outra com o método de escrita do Dan Harmon, roteirista da série Community. Espero que goste delas!

      Um abração e uma ótima semana pra você, Valdemar! Obrigada pela visita e pelo apoio! =)
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 13/02/2012 @ 09:49

  4. Mais uma bela série que termina. Excelente! Fico esperando a próxima.

    Bom fim de semana, Valéria!!!

    Comentário por Paulo Henrique — 10/02/2012 @ 14:08

    • Oi, Paulo Henrique!

      Obrigada! Fico super feliz que tenha gostado! Como eu disse para o Valdemar no comentário acima, além das séries habituais de todo comecinho de mês, teremos mais duas em fevereiro, e nos meses seguintes eu publicarei sempre uma transcrição de uma palestra dada por um roteirista (da mesma série de palestras daquele post do Charlie Kaufman). Como são um total de oito, devo terminar lá para setembro. Então na verdade serão DUAS séries por mês! 😯 E este mês, TRÊS!! 😯 😯 Ai, ai, não tinha caído a ficha!

      😆 😀

      Um abração, Paulo, e uma excelente semana pra você! Obrigada pela visita e pela força! =)
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 13/02/2012 @ 09:57


RSS feed for comments on this post.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: