Dicas de Roteiro

31/01/2012

Tenho a História, Mas Não Sou Capaz de Escrever

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:00
Tags:

O texto de hoje foi tirado do site do roteirista John August:

Socorro

Pergunta: É possível vender uma “história”, “tratamento”, ou “argumento” em vez do roteiro completo? Eu vejo o tempo todo nos filmes créditos separados de história & roteiro. Eu tenho algumas ótimas ideias, mas nenhuma habilidade de escrever roteiros, e acredito que elas dariam grandes filmes. O que eu posso fazer?

– Edward Brock

Resposta: Os créditos de “história” e “roteiro” que você vê nos filmes na verdade são determinados pelo Sindicato dos Escritores após o filme estar terminado, e não significam necessariamente que uma pessoa escreveu um tratamento e outra escreveu o roteiro. Muitas vezes, a pessoa que recebe o crédito da história na verdade escreveu o roteiro, mas um escritor posterior mudou tanta coisa que apenas a essência da história permaneceu, reduzindo o crédito desta forma. Para registro, “Escrito Por” significa que o escritor recebeu tanto o crédito de “história” quanto o de “roteiro”. As regras são tão complicadas e controversas, que recomendo que você nem pense nisso, a menos que seja sortudo o suficiente de ter um filme de estúdio produzido.)

Em Hollywood, uma pessoa com uma ótima ideia e nenhum talento para a escrita é chamado de produtor. Ou executivo de estúdio. Ou empacotador do Ralphs [N.T.: Cadeia de supermercados do sul da Califórnia].

Eu estou sendo irônico, mas é a verdade. Tratamentos ou apresentações orais de ideias por não-escritores raramente vão a lugar algum. O que pode acontecer, e de fato acontece, é uma pessoa com uma ótima ideia fazer parceria com um escritor de verdade e, ou (a) eles decidem trabalhar nisso juntos, ou (b) de alguma forma, a pessoa convence uma terceira parte a pagar o escritor para escrevê-la. É assim que os estúdios desenvolvem filmes internos, e como um monte de produtores atua.

Meu conselho? Encontre um escritor. Se houver um escritor conhecido que seja perfeito para isso, procure-o através do agente dele. Ou encontre alguém que tenha escrito um roteiro realmente bom, talvez alguém saído de um curso de roteiro, e convença-o a fazer isso. Não vai ser fácil, mas é assim que se faz.

=====================

Boa escrita pra você! =)

Anúncios

2 Comentários

  1. gostaria de saber como um brasileiro se muda para Los Angeles por meios legais

    Comentário por Presley — 01/02/2012 @ 13:43


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: