Dicas de Roteiro

27/01/2012

Eu Posso Usar Um Livro Sem Permissão?

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:00
Tags: ,

Este é mais um artigo do site do roteirista John August:

book

Atualmente estou escrevendo um piloto de especulação vagamente baseado em um romance – não um best-seller, mas um que as pessoas já leram. Estou pensando em enviar cartas de consulta a agentes para tentar obter representação, mas eu não sei se preciso pedir permissão ao autor para usar as ideias expressas no livro.

A ideia que eu estou pegando emprestado é basicamente "o assistente trabalha para o chefe maligno", e eu não planejo usar os mesmos nomes de personagens. Eu também pretendo adicionar mais personagens e enredos. Mas… e é um grande “mas”, eu quero manter o título do livro como o título do programa. Vendo que nada é realmente igual, eu estou confuso se preciso pedir permissão.

– Quentin
Essex, Iowa

Não há nenhuma área cinzenta aqui. Você está roubando direto, e fazendo isso descaradamente. Pare.

Você tem algumas opções neste momento. Primeiro, e ao menos defensivamente, você pode mudar tantos detalhes (e o título!) que a história pareça ser "no estilo de", mas não de fato baseada no livro em questão. A Lenda do Tesouro Perdido não é baseado nos livros de Dan Brown, mas está confortável e legalmente dentro do mesmo microgênero. Não é a mesma história, mas é o mesmo tipo de história.

No seu caso, há precedentes sem fim para chefes malignos. Faça a sua própria versão. Não surrupie absolutamente nada do livro.

A segunda opção é de fato obter os direitos. Isto parece uma possibilidade remota – por que um autor de certo modo bem-sucedido daria a um escritor não-produzido o direito de adaptar o seu livro para a TV? Mas às vezes acontece. Eu já escrevi sobre como fazer isso.

A terceira opção é simplesmente reconhecer na página de título: "Baseado no romance Título Deste Autor." Isto não lhe dá o direito de fazer este piloto. Você não pode vendê-lo. Você não pode produzi-lo. Mas você pode se sentir razoavelmente seguro de que ninguém viria atrás de você, da mesma maneira que as legiões de escritores de ficção de fã da Buffy não se preocupam com o Joss Whedon enviando medidas cautelares contra eles. Particularmente em televisão, há precedentes da indústria para roteiros que são simplesmente amostras de escrita. Isso é o que você teria.

====================

Boa escrita pra você!

Anúncios

2 Comentários

  1. E por exemplo, se eu fizer referências a contos de fadas em meu livro??

    Comentário por Lucas Luciano — 27/01/2012 @ 13:47

    • Oi, Lucas! Eu acho que você está seguro com os contos de fadas, ainda mais se forem as versões dos irmãos Grimm, estas já caíram em domínio público há muito tempo.
      Um abração! =)

      Comentário por valeriaolivetti — 28/01/2012 @ 14:49


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: