Dicas de Roteiro

26/01/2012

Descobrindo Se Um Livro Teve a Opção de Seus Direitos Comprada

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:01
Tags: ,

Para tirar a dúvida de um leitor, hoje e amanhã teremos textos referentes aos procedimentos relacionados à adaptação de obras literárias para o cinema/TV. Este texto é do roteirista John August, e tirado do site dele:

Book invasion_tomgauld

Qual é a melhor maneira de descobrir se um romance teve a opção de seus direitos comprada para um filme/roteiro?

-Jon Hanemann
Union City, NJ

Eu poderia jurar que já respondi essa pergunta antes. Mas em 30 segundos de procura, eu não consegui encontrar a minha resposta anterior, então é improvável que você consiga. E é tão simples, que eu poderia respondê-la novamente.

  1. Abra o livro na página do editorial/informação.
  2. Anote a editora.
  3. Ligue para 212.555.1212. Esta é a central de informações da Cidade de Nova York. [N.T.: Se você for de fato ligar para lá, não esqueça o DDD.]
  4. Peça o número de telefone daquela editora.
  5. Ligue para esse número.
  6. Pergunte por "sub-direitos, por favor."
  7. Provavelmente você ouvirá uma mensagem de voz dizendo-lhe para enviar um fax com o seu pedido. Siga as suas instruções.
  8. Em sua carta enviada por fax – ou no caso de falar com uma pessoa – explique que você está tentando rastrear os direitos para cinema e televisão DESTE GRANDE ROMANCE Deste Autor.

Você pode precisar fazer um acompanhamento da situação uma ou duas semanas mais tarde, mas você irá, eventualmente, obter informações de contato do autor, de seu agente ou advogado. Escreva, então, para eles para perguntar.

E se não for uma editora de Nova York, ou não for uma editora dos EUA, ou algum outro caso especial? Quase sempre, você pode encontrar alguém que sabe de alguma coisa. Eventualmente, você precisa chegar até o autor ou seus representantes. Eles são as únicas pessoas que realmente vão saber o status dos direitos.

====================

Boa escrita pra você!

Anúncios

6 Comentários

  1. Val,faz um post falando sobre as séries da Disney.As táticas de comédia,tudo!Por favor!Vi os comentários,tem um monte de gente pedindo! Bjs!

    Comentário por Júlia — 26/01/2012 @ 22:22

    • Júlia, como eu disse nas outras solicitações que você me enviou sob os codinomes Lorena e Rebecca, eu desconheço um texto que ensine táticas de comédia específicas para a Disney, eu inclusive pesquisei bastante depois que você me pediu isso e não encontrei nada, mas se você souber de algum artigo ou site que explique o assunto, é só mandar o link pra mim que eu terei o maior prazer de traduzi-lo.

      Um beijo!
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 27/01/2012 @ 11:58

  2. Oi Valéria desculpa comentar algo que não tenha a ver com o texto, mas como a amiga acima também queria fazer um pedido… Como descrever uma cena de Dança? Não tô conseguindo encontrar algum texto assim =( E tô com essa dúvida martelando!! ashsahash espero viu
    Atenciosamente Lucas Luciano

    Comentário por Lucas Luciano — 26/01/2012 @ 22:55

    • Oi, Lucas!

      Que isso, você não tem nada do que se desculpar! Eu não lembro de ter lido nada específico sobre dança, mas creio que seja o mesmo esquema de cenas de luta. Dá uma olhada neste post, talvez ele ajude: https://dicasderoteiro.com/2009/12/16/cenas-de-acao-e-luta/

      Neste caso, acho que você apenas escreve “Eles dançam” e deixa o resto com o diretor e o coreógrafo. Se for o caso, acrescente detalhes pitorescos à cena, não os movimentos da dança em si. Por exemplo: O rádio do carro toca uma canção animada e o casal começa a dançar enquanto lava o carro – pulam e dançam sobre e ao redor dele, utilizando a água da mangueira, a espuma do sabão e a esponja como elementos de sua coreografia.”, ou algo assim, só para a cena não ficar chocha e artificial.

      Espero ter ajudado! Um abração!
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 27/01/2012 @ 12:08

  3. Oi Valéria tudo bem?

    Aproveitando que a postagem tem muito a ver com um dúvida minha, vou fazer um pergunta:

    Eu tenho um roteiro pronto, fiz o orçamento e tenho toda a verba necessária e conheço alguns atores interessados em gravar.
    Acredito que o próximo passo seja ter os direitos do roteiro protegidos e as permissões dos atores e da prefeitura(cena externa).

    Existe um órgão expecífico que devo procurar ou tudo pode ser resolvido em um cartório e na própria prefeitura?

    Abraço

    Ps: Desculpa se já houver um post sobre o assunto e eu não tiver visto 🙂

    Comentário por Fábio Cabral — 26/01/2012 @ 22:56

    • Oi, Fábio!

      Essa é uma pergunta relativa à produção, e eu realmente não estou muito inteirada sobre este assunto. Quanto às permissões dos atores e da prefeitura para filmar externas, eu creio que li sobre isso no livro O Cinema e a Produção, mas não estou com ele comigo aqui agora, então não estou podendo te dar detalhes. Todavia, eu lembro que ele tem vários formulários para essas coisas, vale a pena lê-lo.

      Já para proteger o seu roteiro, você deve registrá-lo na Biblioteca Nacional. Eis o link deles: http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=25

      Boa sorte e ótima filmagem pra você!
      Um abraço grande, Fábio!
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 27/01/2012 @ 12:21


RSS feed for comments on this post.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: