Dicas de Roteiro

24/01/2012

Como os Lucros Residuais São Divididos Entre os Escritores

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:01
Tags:

O texto de hoje é de autoria do roteirista John August e foi tirado do site dele:

Coins

Nós respondemos 13 perguntas de Daniel Barkeley no podcast de ontem (13/12/2011), mas ele escreveu pedindo esclarecimentos sobre um assunto:

Nós estabelecemos que o "escrito por" recebe 100% do lucro residual, o "roteiro cinematográfico ou roteiro para a TV de" recebe 75% do lucro residual, e "história de" fica com 25% do lucro residual. Mas o que acontece quando vários escritores estão ligados a um único crédito?

Por exemplo, Se Beber, Não Case! – Parte 2 tem três escritores com o crédito de "escrito por". Como esse lucro residual de 100% é dividido entre vocês três? É sempre igual, ou há alguma tentativa de compensar os diferentes níveis de envolvimento no projeto?

Se dois escritores compartilham um tipo de crédito (como o de roteiro cinematográfico), aquela parte dos lucros residuais é dividida diretamente entre eles. Por exemplo, vamos dar uma olhada em As Panteras Detonando. Eu recebi sozinho o crédito da história; eu compartilhei o crédito de roteiro cinematográfico com os Wibberleys (uma equipe, de forma que contam como um escritor).

A minha parte dos lucros residuais é igual a 25% (história) + metade de 75% (roteiro cinematográfico), para um total de 62,5%.

Os Wibbs recebem metade de 75% (roteiro cinematográfico), o que lhes dá 37,5%.

Se você somar isso, 62,5 mais 37,5 é igual a 100 por cento dos lucros residuais. Viva a matemática!

money bag

Boa escrita pra você! =)

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: