Dicas de Roteiro

16/01/2012

Esforço Sem Resultados

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:02
Tags: , ,

Aqui vai mais um texto de autoria do roteirista, autor e professor de roteiro da NYU, D.B. Gilles, e também tirado do site Hollywoodlitsales:

Sísifo

Um dos meus melhores amigos é um vendedor. Ele trabalha estritamente por comissão. Ele frequentemente trabalha durante semanas em uma venda, faz horas extras, vai acima e além da chamada do dever, e então descobre que o cliente não quer comprar.

Isso significa que todos os seus esforços resultaram em um grande e gordo zero. Eu digo a ele que ser um roteirista (ou qualquer tipo de escritor) é assim. Você pode passar meses e meses (ou mais) trabalhando e revisando um roteiro apenas para tê-lo rejeitado por numerosos agentes, empresários ou produtores.

Isso não significa que seja um roteiro ruim. Assim como no caso do meu amigo vendedor, não quer dizer que ele fosse um vendedor ruim. Significa apenas que, por qualquer motivo, ninguém quis representar ou comprar o roteiro. Enquanto isso, você gastou, digamos, nove meses trabalhando nisso, sem nada para mostrar, exceto outro roteiro em sua gaveta.

Isto pode ser desmoralizador, tal como pode ser desmoralizante para um vendedor dedicar muito esforço que resulta em nenhuma venda.

O meu amigo vendedor perde cerca de 10 minutos ficando chateado, então ele segue para a próxima oportunidade.

Como roteirista, você tem que ser do mesmo jeito. Ninguém quer representar o seu roteiro? Nenhum produtor gosta dele o suficiente para levá-lo para um estúdio? Se você gastou um tempão escrevendo cartas ou e-mails, ou fazendo contatos e se sociabilizando em todas as oportunidades e AINDA não conseguiu nenhum resultado para o roteiro – inicie o próximo.

Isso não quer dizer que você está desistindo do projeto, mas você já dedicou esforço o bastante. É tempo, como o meu amigo vendedor diria: "De começar a subir a próxima montanha."

Isso mesmo.

Subindo a montanha
Boa “escalada” pra você hoje! =)

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: