Dicas de Roteiro

14/01/2012

Como Enviar Eletronicamente (e Proteger) Vídeos Promocionais

Filed under: Direção,Produção,Roteiro — valeriaolivetti @ 08:01
Tags: ,

Olá! Este texto é de autoria do produtor de televisão, escritor best-seller e dramaturgo premiado Chad Gervich, e foi tirado do site da Script Magazine:

Chad Gervich

A pergunta de hoje vem de Melissa, uma produtora que assistiu, meses atrás, o meu curso de pitching [N.T.: Apresentação oral de ideias para a indústria]. Melissa escreve (e a estou parafraseando para simplificar sua pergunta)…

Ao enviar, via site, um vídeo promocional a uma companhia produtora de reality shows, está tudo bem em pôr senha para protegê-lo? Meus parceiros e eu estamos debatendo. Eu quero protegê-lo – e incorporar um código que nos permita rastrear quem o vê e quando; eles querem tornar o site público, de modo que seja mais fácil de acessar. Os programadores de TV ficam confortáveis com sites protegidos por senha?… Ou deveria ser de mais fácil acessibilidade, "público", de forma que eles só tenham que clicar em um link?

Pergunta interessante, Melissa. Mas eu realmente acho que isso requer uma questão mais ampla: Tem algum problema em enviar vídeos e roteiros através da Internet?

Embora nós vivamos em um mundo digital, eu sei que muitos produtores, agentes e executivos ainda se abespinham ao receber submissões eletronicamente. Eis o por quê:

  • Pode ser difícil assistir vídeos online por causa de distrações: mensagens instantâneas, e-mails entrando etc.
  • É difícil fazer observações em roteiros digitais porque você não pode escrever na página.
  • Se a apresentação for de um roteiro, os destinatários têm que imprimi-lo eles mesmos. Isto é um sofrimento. E gasta-se um monte de papel. O papel DELES.
  • Agentes e executivos mantêm pilhas de roteiros ou vídeos que eles precisam examinar… e quando algo é enviado eletronicamente, você não pode jogá-lo na pilha ou priorizá-lo dentre as outras coisas.
  • As caixas de entrada das pessoas tendem a ficar entupidas facilmente, de modo que as submissões se perdem.

    Couple realidade pouco TLC mostrar LMNO

    A série de sucesso da produtora LMNO, "The Little Couple", que vai ao ar na TLC

Tudo isto pode soar mesquinho e desatualizado, mas você quer tornar o trabalho do produtor ou do agente tão fácil quanto possível. Companhias produtoras recebem milhares de submissões por ano e qualquer motivo para recusar a ver, mesmo que por uma fração de segundo, é uma desvantagem para você.

Tendo dito isto, Melissa, eu pensei em obter uma segunda opinião…

Então, hoje eu almocei com Jen Kulp, Vice-Presidente e diretora de desenvolvimento da LMNO Productions (The Little Couple, Meteorite Men, I Get That A Lot), e eu apresentei a sua pergunta a ela.

"Eu sempre prefiro ter um link ao invés do DVD físico", disse Jen. "É rápido, é fácil, é mais barato."

Ela tinha, no entanto, algumas reservas…

"Envie-me um link, desde que ele não tenha uma data de expiração, ou um limite no número de vezes que ele pode ser visto. Dessa forma, se for algo que me entusiasme, eu posso compartilhá-lo internamente com a minha equipe. Se for algo de que eu goste, eu posso pedir uma cópia física, porque há ocasiões em que estou em uma reunião sem acesso à Internet. Então, sempre esteja preparado para concluir com um DVD."

E o que dizer de proteção por senha?

"Honestamente, isso me deixa louca, porque eu tendo a perder senhas. Dito isto, as pessoas são protetoras de suas propriedades e sensíveis à superexposição, e eu entendo isso. [Mas] quando as pessoas são super possessivas em relação às ideias que apresentam, e elas acham que aquela ideia é a única de seu tipo, A) elas estão erradas, e B) isso parece amadorismo. Todo mundo tem as mesmas ideias; são os elementos que você embrulha em conjunto – incluindo o talento ou o negócio – que as distinguem e as tornam populares. Além disso, se você só tem uma ideia, é hora de desistir… porque em desenvolvimento você precisa de vinte boas ideias, não uma."

Em última instância, Melissa, eu acho que vários executivos e produtores têm preferências diferentes quanto às submissões… então eu não teria medo de perguntar. Idealmente, você vai enviá-lo para empresas onde você já tem algum tipo de relação pré-existente. Se não – se você está enviando-o sem ser solicitado – bem, as chances contra você são tão imensas que provavelmente não importa de que modo você envia. Mas se você ESTÁ enviando-o como um link, eu não o protegeria com senha, a menos que você conheça as pessoas bem; você deve tornar o acesso o mais fácil e livre de problemas possível.

senha-internet

Boa escrita pra você! =)

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: