Dicas de Roteiro

03/01/2012

Crie Cenas Quentes – 7 Elementos Essenciais

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:00
Tags: , ,

Este é outro artigo da Martha Alderson que complementa o post do dia 04/12/2011. Como aquele, este aqui também foi tirado do site da Writers Store:

O Exterminador do Futuro2

Toda história se estende por um período de tempo. História pode ser definida como conflito mostrado em cena, o que significa que a maioria dos escritores vai tratar do tempo nas cenas, em vez de no resumo.

Um exemplo de uma cena parcial das memórias de Rick Bragg: Ava’s Man:

"Charlie sentiu o jato quente do tiro passar voando perto de sua face, e suas pernas tremeram debaixo dele com o “bum” da arma. Mas o tiro não acertou, e ele começou a correr para Jerry, diminuindo a distância, mesmo enquanto Jerry procurava em seu bolso por outra carga.

Seis metros.

Jerry xingou e abriu a culatra.

Quatro metros.

Ele tacou o cartucho novo.

Três metros.

Ele fechou a arma num estalo.

Dois metros.

Ele a botou no ombro.

Um metro e vinte.

Ele viu um punho do tamanho de um balde de banha vir voando para o seu nariz."

Cada ponto alto de uma história deve ser representado em cena na página, momento a momento, em tempo real. A técnica de ir devagar com as coisas obriga os riscos de uma história a serem cada vez mais elevados. Ao mesmo tempo, os riscos também aumentam para o escritor. Muitos escritores principiantes fogem da pressão de criar cenas confiando em resumos. Estes mesmos escritores mantêm a crença equivocada de que eles podem controlar melhor as coisas "contando" o que acontece em vez de "mostrar" o que acontece em uma cena. Considere, em vez disso, a ideia de que, ao desmembrar cada cena em suas menores partes, você mantém o controle.

Elemento Essencial nº 1: Tempo e Local

A primeira camada de toda cena lida com tempo e locação. Frequentemente, esta camada é implícita ou entendida a partir das cenas e resumos que a precedem. De qualquer maneira, certifique-se de estabelecer as bases para os seus leitores do "onde" e do "quando" da cena. A última coisa que você quer é que o leitor desperte do sonho que você criou tão cuidadosamente, devido à desorientação ou confusão.

Na cena de Ava’s Man, o tempo é estabelecido na parte inicial da cena – "Apenas algumas semanas depois, eles estavam se preparando para o jantar, quando…"

Elemento Essencial nº 2: Desenvolvimento Emocional do Personagem

Se o conflito, a tensão e o suspense levam o leitor a virar a página ou mandam o espectador para a beirada de seu assento, o desenvolvimento emocional do personagem os motiva. Leitores leem histórias e espectadores vão ao cinema para aprender sobre o desenvolvimento emocional de um personagem. A palavra desenvolvimento implica crescimento ou mudança. Portanto, o personagem torna-se uma camada.

Usando o exemplo, o desenvolvimento emocional do personagem de Charlie tinha se aprofundado através do âmbito da história até então. "Então Charlie fez uma das coisas mais corajosas de que eu já ouvi falar, uma coisa que seus filhos juram que aconteceu. Ele abriu a porta e saiu para encontrar o seu inimigo de mãos vazias, e simplesmente começou a andar."

Elemento Essencial nº 3: Meta

O protagonista tem uma meta de longo prazo durante o curso da história, e objetivos menores para cada cena. Ele pode ou não atingir a meta da cena até o final dela, mas espectadores e leitores que sabem o que está em jogo para o personagem são mais propensos a torcer pelo sucesso do personagem e a lamentar seus fracassos.

Por exemplo, em Ava’s Man, sabemos que o objetivo de Charlie para a parte da cena escrita acima é diminuir a distância entre ele e Jerry antes que Jerry recarregue a arma.

Elemento Essencial nº 4: Ação Dramática

A ação dramática que se desenrola momento a momento na página compõe a próxima camada de cena.

No nosso exemplo, a ação dramática se intensifica por causa do "tique-taque do relógio" – Charlie vai parar Jerry a tempo ou ele vai levar um tiro?

Elemento Essencial nº 5: Conflito

Embutidas dentro da ação dramática encontra-se uma camada ou duas de conflito, tensão e/ou suspense. O conflito não tem que ser patente, mas deve estar presente de alguma forma. Preencha uma cena com tensão ou suspense, ou algo desconhecido espreitando nas sombras, e você tem uma história emocionante. Lembre-se de que são os retrocessos e fracassos que criam o suspense, o conflito e a tensão, e não o sucesso ou as boas notícias.

O dilema de Charlie tem conflito, tensão, E suspense. “Será que ele vai ou não vai?” é uma condição simples e poderosa.

Elemento Essencial nº 6: Mudança Emocional

Assim como a ação em cada cena afeta o crescimento emocional geral de seus personagens como um reflexo do trabalho todo, a ação também afeta o estado emocional de seus personagens a nível de cena. Em outras palavras, o humor do personagem muda por causa do que é dito ou feito naquela cena específica.

Em Ava’s Man, Charlie começa a cena com raiva por Jerry ter machucado seu amigo, Hootie, "só por diversão." Quanto mais ele pensa que "agora este homem tinha chegado à sua casa, trazendo a ameaça de violência para onde sua esposa e filhos viviam," mais furioso e mais determinado ele se torna.

A raiva consome Charlie. Jerry diz então que vai entrar dentro da casa, e Charlie fica furioso (uma mudança na intensidade emocional).

A raiva de Charlie o faz alcançar o seu inimigo a tempo de detê-lo de imediato, apenas para ver "uma figura enorme atirar-se sobre ele das sombras", alterando seu estado emocional de novo, elevando-o ainda mais.

Elemento Essencial nº 7: Significação Temática

A significação temática não só cria o clima, ela também cria a camada final da cena e o espírito geral da sua história. A sua razão para escrever a história, o que você quer que seus leitores carreguem consigo por tê-la lido, detém a chave para o seu tema. Quando os detalhes que você usa em cena apoiam a significação temática, você tem uma cena de intrincadas camadas que fornece significado e profundidade à trama global.

O tema de Ava’s Man pode ser aquele em que um homem que bebe demais, mas é leal e justo, inspira respeito e torna-se lendário.

Em nossa cena de exemplo, o amigo de Charlie, Hootie, é acusado de roubar o uísque de Jerry. Charlie não está bebendo ou bêbado nesta cena, mas o fato de que o álcool é o objeto do conflito cria significação temática.

No começo da cena, Bragg descobre que Jerry fez mal ao Hootie. Embora a raiva motive as ações de Charlie, o mesmo acontece com o seu profundo senso de lealdade para com Hootie. Isto reforça a ideia de que Charlie é leal e, ao enfatizar o conceito, também fortalece o tema.

No final da cena, em resumo, somos informados de que nunca Jerry voltou, "talvez porque [ele] respeitava [Charlie]". Ainda outro dos elementos temáticos está destacado, aprofundando o significado temático da obra inteira.

Crie um Rastreador de Cenas

Crie um Rastreador de Cenas para o seu projeto usando todos os sete elementos essenciais para uma cena quente. Rastreie cada cena à procura dos sete elementos. Os elementos que você localizar logo de cara podem muito bem ser os seus pontos fortes na escrita. Os que estão faltando podem gerar um desafio a mais para você.

Ocupe-se com uma camada de cada vez. Confie no processo e boa sorte!

mafalda-ano_novo

Boa escrita pra você hoje! =D

Anúncios

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: