Dicas de Roteiro

14/11/2011

Como Escrever Um Romance de Fantasia Épica

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 13:00
Tags: ,

Continuando nossa série sobre este gênero, o artigo a seguir foi tirado do site Epic-Fantasy:

Epic_fantasy_druid_by_Jotuntroll

A chave para escrever um verdadeiro romance de fantasia épica está na palavra "épico". Mas isto não significa grande apenas em escala, extensão e tamanho. Um romance de fantasia épica não tem que ser um apoio de porta de mil páginas. Tem que ser épico em sua capacidade ambiciosa de encontrar respostas para as grandes questões da vida. Este é o objetivo verdadeiro e oculto da fantasia épica. Ela é um veículo para compreender sobre o que a vida se trata. E mesmo que a história possa ter dragões, e acontecer num mundo inacreditável que não existe realmente, ela precisa ser relevante à condição humana.

Portanto, esta é a primeira coisa que você tem que fazer ao escrever um romance de fantasia épica: Decida o que você quer dizer sobre a vida ou qual tópico importante você deseja explorar. Escreva isso e mantenha-o em mente durante toda a sua experiência de escrita do romance. E lembre-se de que você não tem que vir a público e explicar o seu tema. Geralmente é melhor e mais gratificante para o leitor, se você revelar o tema de forma lenta e permitir que ele ou ela o descubra.

Alguns temas comuns da fantasia épica são a análise da natureza do bem e do mal, o significado maior da vida, a jornada para compreender a si mesmo, ou o desafio de fazer a transição da infância à idade adulta.

A escrita do romance em si pode ser um considerável desafio. Escrever um livro pode ser um trabalho prazeroso, mas ainda é duro, e você pode precisar de alguma motivação para te ajudar a finalizar a tarefa inteira. E aqui está toda a motivação de que você necessitará: Escreva o seu tema num pedaço grande de papel e prenda-o na parede perto do seu computador. Comece assim: "Meu livro é todo sobre: ", e em seguida, insira o seu tema ou temas. Aqui está um exemplo: "Meu livro é todo sobre como a adversidade é a coisa mais importante na vida. É através da adversidade que cada um de nós torna-se uma pessoa melhor. O ouro sai do chão, sujo e feio. É ao passar pelo fogo que ele é purificado e tornado bonito, e eu vou lançar o meu personagem principal através do fogo!". Sempre que a escrita se tornar difícil para você, isto será uma fonte de inspiração, porque você tem algo a dizer e o seu livro é como você vai dizê-lo. O mundo verdadeiramente merece ouvir a sua perspectiva sobre as grandes questões da vida.

Ao fazer a efetiva escrita da prosa do romance, eu recomendo que você estabeleça para si um objetivo muito nítido. Isto é imperativo. E o objetivo que eu recomendo que você defina é que você vai escrever parte da história todos os dias até que esteja pronta. Está tudo bem inclusive se você só escrever uma frase ou mesmo se você escrever uma passagem inteira que sabe que vai apagar amanhã. O importante é que você escreva todos os dias. Eu não recomendo que você defina metas que estejam presas a datas ou a contagem de palavras. Datas podem ser complicadas, porque um romance é uma coisa fluida. O seu livro pode acabar tendo cinquenta mil ou duzentas mil palavras. Isso é porque você está explorando um tema e conforme você escreve, mais ideias e ângulos virão até você. E eu não recomendo fixar uma contagem de palavras diária ou semanal para a sua escrita, porque escrever é um processo criativo e você pode acabar com apenas um monte de encheção de linguiça. Simplesmente defina para si mesmo a meta de sentar e escrever todos os dias. Em algum ponto no meio do romance, você vai olhar para trás e ver que está no caminho certo e que tudo está fluindo bem tranquilamente.

Strife in the Sky By Boris Vallejo And Julie Bell

Boa escrita pra você hoje! =)

Anúncios

4 Comentários

  1. Nota 10 mais uma vez seu texto…além da bela ilustração, pois sou fã incondicional da arte do peruano Boris Vallejo… abraço.

    Comentário por Fernando F. Fasoli — 14/11/2011 @ 17:12

  2. Olá. Muito interessante este texto. Estou prestes a iniciar meu segundo livro e acredito ter encontrado ótimas dicas para melhor produzi-lo. Grande abraço.

    Comentário por Nivaldo Joaquim — 17/11/2011 @ 20:16

    • Olá, Nivaldo, seja bem-vindo!

      Que bom que você gostou! Tem mais alguns textos para serem traduzidos sobre este assunto, irei postá-los em breve, espero que eles ajudem também.

      Um grande abraço, e muito sucesso! =)
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 18/11/2011 @ 11:31


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: