Dicas de Roteiro

11/10/2011

Eu Preciso Obter os Direitos Para Retratar a Ex?

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 11:00
Tags:

O texto de hoje foi tirado do site da Writers Store e foi escrito pelo advogado Larry Zerner:

mudar

Um Leitor Pergunta: Eu tenho o direito de fazer um roteiro sobre a vida de uma pessoa, mas como se lida com os direitos para incluir outras pessoas na vida, como uma ex-mulher e outros que podem ser importantes para a história? É preciso ter os direitos deles também?

Larry Zerner Responde:

Esta é uma ótima pergunta, e ela surge com bastante frequência. Idealmente, quando você está escrevendo um roteiro sobre uma pessoa real que não é uma figura pública, você deve obter os direitos do maior número de pessoas que serão retratadas no roteiro quanto possível. De fato, se você tentar vender o seu roteiro para um produtor e não tiver obtido tais direitos, isso pode fazer com que o acordo desmorone. Você também pode não ser capaz de obter o seguro se não tiver devidamente liberado todos os direitos.

Ao adquirir estes direitos, você fez um acordo com essas pessoas de que elas não vão lhe processar se o roteiro ou o filme difamá-las ou invadir o direito de privacidade ou o direito de publicidade delas. Se não obtiver esses direitos com antecedência, então você corre o forte risco de ser processado uma vez que o filme saia.

Se for impossível obter os direitos dessas pessoas, então você deve fazer alterações nos personagens de modo que eles não sejam identificáveis ​​com as pessoas reais. No entanto, pode não ser suficiente apenas alterar o nome da pessoa envolvida. Se o personagem ainda seria identificável por causa de sua relação com o personagem principal (ou seja, seu chefe), então talvez seja necessário mudar a relação de forma a reduzir o risco de identificação (por exemplo, mudar de chefe para supervisor regional).

Se uma personagem tal como a ex-mulher for crucial para a história, faça o seu melhor para obter os direitos dela. Caso contrário, você deve descobrir uma maneira de, ou minimizar a importância dela na história, ou então mudar a sua personagem para a de uma antiga namorada. Boa sorte.

===========================

Boa escrita pra você hoje! =)

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: