Dicas de Roteiro

03/10/2011

Escrevendo o Roteiro de Especulação Para a TV: Entendendo as Regras do Programa

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 11:00
Tags: , ,

Este artigo é uma continuação do de ontem, e também de autoria da roteirista e consultora Yolanda Beasley e tirado de seu site, Write For Hollywood:

Bazzinga-Benett

As regras de um programa são simplesmente as coisas que estão autorizadas a acontecer no mundo daquele programa. Regras de programas vão do que é aceitável no comportamento do personagem, as localidades, o tom, o ritmo, a estrutura, as tramas, o ponto de vista (POV), até os temas. Quando você está escrevendo um roteiro de especulação de TV para uma série existente, você tem que conhecer as regras e cumpri-las.

Digamos que você queira escrever um roteiro de Glee. Algumas das regras desse programa seriam:

  • todo episódio apresenta algum conflito entre Sue Sylvester e o Sr. Shuester
  • há um desenvolvimento crescente até o grande número musical no final
  • o episódio inteiro é rodado em internas no set

Existem muito mais do que apenas estas três, mas você captou a ideia. Então, se você fosse escrever um roteiro de especulação de Glee, não teria uma cena que se passasse do lado de fora, você não iria negligenciar o grande número musical no final e não deixaria de fora a tensão entre os dois professores.

Algumas regras de Parks and Recreation são:

  • um minuto de teaser/abertura fria apresentando a história A principal
  • tem duas tramas: uma seguindo a Leslie, a outra geralmente seguindo o Andy
  • todo episódio gira em torno de alguma ameaça real ou percebida a Leslie
  • as cenas são curtas, com cortes rápidos entre as duas histórias
  • os personagens falam ou olham para a câmera para expressar os seus verdadeiros sentimentos

Regras também se aplicam ao que não acontece em um episódio. Você não escreveria um roteiro de especulação de Parks & Rec com atividade paranormal, a menos que fosse uma paródia de Halloween do filme do mesmo nome. Um episódio de Glee nunca se passaria na Rússia de 1654.

Você pode brincar com as regras, mas deve respeitá-las. O seu roteiro deve parecer com um episódio real do programa. Se você quebrar as regras, deve ser justificado e explicado dentro das regras do programa. Como o exemplo do Parks & Rec de Halloween acima, qualquer "atividade paranormal" no episódio teria que ser explicada. Talvez isso fosse encenado por uma das pessoas do escritório, como Tom ou Leslie.

Compreender as regras do programa pode parecer simples, mas isso pode vir a ser bastante complexo. Alguns programas são mais rigidamente fiéis às suas regras do que outros. Sitcoms tendem a ter uma fórmula rigorosa de quando as piadas surgem. Two and a Half Men é meia hora de nada mais do que ‘apresentação – fim da piada’.

Ao aprender as regras de um novo programa que você quer escrever em especulação, assista tantos episódios do programa quanto possível. Anote tudo. Quanto mais detalhes você reparar, melhor. Alguns detalhes podem revelar-se não ser uma regra, outros podem parecer regras, mas realmente não são. Depois de um tempo, você vai reconhecer a diferença. É fácil ficar com preguiça e apenas roçar a superfície, mas a diferença está nos detalhes.

============================

Boa escrita pra você hoje! =)

Anúncios

3 Comentários

  1. Valéria!… Dando uma passadinha aqui pra te dizer um, oi como vai? Mais um vez nos presenteando com suas dicas valiosas, obrigada viu?! Januária.

    Comentário por januária — 03/10/2011 @ 11:15

    • Oi, querida, como vai?! =D

      Que bom saber que você continua por aqui! Obrigada, de coração, por sua constante companhia e apoio por tanto tempo, isso é muito especial pra mim.

      E eu continuo torcendo muito pelo seu sucesso, por isso continue escrevendo de montão, viu? :mrgreen:

      Fiquei muito feliz, valeu mesmo pela visita!

      Um beijão! 😀
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 04/10/2011 @ 08:46

  2. Beijos Valéria sucesso também!…

    Comentário por januária — 04/10/2011 @ 16:58


RSS feed for comments on this post.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: