Dicas de Roteiro

01/10/2011

Por que o Segundo e o Terceiro Atos Não Funcionam

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:00
Tags: , , ,

Este é o primeiro de alguns textos curtos tirados do site Hollywoodlitsales e de autoria do roteirista de cinema e TV, professor e autor de livros de roteirismo, D.B. Gilles, que publicaremos hoje:

obstacle

Você tem o seu Evento Instigante ou Incidente Incitante (como quer que você o chame) e a sua Questão Dramática Principal é apresentada e você está avançando muito bem para o final do Ato Um. Você está se sentindo bem e confiante, e secretamente acha que vai terminar este aqui em duas semanas.

Então você entra no Ato Dois e fica emperrado. Aqui está algo para aliviar a dor.

Certifique-se de que as complicações dramáticas surjam da situação que você apresentou no Ato Um.

Soa muito simples e básico, mas aqui é onde a maioria dos roteiristas sai dos trilhos. Simplesmente, eles não criaram complicações e obstáculos suficientes para ficar no caminho de seus protagonistas. Ou aqueles que eles chegaram a criar não eram muito difíceis.

Veja isso deste modo: torne a vida miserável para o seu personagem principal. Precisamos sentir pena dele/dela para que torçamos por ele/ela. Como estou cansado de dizer ele/ela, vou apenas dizer ele. Faça com que tudo no caminho dele não aconteça de acordo com seus planos. Ele tem que ultrapassar ativamente cada obstáculo. Alguns podem ser fáceis, mas quanto mais longe no roteiro, mais difíceis eles devem ser, com o mais difícil surgindo perto do fim.

Bem simples, certo? Mas muito difícil de fazer.

baratasobstaculos

Boa escrita pra você hoje! =D

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: