Dicas de Roteiro

01/10/2011

Cena Por Cena Por Cena

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:03
Tags: , , ,

Este é outro artigo escrito por D.B. Gilles e tirado do site Hollywoodlitsales:

O desafio de reescrever

Há pelo menos 10 anos, John Sayles escreveu um livro chamado Thinking In Pictures [Pensando Em Imagens]. Ele fala sobre uma abordagem à escrita em que divide seus roteiros em cenas curtas para ver como ele progride. Por exemplo, ele vai ver as páginas de 1-3, e então de 4-6, e daí de 7-10… você pegou a ideia. É uma ótima maneira de ver se o seu projeto concluído faz, bem, sentido.

Um truque que eu aprendi em relação à escrever comédia é aplicar a mesma técnica. Paródias e esquetes tendem a ter de 3-5 páginas. Se estiver escrevendo esquetes, você pode reescrevê-las uma dúzia de vezes – duas dúzias de vezes – sem ficar louco, porque elas são tão curtas.

Porém, fazer infinitas reescritas de um roteiro de longa-metragem é, para dizer o mínimo, um pouco mais intimidante. Mas o que você pode fazer é aplicar a abordagem de John Sayles. Veja cada cena como se fosse uma esquete de comédia para o Saturday Night Live. É mais fácil reescrever uma cena de 3 páginas do que um roteiro de 110 páginas. A lógica é fazer todas essas reescritas, de todas essas pequenas cenas, e no final do dia você ter conseguido reescrever o seu roteiro inteiro.

Isso funciona. Experimente. Psicologicamente, é menos intimidante.

=====================

Boa reescrita pra você!

Anúncios

2 Comentários

  1. Boa essa dia!
    Super prática! Vou tentar colocar em prática! 😉

    Bjs!

    Comentário por Marcia Fr. — 01/10/2011 @ 12:12

    • Eu achei diferente essa abordagem, vou tentar também! :mrgreen:
      Beijos, Marcia! =)

      Comentário por valeriaolivetti — 02/10/2011 @ 09:50


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: