Dicas de Roteiro

30/09/2011

Como Nomear os Personagens e Fazer os Nomes Valerem

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:00
Tags: , ,

O artigo de hoje é de autoria de Greg Miller e foi tirado de seu site, The Other Network Writers Room:

nametag

Não subestime o poder de um bom nome de personagem. O nome é geralmente a primeira coisa que o leitor sabe sobre o personagem. É a nossa primeira impressão.

Eu posso dizer-lhe, como leitor e analista de histórias para estúdios de cinema, companhias produtoras e agências literárias, que uma coisa que faz um roteiro ou livro destacar-se – ou não – é o nome dos personagens. Os nomes são uma pista para os leitores de quão inventiva o resto da escrita será. E isso vale para não-ficção e biografias também.

Num nível prático, é difícil para o leitor acompanhar um grupo de personagens com nomes que soem semelhantes como Joe, John, Jane e Joan. Qual era mesmo o Joe? E ele estava casado com a Jane ou a Joana? O leitor (com sorte) continuará lendo e vai esperar que os personagens se diferenciem por meio da ação, mas por que não nos facilitar de reconhecer os jogadores sem precisarmos da ajuda de uma tabela?

O nome ajuda a definir o personagem, e o arranjo de nomes em um projeto pode fazer muito para definir o tom geral.

8 Dicas Para Nomear os Seus Personagens

  1. Use uma lista telefônica
  2. Leia a seção de esportes do jornal
  3. Mantenha uma lista de nomes interessantes, conforme você os encontra
  4. Use uma diversidade de nomes e sobrenomes
  5. Inclua uma variedade étnica
  6. Use um mapa ou atlas
  7. Varie o número de sílabas nos nomes de personagens diferentes
  8. Faça um brainstorm das qualidades que o personagem exibe e transforme uma delas num nome

AVISO: Nomear os seus personagens pode ajudar a desenvolver o seu projeto, ou tornar-se um enorme desperdício de tempo. Não espere até encontrar o nome perfeito para cada personagem. Siga em frente de qualquer modo. Às vezes, os personagens não estão tão bem definidos no início, por isso não fica claro que tipo de nome seria melhor para eles, do mesmo modo que algumas pessoas só dão um nome ao seu bebê depois que ele nasce.

==========================================

Boa escolha de nome para os seus bebês hoje! =D

Anúncios

8 Comentários

  1. Muito bom, esse realmente é um problema para mim e para muitos outros, muito bom mesmo.

    Comentário por Carol Salvato — 30/09/2011 @ 12:38

    • Oi, Carol!

      O autor esqueceu de uma rica fonte de nomes: livros de significado de nomes para quem vai ter um bebê. Existem vários no mercado, alguns com capítulos divididos por países, o que ajuda muito na hora de criarmos personagens estrangeiros. Uns livros têm até os sobrenomes mais populares. Se você procurar no Google, também tem vários sites para esta finalidade. Fontes de nomes é o que não falta, o difícil fica escolher! Rsrs! :mrgreen:

      Um abração, Carol, e um ótimo final de semana pra você! =D
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 01/10/2011 @ 09:39

  2. Oi! EU queria um post falando sobre essas siglas de roteiro,quando devemos colocar e o que elas significam: EX: V.O rubrica e outros! Se tive esse post me dá o link?bjs!

    Comentário por lorena — 30/09/2011 @ 15:48

  3. Meu drama com relação aos nomes terminou depois que comprei esses livros de significados de nomes! Além de serem práticos ajudam e muito na caracterização do personagem!

    Digno este artigo!! ;D

    Bjs menina Valéria e um ótimo final de semana!

    Comentário por Marcia Fr. — 08/10/2011 @ 01:37

    • Aconteceu o mesmo comigo! Várias vezes já aconteceu de eu gostar de um nome logo de cara (eu fico folheando os livros aleatoriamente) e o significado dele acabar encaixando perfeitamente na personalidade do personagem. É muito curioso isso, parece até destino! Rsrs!

      Um beijo grande, Marcia, e um ótimo final de semana pra você também! Valeu! 😀

      Comentário por valeriaolivetti — 08/10/2011 @ 13:27

  4. Durante os anos em que joguei RPG assiduamente, como mestre, tinha dificuldade em dar nome a todos os personagens que criava, até porque muitos deles não teriam grande parte na historia. Meus amigos jogadores sabiam que eu odiava isso e por pura implicância e provocação não me deixavam continuar a narrativa até que batiza-se todas as pessoas com quem eles cruzavam pelos caminhos.

    As sugestões do post são ótimas, mas não coincidiram com nenhuma das alternativas que eu encontrei na época:

    1) Para fantasias medievais, eu costumava, antes das partidas, abrir meu Word e bater com as mãos abertas, de maneiras aleatória, no teclado. Várias combinações de letras apareciam, geralmente com muitas consoantes. Eu completava com vogais e os produtos finais eram ótimos nomes para Elfos, Anões e criaturas fantásticas. Ex: pakmr = Pakamar, o ferreiro.

    2) Pegava lista completa de times de esportes exóticos em países estranhos. Exemplo: Seleção de Críquete do Paquistão que tem jogadores como: Umar Gul, o caçador de recompensas.

    3) Nome de filósofos. Todos soam épico o suficiente para qualquer aventura. Exemplo: Tales, Zenão, Aquino, Camus.

    Comentário por Antonio — 25/10/2011 @ 13:46

    • Oi, Antonio, seja bem-vindo! 😀

      Eu simplesmente A-DO-REI as suas dicas!! Achei genial a ideia de bater aleatoriamente no teclado e depois completar com vogais, e a dos nomes dos filósofos e dos atletas estrangeiros foram ótimas também. Já entraram pro meu caderninho de dicas especiais, pra nunca esquecer!

      Valeu mesmo, Antonio. Muito obrigada pela visita e por compartilhar suas dicas, adorei!
      Um grande abraço e muito sucesso pra você! =)
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 25/10/2011 @ 22:38


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: