Dicas de Roteiro

04/09/2011

Concurso de Roteiros de Curta Para Profissionais de Publicidade

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:41
Tags:

Olá! Eu recebi um e-mail divulgando este concurso que acho que pode vir a interessar alguns de vocês que trabalham com publicidade. Eis o e-mail na íntegra:

logo-BR2

CRIECURTA

Publicidade e Cinema de Mãos Dadas

Expressar e criar sem interferência. Revelar e desenvolver novos talentos. Isto é o CRIECURTA , concurso nacional de roteiros de curta-metragem para osprofissionais de criação das agências de publicidade. As inscrições estarão abertas até 10 de outubro. (Veja o regulamento: http://criecurta.com.br/regulamento-2/)

Idealizado pela cineasta Bia Flecha e a diretora executiva Magda Barbieri, sócias da Brasileira Filmes, a 2ª edição do CRIECURTA premiará os 10 melhores roteiros com a produção dos mesmos. O tema é livre.

“O projeto é um grande exercício de criatividade, amadurecimento e liberdade. Oferece aos criativos a oportunidade de vivenciar o cinema fora do universo da agência com liberdade para criar e roteirizar, transformando essa expressão autoral em filme. É gostoso pensar diferente, criar pra outra finalidade, dá uma oxigenada”, explica Bia.

Para a produção dos curtas, a Brasileira Filmes vai disponibilizar vagas para técnicos da área do audiovisual e estagiários.

O anúncio dos roteiristas vencedores acontecerá no dia 26 de outubro através das redes sociais e imprensa. Logo após a finalização dos 10 curtas, será realizado um evento para a exibição dos mesmos. Local a definir.

O CRIECURTA tem o incentivo da Lei Rouanet (Governo Federal) e do PROAC (Programa de Ação Cultural do Governo Estadual).

Sobre 1º CRIECURTA

• 10 curtas-metragens.

•Mais de 210 roteiros inscritos.

•Mais de 350 pessoas envolvidas na produção.

•Mais de 40 dias de produção.

•Lançado no 16º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

•Exibido no Canal Brasil durante 2 anos, tendo sido renovado por mais 2 anos.

•Exibido nos Clubes de Criação de Publicidade em Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Salvador e Recife.

•Curtas-metragens selecionados e premiados em diversos festivais nacionais e internacionais.

Roteiros vencedores e produzidos:

  • GOTAS DE CACAU RHODEN / ROTEIRO: RODRIGO ESPÍRITO SANTO
  • MENINOS DE AREIA DE CACAU RHODEN / ROTEIRO: ALEXANDRE STAMM
  • ULTRAVIGIADO DE CACO SOUZA / ROTEIRO: ALEXANDRE CATARINO
  • OUTRAS OPÇÕES, AGUARDE DE CACO SOUZA / ROTEIRO: FÁBIO BRANDÃO E JOSÉ ROBERTO VALENTE
  • REFÉM VOLUNTÁRIO DE LEA VAN STEEN / ROTEIRO: RENATA LEÃO
  • A HISTÓRIA SECRETA DO TELEMARKETING DE BIA FLECHA / ROTEIRO: DANIEL FUNES
  • DESAVISADOS DE BIA FLECHA /  ROTEIRO: CHRISTINA MURAD
  • CAIXA FORTE DE ESTEVAN SANTOS /  ROTEIRO: RODRIGO ALMEIDA
  • 200g DE ESTEVAN SANTOS /  ROTEIRO: VILMA SCHIANTE
  • REFÉM DE RENATA RICO E SIMONE CASSAS / ROTEIRO: CLÁUDIO DE OLIVEIRA

Sobre Brasileira Filmes

Brasileira Filmes é uma produtora de publicidade e conteúdo audiovisual, fundada há seis anos pela cineasta Bia Flecha e a diretora executiva Magda Barbieri.

Além de publicidade , produziu o curta-metragem para NOKIA Trends  O Dia Em Que o Carro da Alê Saiu pra Dar um Rolê , de Bia Flecha e também co –produziu os curtas-metragens Clinch, de Estevan Santos, A Casa da Praia, de Sandro Casarini e  Último Caso, de Erez Milgrom.

Atualmente, além da segunda edição do CRIECURTA, a Brasileira Filmes desenvolve projetos de ficção em longa-metragem ; além do  documentário Costanza, sobre Costanza Pascolato. Outras iniciativas incluem os projetos: Anselmo Duarte, Restaurando o Cinema Brasileiro, Memória Viva, e Samba Começa Com…

=======================

Boa escrita pra você hoje! =)

Anúncios

2 Comentários

  1. Pelo que entendi é um concurso com DINHEIRO PÚBLICO que prevê apenas UMA exibição, e destinado EXCLUSIVAMENTE a profissionais de agências de publicidade?

    Se for isso, é a coisa mais duvidosa que eu já vi em anos de editais.

    Comentário por Francine Barbosa — 25/09/2011 @ 17:38

    • Oi, Francine!

      De fato, é um concurso particular mas com patrocínio de dinheiro público, e exclusivo para profissionais de agências de publicidade (bem limitado, eu concordo plenamente). Só que eu acho que uma exibição é o mínimo que eles prometem, pois se ocorrer como na primeira edição do concurso, os curtas poderão ser veiculados por anos no Canal Brasil, além de serem inscritos em uma série de festivais nacionais e internacionais.

      Existem vários concursos de curtas no Brasil e, pelo que sei, todos eles exigem que o concorrente indique uma produtora na qual ele se apoiará para fazer o curta. Isso é para garantir que o filme seja feito e o dinheiro não vá para o ralo por total incompetência do concorrente, já que a produtora que resolveu apoiar o vencedor do concurso deverá arcar com as consequências caso o filme não seja entregue. Não sei se isso tem a ver, mas creio que quando eles exigem que o concorrente seja um profissional de publicidade, eles estão tentando garantir uma certa qualidade do produto final, pois as produtoras publicitárias são as que têm mais trabalho no país e bastante dinheiro pra investir em tecnologia e pessoal em seus filmes, e supõe-se que um profissional da área seja alguém com certo gabarito e competência técnica e artística. Mas pelo pequeno número de inscritos da primeira edição (210), realmente dá pra gente ficar se perguntando se é justo que o dinheiro público seja investido nisso, e não em algo mais amplo e democrático. Só mesmo perguntando pra quem distribui esses incentivos para saber qual é o parâmetro que eles usam para julgar.

      Um abraço, Francine, e obrigada pela visita!
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 26/09/2011 @ 11:14


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: