Dicas de Roteiro

03/09/2011

Como Escrever um Roteiro de Talk Show

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 10:43
Tags: ,

Para tirar a dúvida de um colega nosso, estou traduzindo hoje este artigo de autoria de Nicholas Pell e tirado do site eHow:

talk_show2

Este é o logotipo do Talk Show, um programa de TV pela Internet muito bacana, vale a pena visitar! (Clique aqui para ver o blog do programa).

Escrever um roteiro para um talk show, ou programa de entrevistas, é uma noção um tanto contraditória. Grande parte do apelo de um talk show vem de sua natureza espontânea. Ainda assim, o entrevistador e apresentador deve estar preparado antes de se sentar na frente da câmera ou de um microfone. Ao escrever um roteiro para um talk show, você deve estar preparado para as eventualidades. Um roteiro de talk show é, em grande parte, a síntese dessas eventualidades, com perguntas interessantes e uma introdução atraente.

INSTRUÇÕES

1) Faça a sua pesquisa. Familiarize-se com todos os peritos que você poderá vir a entrevistar sobre o assunto em mãos. Você não precisa ser um especialista. No entanto, é importante conhecer os detalhes intrincados do assunto, bem como quaisquer controvérsias que existam. Além disso, informações biográficas e profissionais sobre as pessoas que você entrevistará vão compensar quando você começar a escrever.

2) Escreva a sua apresentação. Apresente os seus convidados e o tema em questão. A sua apresentação deve ser provocadora e prender a atenção do espectador ou ouvinte. Ela deve apresentar tanto o tema quanto os convidados de tal forma que faça com que as pessoas queiram saber mais.

3) Escreva perguntas básicas. Você deve ter uma lista de perguntas instigantes e em aberto para seus convidados. Estas perguntas devem envolvê-los e exigir respostas que sejam mais longas do que uma palavra ou duas. Use as suas perguntas para desacanhar os convidados, para levá-los a realmente contribuir para o assunto e talvez até mesmo pegá-los um pouco desprevenidos. Nada é mais chato do que uma lista de perguntas previsíveis com respostas simples de uma palavra.

4) Esteja preparado para acompanhar. Tenha um conjunto de perguntas secundárias à sua disposição. Você tem uma ideia aproximada de onde a conversa pode ir. Mantenha uma lista de perguntas para acompanhar qualquer material que você esteja quase certo de que o entrevistado irá se aprofundar.

5) Mantenha o assunto bem perto. É fácil para os entrevistados se desviarem do tema em questão ou divagarem sobre um assunto de importância apenas tangencial. Use o seu roteiro para manter o foco sobre o assunto.

6) Escreva um breve resumo e agradeça. O seu talk show deve terminar com um resumo das questões que foram discutidas. Também é importante ter um segundo para agradecer a pessoa que você entrevistou por conseguir tempo na sua agenda para vir em seu talk show.

talkshow

É claro que existem muitos tipos diferentes de programas de entrevistas, mas este é apenas um panorama geral. O trabalho de escritor aqui tem mais a ver com jornalismo do que com roteirismo em si, já que este “roteiro” não passa de uma lista de perguntas e pesquisas feitas sobre o assunto ou entrevistado em questão. No Programa do Jô, o apresentador Jô Soares frequentemente diz que seus entrevistados passam por uma pré-entrevista, e sua equipe também pesquisa e entrevista parentes e amigos do entrevistado antes do programa ser gravado, a fim de poderem extrair informações que originem perguntas interessantes para o entrevistador fazer. Isso, é claro, sem contar as piadinhas de abertura e de fechamento do programa.

Espero que este texto ajude um pouco. Boa escrita pra você hoje! =)

Anúncios

2 Comentários

  1. Valeu! Será muito útil. Obrigado. Éder Silva

    Comentário por éder — 05/09/2011 @ 00:26


RSS feed for comments on this post.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: