Dicas de Roteiro

25/08/2011

Guia de Comédia Britânico (Parte 2) – Perguntas e Respostas com Dave Cohen

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 20:57
Tags: , ,

Estamos de volta com esta série tirada do site The British Comedy Guide. Neste post temos uma entrevista com o roteirista Dave Cohen em que ele primeiramente fala sobre o seu curso de escrita de comédia e em seguida responde as perguntas mais frequentes:

Dave-Cohen

Perguntas e Respostas, com Dave Cohen:

Dave Cohen é um locutor de rádio e escritor de comédia que foi, por muitos anos, um dos maiores comediantes de comédia em pé da Inglaterra. Ele foi indicado para o Perrier, em 1984, e em 1985 começou o The Comedy Store Players com Paul Merton e Mike Myers. Em 1999, ele escreveu e atuou na aclamada série de seis partes Travels With My Anti-Semitism na BBC Radio 4.

Desde 2001, ele tem escrito para o Have I Got News For You, e em 2004 foi convidado por Fred Barron a juntar-se à equipe de roteiristas da sitcom My Family. Atualmente, ele tem sitcoms em desenvolvimento na BBC1, Channel 4 e Radio 4. Outros créditos de escrita incluem os programas vencedores do BAFTA, Sketch Show (ITV), Dead Ringers, Sunday Format, News Quiz e Jammin, que lhe valeram inúmeros prêmios Sony Radio. Ele também é um dos escritores do 15 Minute Musical e da terceira série de Not Going Out​​.

Umas poucas vezes por ano, Dave conduz o seu aclamado curso sobre como escrever e vender sitcoms. Pedimos para Dave nos contar tudo sobre o curso, e mais ainda…

O que eu recebo por gastar todo esse dinheiro?

Esperançosamente, um curso intensivo que foca você na melhor forma de continuar em direção ao seu objetivo de longo prazo de tornar-se um escritor de sitcoms remunerado. Começamos com piadas, então passamos rapidamente para as sitcoms, e vemos a melhor abordagem para conseguir terminar o seu trabalho.

Eu estou muito animado com isso porque desde que comecei a ensinar, o tão caluniado público de sitcoms foi finalmente arrastado para o século 21, graças ao The IT Crowd e o Not Going Out. Nós falamos sobre o que compõe uma sitcom de sucesso, e então passamos um tempo observando atentamente os personagens, o enredo e os diálogos – nunca perdendo de vista a única regra da comédia – ela tem que ser engraçada. Nós nos juntamos e trabalhamos em cenas e ideias. Com sorte, você vai adquirir uma noção da emoção de ter que produzir um trabalho sob pressão, que é uma parte importante do processo que eu não acho que vão lhe ensinar em nenhum outro lugar.

Além disso, falaremos sobre ‘encontrar a sua voz de comédia’. Esta é uma daquelas frases que os produtores preguiçosos citam sem informar aos escritores novatos o que diabos ela significa. Eu não posso prometer que você terá encontrado essa voz até o final do curso, mas espero, pelo menos, estar apontando você na direção certa.

Eu falarei brevemente sobre todas as maneiras pelas quais você pode entrar em comédia, além das sitcoms – que, afinal, é como muitos dos maiores escritores de sitcom começaram. Isto inclui escrever esquetes para o rádio, comédia em pé (e escrever com comediantes de comédia em pé), para a internet, para programas de jurados e comédias atuais. E haverá tempo de sobra para as Perguntas e Respostas.

No final, você recebe um robusto arquivo recheado de toneladas de informações úteis, incluindo diretrizes atuais sobre o que a  BBC Radio está procurando (com os meus comentários adicionados), uma tentativa de explicar como os departamentos de comédia da BBC, da ITV e dos Canais 4 e 5 trabalham, e uma lista enorme de contatos atualizados, e onde ir para obter as últimas informações.

E, claro, se você for um membro do BSG, recebe um desconto de 10 por cento!

Escrever – até aqui tudo bem. E sobre a outra metade do título – vender a sitcom?

Nós falamos um pouco sobre o processo de licenciamento, e, como eu mencionei acima, existem muitos comentários sobre o assunto, mas a verdade é que, na maioria dos casos, se um roteiro de sitcom está brilhantemente escrito, ele será vendido. Há exceções, quando, por exemplo, a emissora de TV está interessada demais em conseguir um veículo para uma de suas estrelas para realmente investir em uma escrita decente, mas para o resto de nós, mortais, nós só temos as nossas habilidades de escrita. Eu não posso escrever a sua brilhante sitcom para você, mas espero dar-lhe ajuda suficiente para empurrá-lo em direção aos seus objetivos.

Posso aprender a escrever piadas?

Er… não realmente. Essa é a habilidade com a qual você começa, que lhe diz se você deseja ou não perseguir viver como um escritor de comédia. Você pode aprender a tornar as suas piadas mais engraçadas, e como escrever mais delas. O meu ponto de partida é ensinar as regras básicas e a preparação que você precisa antes de escrever uma palavra – de modo que quando você chegar à história, ou à cena, você dê a si mesmo a chance de espremer o máximo humor dela.

A escrita de sitcom pode ser ensinada?

Bem, sim e não. Eu saliento que o que estou ensinando é o método que funciona melhor para mim. Certamente não é o único caminho. Graham Linehan, por exemplo, que é, na minha opinião, o melhor escritor de comédia que já vimos por 25 anos, tem uma abordagem completamente diferente. E "Seinfeld", uma das minhas sitcoms favoritas de todos os tempos, quase não segue nenhuma das "regras" que eu falo. Eu acho que "ferramentas" talvez seja uma palavra melhor do que regras, rima [N.T.: Em inglês, “tools” rima com “rules”.] e é mais engraçada. Quanto mais você sabe, mais fácil deve ser quebrar as regras. (Exceto a de que tem que ser engraçado!).

É realmente possível ganhar a vida como um escritor de comédia?

Sim, isso pode ser feito – mas é muito difícil. Você não deve ter ilusões quanto a isso. Existem talvez três ou quatro centenas de pessoas em todo o país [N.T.: No Reino Unido], vivendo de escrever comédia. Você pode, provavelmente, citar o nome de um par de dúzias. E, claro, esse número inclui agora um número crescente de escritores-artistas – pessoas como Al Murray, Lee Mack, Steve Coogan, Ricky Gervais, Matt Lucas, Liga de Cavalheiros, que ganham todos quantias substanciais como escritores. Então, provavelmente há outras 3 ou 400 centenas na periferia, que ocasionalmente ganham dinheiro escrevendo, mas não o suficiente para desistirem do emprego diário ou da herança da família. Então, existem milhares de pessoas tentando entrar de alguma forma.

Você fala sobre escrever filmes de comédia?

Eu tenho tendência a afastar-me desta área, por duas razões. Primeiro, o triste fato é que quase nenhum filme de comédia é feito neste país, a menos que eles já tenham um escritor de sucesso vinculado. Segundo, eu nunca ganhei a vida com roteiros de cinema, então não me sinto bem qualificado para ensinar sobre o assunto. No ano passado, Stack Danny veio à minha turma de fim de semana para falar sobre o que as empresas britânicas estão procurando em um filme de comédia, e há uma abundância de comentários dele. Danny, que é um dos maiores leitores de roteiro do país, agora está, ele próprio, alcançando o sucesso como escritor, e conduz um blogue brilhante para candidatos a roteiristas.

Leu algum bom livro sobre como escrever comédia?

Eu temo não ter lido tudo o que tem por aí. John Byrne e Marcus Powell são escritores de sitcom de sucesso, Marcus também é um excelente comediante de comédia em pé e um personagem cômico, então é garantido conseguir algumas dicas úteis deles.

Writing Sitcoms

Se realmente quer saber como escrever comédia brilhante, eu sugiro que você leia comédia brilhante. Os roteiros de Seinfeld e Frasier estão disponíveis em forma de livro, e existem centenas de excelentes roteiros de episódios que você pode encontrar na web – se você é um fã de sitcom eu garanto que vai encontrar roteiros de pelo menos três dos seus programas favoritos.

Por que tanta comédia na televisão é tão medíocre?

Porque, com o dinheiro tão apertado como está, os editores de licenciamento estão muito mais propensos a assumir um risco com alguém que já tenha sido bem sucedido do que com alguém novo. Dada a escolha entre apoiar um projeto superior com uma equipe inexperiente, e um projeto medíocre com uma equipe experiente, os encarregados inevitavelmente escolherão o projeto medíocre, porque as chances de sucesso são muito maiores.

Peter Fincham

Mesmo assim, todos os encarregados sabem que têm de correr riscos. O controlador da ITV, Peter Fincham (foto), cuja base é a comédia, assumiu riscos ao vincular relativamente desconhecidos da TV como Lee Mack e Omid Djalili, quando ele estava na BBC1. Os riscos parecem estar compensando, embora, infelizmente, Fincham tenha ido embora, então, quem sabe o que o seu sucessor fará.

Diabos, eu não tenho nenhuma esperança, tenho?

A distância entre onde você está agora e onde você quer estar pode parecer enorme nesta fase. Mas muitos já fizeram isso antes de você e muitos ainda farão. Você pode ter qualquer idade. E uma vez que você encontre a sua voz de comédia, as coisas podem acontecer muito rapidamente. A minha abordagem de ensino é dar-lhe a base sobre a qual construir a sua carreira.

Boa sorte!

Perguntas Frequentes…

Também pedimos a Dave para responder algumas Perguntas Frequentes – e você pode se surpreender com algumas das respostas…

Como eu consigo um agente?

Você se torna um escritor empregado antes. Há muito poucos agentes que aceitam escritores de comédia, e eles tendem a esperar que você esteja trabalhando antes de aceitá-lo. Ter um agente é útil quando você é um escritor empregado, mas nesta fase isso não é crucial para o seu sucesso.

Como eu impeço alguém de roubar a minha ideia?

Você não pode, e não vai. Se você for bom o suficiente, algo que você disse ou escreveu vai ser roubado em algum momento. Já aconteceu comigo várias vezes e eu gastei energia demais ficando amargo e alterado por causa disso. O melhor conselho que posso lhe dar vem do comediante de comédia em pé Mark Thomas, que estava interpretando um personagem "branco excêntrico tentando ser negro" em sua apresentação, anos antes de Ali G surgir. "O fato é", disse ele, "Sacha Baron Cohen pegou esse personagem e transformou-o em algo de muito mais sucesso do que eu poderia ter conseguido." Aceite isso, e siga em frente.

Como faço para formatar um roteiro?

Os produtores querem desesperadamente comprar o seu roteiro e, mais do que qualquer outra coisa, eles querem que ele os faça rir. Se ele fizer isso, eles vão lhe perdoar quaisquer erros de ortografia, erros gramaticais, espaçamento incorreto das margens, fontes de tamanho errado ou manchas de caneta Bic. Se você é disléxico, como muitos dos maiores escritores de comédia e artistas são, talvez você queira que um amigo legal dê uma olhada no seu trabalho antes de enviá-lo.

É verdade que não é o que você sabe, é quem você conhece?

Não. Se você conhece alguém que trabalha na televisão, ou alguém famoso, isso pode te arranjar uma apresentação para um emprego. Mas, uma vez que você esteja lá, se você não fizer o serviço, eles não irão mantê-lo ali. Pessoas famosas são convidadas a fazer favores, trabalhos de caridade, inaugurar supermercados (sim, elas ainda fazem isso) o tempo todo, e não há muito o que possam fazer por você. Muito ocasionalmente, alguém vai ficar famoso por associação com um nome realmente famoso, por exemplo, Dave Spikey através do Peter Kay. Mas Dave continua a conseguir trabalho agora porque as pessoas o querem, não porque ele é companheiro do Peter Kay.

Como eu mando o meu roteiro para um produtor de TV?

Fácil, você manda por e-mail para eles, ou manda pelo correio. Fazê-los lê-lo, isso é mais complicado. Se você nunca teve nada transmitido em rádio ou TV, não se surpreenda se aquele roteiro terminar sua vida no fundo de uma pilha que vai para a reciclagem na próxima vez que o produtor mudar de escritório. Ponha algumas esquetes ou piadas no rádio, ou na televisão, ou piadas na boca de um comediante atuante de comédia em pé, e então comece a fazer o seu nome circular. Uma vez que o produtor tenha se deparado com o seu nome, ele ou ela vai se sentir obrigado a ler o que você enviou. Eventualmente.

Última palavra…

Isso pode ser feito, mas não espere que o seu primeiro roteiro de sitcom seja aquele a fazer isso por você. Para usar um clichê bem usado, isso é uma maratona, não uma corrida de velocidade. Ponha o básico no lugar, e você deve fazer um progresso lento, mas constante.

=================================

Se você estiver interessado em tornar-se um escritor de comédia empregado, frequente os cursos de Dave. Para mais detalhes e o formulário de registro, visite www.raindance.co.uk. Mencione o British Comedy Guide no seu formulário de inscrição para obter um desconto de 10%.

british_comedy_guide_logo_small

Boa escrita pra você hoje! =D

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: