Dicas de Roteiro

24/08/2011

“Oito Regras Para Escrever Ficção”: Neil Gaiman

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 06:00
Tags: ,

Olá! Estou de volta com a continuação desta série tirada do site do jornal The Guardian (faz tempo que não volto a ela, mas eu não esqueci Smiley piscando):

teclado_m__quina_de_escrever_1

1. Escreva.

2. Coloque uma palavra depois da outra. Encontre a palavra certa, escreva-a.

3. Termine o que você está escrevendo. O que quer que seja que você tenha de fazer para terminá-lo, termine-o.

4. Coloque-o de lado. Leia-o fingindo que você nunca o leu antes. Mostre-o a amigos cuja opinião você respeite e que gostem do mesmo tipo de coisa.

5. Lembre-se: quando as pessoas dizem que algo está errado ou que aquilo não funciona para elas, elas quase sempre estão certas. Quando elas lhe dizem exatamente o que acham que está errado e como corrigi-lo, elas quase sempre estão erradas.

6. Corrija-o. Lembre-se que, mais cedo ou mais tarde, antes que ele chegue à perfeição, você terá que deixá-lo ir, e seguir em frente e começar a escrever a próxima coisa. Perfeição é como perseguir o horizonte. Mantenha-se em movimento.

7. Ria das suas próprias piadas.

8. A regra principal da escrita é que se fizer isso com segurança e confiança o suficiente, você está autorizado a fazer o que quiser. (Essa pode ser uma regra para a vida, bem como para a escrita. Mas é definitivamente verdade para a escrita.) Então escreva a sua história como ela precisa ser escrita. Escreva-a honestamente, e conte-a da melhor forma que puder. Eu não tenho certeza de que existam outras regras. Não as que importam.

Boa escrita pra você hoje! =)

Anúncios

2 Comentários

  1. Que bom que você não esqueceu.

    Esta série é bem interessante. Simples e interessante.
    E postou bem cedo, hein.

    Beijos.

    Comentário por Paulo Henrique — 26/08/2011 @ 17:45

    • Oi, Paulo Henrique! 😀

      É verdade, eu também gosto bastante das dicas e dos diferentes pontos de vista dos escritores, muitas vezes eles contradizem uns aos outros completamente! 😆

      Eu postei cedinho mas foi automático; é que meu dia seria cheio, por isso traduzi na noite anterior e agendei para a manhã seguinte, assim eu não perderia um dia no blog. Mas só consegui isso porque o texto era curtinho, tenho postado muitos artigos longos e trabalhosos ultimamente que me tomam tempo demais pra traduzir (seja pelo tamanho ou pela linguagem cheia de gírias ou frases idiomáticas, que me fazem procurar num montão de dicionários… arf!!). Mas o bom é que a gente está sempre aprendendo, né?

      Um beijo grande, Paulo Henrique, e um ótimo final de semana pra você! :mrgreen:
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 26/08/2011 @ 19:25


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: