Dicas de Roteiro

23/08/2011

HD x 35 milímetros

Filed under: Fotografia — valeriaolivetti @ 19:51
Tags:

Esta é uma aula que foi citada no último post, tirada do site Film School Online:

film_reel

Aspirantes a cineasta são muito sortudos em comparação com anos atrás. Hoje, você pode fazer um filme em quase qualquer formato e ainda ser levado a sério, supondo que você tenha uma grande história e investimentos de produção razoavelmente bons. Como foi mencionado antes, A Bruxa de Blair é um dos filmes independentes de maior sucesso de todos os tempos, todavia foi filmado com uma câmera de vídeo amadora (não digital).

Antes da revolução digital dos anos 1990, as coisas eram muito diferentes. Se o filme era rodado em um formato diferente do de 35mm, ele não tinha chance nenhuma de ser distribuído. O 16 milímetros não era levado a sério e o vídeo era uma piada. Estes padrões estavam tão arraigados na indústria, que até mesmo os atores estavam relutantes em trabalhar em filmagens que não fossem em 35mm.

Tudo isso mudou agora. Câmeras digitais acessíveis e de alta qualidade democratizaram a indústria. Ainda assim, o filme de 35mm é o padrão pelo qual todos os formatos de vídeo são julgados.

O vídeo já atingiu o mesmo nível de qualidade do 35mm? Cineastas da velha guarda dizem que "não", porque a capacidade de captura de imagens do 35mm é um "zilhão" vezes maior que a do vídeo. Este é realmente o caso? Vamos dar uma olhada mais de perto. A verdade pode surpreendê-lo.

Nota: o estudo abaixo é baseado na HD [High Definition – Alta Definição] clássica com 1.080 linhas de resolução horizontal. Em 2007, a primeira câmera ultra-HD foi apresentada, exibindo incríveis 4.520 linhas. Tenha isso em mente ao ler!

Comparação

Existem dois fatores que podem ser comparados: a cor e a resolução . A maioria dos observadores casuais vai concordar que, julgando um monitor de TV de qualidade, a cor da HD é verdadeiramente soberba. Para evitar uma arrastada discussão matemática, vamos aceitar isto pelo valor aparente e nos concentrarmos na comparação da resolução, que é o verdadeiro spoiler.

Resolução são os detalhes visíveis em uma imagem. Como os pixels são os menores pontos de informação do mundo digital, parece que comparar a contagem de pixels é uma boa maneira de comparar a resolução relativa.

O filme é analógico, por isso não existem "pixels" de verdade. No entanto, baseado em medidas convertidas, um quadro de 35mm tem de 3 a 12 milhões de pixels, dependendo da película, da lente e das condições de filmagem. Um quadro de HD tem 2 milhões de pixels, medida usando linhas de varredura de 1920 x 1080. Com esta diferença, o 35mm parece muito superior à HD.

Este é o argumento que a maioria dos puristas a favor do filme usam. A verdade é que os pixels não são o modo de se comparar resolução. O olho humano não consegue ver pixels individuais além de uma curta distância. O que podemos ver são linhas.

Consequentemente, os fabricantes medem a nitidez de imagens e componentes fotográficos usando um parâmetro chamado Função de Transferência de Modulação [Modulation Transfer Function (MTF)]. Este processo utiliza linhas (e não pixels) como base de comparação. Observe as linhas nesta tabela de resolução:

Resolution_Chart

Já que a MTF é um padrão da indústria, vamos manter este padrão para comparar a HD com o filme de 35mm. Em outras palavras, vamos fazer a comparação usando linhas em vez de pixels. Linhas de varredura são a forma como as imagens de vídeo são comparadas, então faz sentido deste ponto de vista também.

Resolução da HD

Como discutido anteriormente, definição padrão e alta definição referem-se à quantidade de linhas de varredura na imagem de vídeo. Definição padrão é de 525 linhas horizontais para NTSC e 625 linhas para PAL.

Tecnicamente, qualquer coisa que rompa a barreira de 625 linhas do PAL pode ser chamada de alta definição. As resoluções de HD mais comuns são 720p e 1080i linhas.

Resolução do 35 milímetros

Existe um estudo internacional sobre esta questão, chamado Resolução da Imagem do Filme de 35mm nas Exibições em Cinemas. Ele foi conduzido por Hank Mahler (CBS, Estados Unidos), Vittorio Baroncini (Fondazione Ugo Bordoni, Itália), e Mattieu Sintas (CST, França) .

No estudo, as medições MTF foram usadas ​​para determinar a resolução típica das cópias para exibição (theatrical release prints) e das cópias de teste (answer prints) em operação normal nos cinemas, utilizando filme 35mm, processamento, impressão, e projeção da melhor qualidade existente.

As cópias foram projetadas em seis salas de cinema em vários países, e um júri de especialistas fez a avaliação das imagens projetadas utilizando uma fórmula bem definida. Os resultados são os seguintes.

Resolução 35mm

Conclusão

Como o estudo indica, as diferenças percebidas entre a HD e o filme de 35mm estão desaparecendo rapidamente. Repare que eu uso a palavra "percebidas". Isto é importante porque não estamos rodando um filme para estudos de laboratório, mas sim para o público.

A esta altura, o público comum não consegue ver a diferença entre a HD e o 35mm. Até mesmo os profissionais têm dificuldade em distingui-los. Nós passamos por isso o tempo todo na NYU ("Isto foi rodado em filme ou vídeo?").

Novamente, o estudo foi baseado na HD padrão com 1.080 linhas de resolução horizontal. Agora temos a ultra HD com 4.520 linhas.

Com base nisso, o debate é discutível. 16mm, 35mm, DV e HD são todos ferramentas do cineasta. A questão não é qual formato é o melhor, mas sim, qual formato é o melhor para o seu projeto? A resposta, claro, está baseada num equilíbrio entre considerações estéticas e orçamentais.

cinema digital

Nos próximos dias teremos mais um artigo sobre este assunto, em que os diretores de fotografia explicam por que ainda preferem o filme.

Boa filmagem pra você hoje!

Anúncios

5 Comentários

  1. Este artigo é sensacional e desmitifica o 35mm. Não tinha idéia de que a resolução full hd poderia ser melhor nestes casos.

    Muito Obrigado pela elucidação!

    Comentário por Cláudio Júlio — 03/09/2011 @ 15:32

    • Olá, Cláudio Júlio, seja bem-vindo! =)

      Que bom que você gostou do texto! Eu postarei em breve um artigo que fala das opiniões dos diretores de fotografia sobre o HD e o 35mm. Espero que você goste!

      Um grande abraço, e obrigadão pela visita!
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 03/09/2011 @ 16:15

    • Achei a pesquisa citada no artigo: http://www.cst.fr/IMG/pdf/35mm_resolution_english.pdf

      Encontrei outra que compara projeções 2k e 4k em filme: http://www.etconsult.com/papers/Technical%20Issues%20in%20Cinema%20Resolution.pdf

      Ambos estão em inglês e possuem uma linguagem meio técnica, porém para quem quiser se aprofundar no assunto são excelentes.

      Comentário por Cláudio Júlio — 03/09/2011 @ 16:28

      • Vou estar esperando o próximo artigo sobre o tema ansiosamente.

        1 abraço!!!

        Comentário por Cláudio Júlio — 03/09/2011 @ 16:31

        • Puxa, Cláudio, adorei a sua pesquisa, muito legal os textos, já os salvei para (tentar) ler! :mrgreen: Realmente estão numa linguagem meio técnica, mas achei interessantíssimo!

          Valeu mesmo! E pode aguardar que lá pelo final desta semana esse texto sairá (é que estou terminando uma outra série antes, mas o lugar dele já está garantido). 😀

          Um abração,
          Valéria Olivetti

          Comentário por valeriaolivetti — 04/09/2011 @ 08:29


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: