Dicas de Roteiro

15/08/2011

Tamanho do Objeto

Filed under: Direção — valeriaolivetti @ 10:00
Tags: ,

Olá! Este é o segundo artigo gratuito do site Film School Online, e é sobre direção.

[Note que a nomenclatura de planos aqui não é igual à brasileira, mas uma tradução literal dos nomes dos planos que os americanos usam. Quando os planos coincidiam, eu optei pelos termos comumente usados por nós. Para ver a nomenclatura de planos utilizada no Brasil, visite a página da Wikipédia.]

DirectorChair360x360

TAMANHO DO OBJETO

Tamanho do objeto é o tamanho do objeto como ele aparece no quadro. Os tamanhos mais comuns são o plano geral (wide shot), o plano médio (medium shot) e o plano próximo (close shot, close-up, ou apenas close).  Nas extremidades do espectro estão o grande plano geral/plano geral extremo (extreme wide shot) e o plano detalhe (extreme close shot). A principal função do tamanho do objeto é transmitir informações da história ao orientar o público e enfatizar (ou des-enfatizar) o assunto.

tamanho do objeto

A estrutura clássica de planos para uma cena começa com um plano geral, corta para um plano médio, e culmina com planos próximos. Em outras palavras, o tamanho do objeto torna-se maior conforme a ação se intensifica. Este padrão pode ficar monótono, quando utilizado em todas as cenas. No entanto, é fundamental para entender como os planos se relacionam com a ação e podem ser usados como um trampolim para esquemas de cena mais criativos. A discussão a seguir detalha os diferentes tamanhos de objeto.

Plano Geral

O plano geral é utilizado principalmente para estabelecer o cenário ou a localização de uma cena. Já que os objetos aparecem pequenos no quadro, ele também pode ser usado para des-enfatizar, e é ideal para transmitir isolamento do personagem. Este plano de Um Corpo Que Cai atinge essas duas metas:

sample_establishing_shot

O plano geral tem dois inconvenientes: ele enfraquece o controle do diretor sobre a atenção do público e diminui o impacto da ação. Ele deve ser evitado quando detalhes importantes devem ser transmitidos. Planos gerais também são chamados de planos de ambientação/planos de estabelecimento (establishing shots).

Plano Próximo

O plano próximo é exatamente o oposto do plano geral; nele, o objeto é muito grande no quadro. Consequentemente, ele é usado para dar ênfase. Quando o objeto é um ator, qualquer coisa mais próximo do que o meio do tórax é considerado um plano próximo, ou close-up. Aqui, a cabeça do ator domina a composição. Existem vários tipos de planos próximos ao ator, como ilustrado neste fotograma de O Poderoso Chefão:

sample_close_shotsplanos proximos

Outra variação é o plano sobre o ombro, onde um ator é visto em close-up sobre o ombro de outro ator. Este plano é frequentemente usado em cenas de diálogos como uma ponte entre um plano de dois atores e um close-up:

sample_ots_bridge

planos2

O plano próximo é uma ferramenta poderosa e deve ser usado com moderação. Quando usado com muita frequência, o público torna-se insensível a ele e a sua eficácia é perdida.

Plano Médio

Como o nome indica, o plano médio cai entre o plano próximo e o plano geral. Quando o objeto é um ator, a parte superior do corpo domina o quadro, geralmente das coxas para cima. Filmes são constituídos principalmente de planos médios, com planos gerais e planos próximos usados ​​para orientação e ênfase, respectivamente.

Tamanhos Múltiplos

Uma composição pode ter múltiplos tamanhos de objeto. Por exemplo, um ator pode ser mostrado em close-up, enquanto outro está em plano inteiro. Isto permite que o público acompanhe a ação em primeiro plano e ao fundo simultaneamente. A técnica, chamada de foco profundo, foi iniciada por Orson Welles em seu filme que é um marco de referência, Cidadão Kane. O plano a seguir mostra os atores em plano próximo, plano médio, e plano inteiro:

sample_size_multi

Tamanhos Variáveis

O tamanho de um objeto pode ser variado durante um plano, ao se mover a câmera e/ou o objeto. Por exemplo, um ator em plano médio pode afastar-se da câmera para um plano geral, ou em direção à câmera para um close-up. Este plano de A Sombra de uma Dúvida se move de um plano médio para um plano detalhe:

sample_size_variable

Alturas de Corte

Deve haver um entendimento claro entre o diretor e o diretor de fotografia quanto a onde as linhas do quadro cortam o corpo do ator. Estas designações são chamadas de alturas de corte:

sample_cutting_heights planos

Uma regra das alturas de corte é que as linhas do quadro não devem cortar as articulações principais de um ator, já que isso tem um aspecto estranho na tela. As articulações principais incluem o pescoço, a cintura, os joelhos e os tornozelos. O diretor deve estar ciente de que essa terminologia pode variar ligeiramente de um diretor de fotografia para outro, por isso as definições devem ser claramente estabelecidas antes do início das filmagens.

Considerações técnicas

O jeito preferido de se alterar o tamanho do objeto é mover a câmera em relação ao objeto, ou vice-versa. O tamanho do objeto também pode ser variado alterando a distância focal da lente (ou seja, ampliação); no entanto, isto afeta a maneira como a imagem aparenta em termos de perspectiva de profundidade e profundidade de campo:

sample_depth_compression

Variação na Perspectiva de Profundidade

(Note o tamanho das pessoas no fundo)

Profundidade de Campo

Profundidade de campo é a quantidade de focagem aceitável atrás e à frente do objeto. Lentes focais curtas tendem a produzir uma ampla profundidade de campo, onde tudo no set aparece em foco (“foco profundo”). Lentes focais longas produzem uma profundidade de campo superficial, onde apenas a área do objeto está em foco.

sample_depth_of_field

Profundidade de campo superficial

Para evitar flutuações nestas variáveis ​​de um plano para o próximo, o diretor de fotografia escolhe uma distância focal e filma a cena toda com aquela lente. A câmera é então movida em relação ao objeto para criar o tamanho de objeto desejado.

Se você está interessado em aprender mais sobre os filmes utilizados nesta lição, clique no título ou na imagem (cortesia 20th Century Fox, MCA/Universal, Paramount, TCM, and Warner Brothers).

Boa filmagem pra você hoje! =)

Anúncios

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: