Dicas de Roteiro

03/08/2011

As 12 Perguntas Essenciais Que Todo Escritor Deve Responder – Parte 11

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 12:00
Tags: , , ,

Eis a antepenúltima parte de nossa série tirada do site Storymind e de autoria de Melanie Anne Phillips:

pergunta11

10. Preocupação da História Geral

Dentro do cenário no qual a sua história se passa há uma área de importância compartilhada para todos os personagens em sua história. Selecione o(s) item(s) que melhor descreve(m) esta Preocupação. Preocupação da História Geral: os objetivos ou interesses procurados pelos Personagens Gerais.

Os Problemas podem se manifestar de várias maneiras. Portanto, simplesmente definir a natureza de um Problema não prevê necessariamente o seu efeito. Por exemplo, se o Problema é que não há dinheiro suficiente para pagar o aluguel, isso pode motivar uma pessoa a beber, mas uma outra a ter um segundo emprego. Os efeitos de um Problema não são necessariamente coisas ruins, mas simplesmente coisas que não teriam acontecido exatamente daquela forma sem a existência do Problema. É a mesma coisa com a Preocupação.

A escolha da Preocupação determina a principal área afetada pelo Problema da história e serve como um indicador geral de sobre o que se trata a história.

A Preocupação de uma história tende a girar em torno de uma área definível de atividade ou exploração. Este eixo central pode ser interno tal como Memórias ou Conceber uma Ideia (criar uma ideia). Ou pode ser externo, tal como Obter ou Como as Coisas Estão Mudando. Ao escolher uma Preocupação, muitas vezes é útil perguntar: "Quais destes itens eu quero que os personagens da minha história examinem?"

Tenha em mente que a Preocupação apenas descreve O QUE está sendo olhado. COMO olhar para isso é determinado pela escolha do Assunto. A escolha da Preocupação estabelece limites para a quantidade de terreno dramático que o Tema pode, potencialmente, abranger e, portanto, inclui alguns tipos de considerações e exclui outros.

Três das 16 Preocupações são Obter, Compreender e Como as Coisas Estão Mudando. Por exemplo, uma Preocupação Obter pode ser vista em Corpos Ardentes, conforme tanto a esposa (Matty Walker, interpretada por Kathleen Turner) e o advogado (Ned Racine, interpretado por William Hurt) estão preocupados em obter dinheiro. Isto os impulsiona a tramar o assassinato do marido rico dela, o que leva a complicações posteriores para o advogado ingênuo.

Uma Preocupação Compreender é vista em Contatos Imediatos de Terceiro Grau, conforme tanto Roy Neary e Jillian Guiler (interpretados por Richard Dreyfuss e Melinda Dillon) estão tentando compreender por que eles estão atraídos pela Torre do Diabo. Ao mesmo tempo, os cientistas estão tentando entender o que está acontecendo nos céus através do aumento do número de avistamentos extra-terrestres, dos consistentes tons musicais que estão recebendo do Espaço, e outros sinais incomuns vindos do alto.

Uma Preocupação Como as Coisas Estão Mudando é explorada em Dança com Lobos, conforme tanto os Sioux e o Tenente John Dunbar (interpretado por Kevin Costner) estão preocupados com a forma como as coisas estão indo entre os nativos americanos e os homens brancos que estão invadindo as suas terras e eliminando os seus meios tradicionais de sobrevivência – principalmente o búfalo. Os soldados brancos também estão preocupados com o modo como as coisas estão indo entre os nativos americanos e eles mesmos, além da progressiva influência que a ferrovia está tendo na fronteira ocidental.

Exemplos de Preocupações de História Objetivas:

TÍTULO PREOCUPAÇÃO
Blade Runner Obter
Corpos Ardentes Obter
Chinatown O Passado
Contatos Imediatos de Terceiro Grau Compreender
Dança com Lobos Progresso
Quatro Casamentos e Um Funeral Tornar-se
Hamlet Memória
Na Linha de Fogo O Pré-consciente
O Fugitivo O Futuro
O Veredicto O Futuro
Quem Tem Medo de Virginia Woolf? Conceitualizar

Boa escrita pra você hoje! =)

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: