Dicas de Roteiro

29/07/2011

As 12 Perguntas Essenciais Que Todo Escritor Deve Responder – Parte 7

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 10:58
Tags: , , ,

A seguir está mais uma parte desta série do site Storymind e de autoria de Melanie Anne Phillips:

pergunta7

6. Limite da História – Determinado por Tempo ou por Opção

A fim de criar tensão em seu público, você vai querer estabelecer um limite para a história. Este limite vai indicar ao público o que vai levar a história a um momento de verdade, seja ficar sem tempo ou ficar sem opções. Se você quiser que a tensão aumente conforme os seus personagens ficam sem tempo, escolha Limite de Tempo. Se você quiser que a tensão aumente conforme os seus personagens ficam sem opções, então escolha Limite de Opção.

Todo argumento deve chegar a um fim ou nenhum conceito pode ser passado. O mesmo é verdadeiro para as histórias. Para um autor explorar um problema, um limite para o alcance do argumento deve ser estabelecido.

Para estabelecer quanto terreno o argumento cobrirá, os autores limitam a história em duração ou em tamanho. Limites de Tempo criam um argumento em que "vale tudo" dentro dos limites de tempo previsto. Limites de Opção criam um argumento que vai se estender o tempo necessário para garantir que todos os assuntos especificados sejam discutidos.

Ao selecionar o tipo de limite em função na sua história, você restringe ou a duração do argumento (Limite de Tempo), ou o terreno coberto (Limite de Opção).

Por exemplo, no filme 48 Horas, mais tempo na verdade mudaria a natureza dos esforços do policial estressado Cates de rastrear um assassino em série. Se ele tivesse tempo suficiente para uma busca sem pressa por conta própria, Cates (interpretado por Nick Nolte) poderia não precisar de "pegar emprestado" o presidiário tagarela Reggie (Eddie Murphy) da prisão. Assim, a história contém um Limite de Tempo, claramente declarado em seu título, para impulsionar a ação ininterrupta para a frente.

Em Fuga à Meia-Noite, entretanto, o "trabalho fácil" do caçador de recompensas Jack Walsh de voar com o contador e fugitivo da condicional, Jonathan Marduka (interpretado por Charles Grodin), da cidade de Nova Iorque para Los Angeles, torna-se um pesadelo logístico conforme suas opções se tornam cada vez mais limitadas. Walsh (Robert De Niro) tenta de todos os meios disponíveis transportar Mardukas para Los Angeles, mas Mardukas veta cada um por um bom motivo. Mais atrasos são causados, permitindo que os mafiosos, os agentes do FBI e os caçadores de recompensas rivais sigam seu rastro para alcançá-los conforme a perseguição se intensifica. Se um Limite de Tempo estivesse em função aqui, Walsh ignoraria o medo professo de Mardukas de voar no início e o forçaria a estar no primeiro avião para Los Angeles, chegando antes do prazo se esgotar… mas essa seria uma outra história.

Exemplos de Limite de Tempo e de Opção

Limite de Tempo Limite de Opção
A Lenda dos Beijos Perdidos A Tartaruga e a Lebre
48 Horas Fuga à Meia-Noite
Matar ou Morrer Guerra Nas Estrelas
Um Conto de Natal Hamlet
Domingo Negro O Veredicto

Boa escrita pra você hoje!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: