Dicas de Roteiro

18/06/2011

As 12 Perguntas Essenciais Que Todo Escritor Deve Responder – Parte 2

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 16:00
Tags: , , , ,

Oi, pessoal! Estou de volta com a segunda parte de nossa série tirada do site Storymind e de autoria de Melanie Anne Phillips:

Book question

1. A Determinação do Personagem Principal – Se Altera ou É Firme?

O Personagem Principal representa a posição do público na história. Portanto, se ele muda ou não tem um enorme impacto na experiência da história que o público vivencia e na mensagem que você está enviando a ele. Alguns Personagens Principais crescem a ponto de mudar a sua natureza ou atitude a respeito de uma questão pessoal central, como Scrooge em Um Conto de Natal. Outros crescem em sua determinação, agarrando-se à sua natureza ou atitude contra todos os obstáculos, como o Dr. Richard Kimble em O Fugitivo.

A Mudança pode ser boa se o personagem estiver no caminho errado, para começar. Ela também pode ser ruim, se o personagem estava no caminho certo. Da mesma forma, manter-se Firme é bom se o personagem estiver no caminho certo, mas ruim se ele estiver equivocado ou errado.

Pense sobre a mensagem que você deseja enviar para o seu público, e se o caminho do Personagem Principal deve representar o modo apropriado ou inapropriado de lidar com a questão central da história. Então selecione a mudança ou a firmeza do Personagem Principal de acordo com isso.

Você quer que a sua história leve o público ao ponto de alterar ou ao de reforçar a visão atual dele? Curiosamente, escolher um Personagem Principal firme pode levar o público a mudar, e escolher um personagem que mude pode influenciar o público a permanecer firme. Por quê? Depende se o seu público compartilha ou não do ponto de vista do Personagem Principal, para começar.

Suponha que o seu público e o seu Personagem Principal NÃO concordem quanto ao modo de proceder em relação à questão central da história. Mesmo assim, o público ainda vai se identificar com o Personagem Principal, porque ele representa a posição do público na história. Assim, se o Personagem Principal desenvolve a determinação de permanecer firme e é bem sucedido, então a mensagem para o seu público é: "Mude e adote a visão do Personagem Principal se você deseja ter sucesso em situações semelhantes."

Claramente, uma vez que mudar ou permanecer firme pode levar tanto ao sucesso ou ao fracasso em uma história, quando você leva em conta onde o público se coloca, um grande número de diferentes tipos de impacto no público podem ser criados por sua escolha. Ao responder esta questão, portanto, considere não somente o que você quer que o seu Personagem Principal faça como um indivíduo, mas também como isso influencia a mensagem da sua história e onde o seu público se situa em relação a essa questão, para começar.

Exemplos de Personagens Principais que Mudam & que são Firmes:

MUDA

É FIRME

Scrooge, Um Conto de Natal Jó, A Bíblia

William Munny, Os Imperdoáveis

Dr. Richard Kimble, O Fugitivo
Luke Skywalker, Guerra Nas Estrelas Laura, À Margem da Vida
Judah Rosenthal, na história Crimes, em Crimes e Pecados Cliff Steam, na história Pecados, em Crimes e Pecados
James Bond, 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade James Bond, na maior parte dos outros filmes de 007
Frank Galvin, O Veredicto David Moscow, em Quero Ser Grande

Mudar ou permanecer firme

Boa escrita pra você hoje!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: