Dicas de Roteiro

08/06/2011

Como Escrever Um Manual do Jogador de Videogame

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 09:18
Tags: , ,

Oi, galera, desculpe o sumiço. Tive um monte de problemas este mês, mas já foram resolvidos e eu espero poder voltar aqui com mais frequência daqui em diante. Como prometido, aqui vai o complemento do último post. Este artigo também foi tirado do site How To Write Anything, assim como também é de autoria de Will Kalif. Ele tem um site cheio de dicas sobre como escrever jogos chamado Make Video Games. Se vocês estiverem interessados em mais textos sobre este assunto, é só falar! Afinal, este é um ramo que tem crescido muito, seja de jogos para consoles, PCs, celulares ou tablets, e creio que ainda tem muito espaço para novos talentos. Então, para quem gosta, mãos à obra! :mrgreen:

joao-videogame

Então, você joga videogames e talvez seja muito bom nisso. Talvez você tenha pensado em fazer videogames, mas a tarefa parece um pouco assustadora. Se você tem alguma habilidade para escrever e manter um monte de informação organizada, você pode querer tentar escrever o seu próprio manual de jogo. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escrever fantásticos guias de videogames.

Se você está interessado na carreira de fazer jogos de vídeo mas não sabe por onde começar, escrever um manual para jogadores é uma boa primeira opção. Isso lhe dará uma boa compreensão da jogabilidade dos jogos e de como eles são estruturados. Você não tem que ser um grande escritor para criar um ótimo guia, mas tem que saber algumas regras básicas. Isso também lhe dará uma ótima percepção e experiência para fazer os seus próprios jogos no futuro.

Decida qual tipo de manual de jogo você vai escrever

Há muitos tipos diferentes de manuais e a primeira coisa que você precisa decidir é qual o tipo que você vai escrever. Existem quatro tipos diferentes, e o primeiro tipo é o walkthrough [passo a passo]. Este é o tipo mais comum, onde você guia o jogador através de uma série de passos no jogo. Este pode ser um manual completo ou apenas um guia até um determinado destino ou missão. O segundo tipo é o guia de personagens, que explica muitas das diferentes qualidades, opções e habilidades de um tipo específico de personagem. O terceiro tipo é o manual do principiante, que ajuda os novatos a se familiarizarem com um jogo, como ele funciona, e como a interface funciona. O quarto tipo é um manual de desempenho, que ajuda os jogadores a atingirem determinados níveis e metas dentro de um jogo.

Depois de ter decidido qual o tipo de guia que vai escrever, você precisa embarcar no passo mais importante do processo – você precisa começar um caderno e fazer anotações. Você pode ter um grande conhecimento do jogo, mas o leitor não tem, e ao escrever o seu manual você pode deixar de fora pequenos detalhes que são simples para você, mas que não são conhecidos pelo seu público. Faça um monte de anotações detalhadas e nunca faça suposições sobre o que o leitor do seu guia sabe. Se o seu manual vai ser longo e complexo, você pode querer usar técnicas de fluxograma para lhe ajudar a entender as escolhas e decisões que são tomadas no jogo. Fluxogramas são uma ótima maneira de gerenciar tarefas complexas, com muitas decisões.

Consiga uma segunda opinião

Outra coisa fundamental que você deve fazer ao escrever um manual é arranjar a opinião imparcial de alguém. Pode ser de um amigo, colega, ou mesmo de uma pessoa anônima que você encontra em um fórum ou site. O importante é que a pessoa realmente tente usar o guia sem você lhe dar quaisquer sugestões ou dicas. Esta pessoa vai te dar dicas e feedback sobre as seções que foram difíceis de entender ou que não pareceram fazer sentido. Considere qualquer feedback como a parte mais importante do processo. É fácil para você seguir o seu guia, afinal de contas, você que o escreveu. Mas outra pessoa seguindo-o não tem a mesma compreensão que você tem. Portanto, consiga algum feedback e faça quaisquer alterações que esclareçam as coisas para os outros jogadores. Uma coisa importante para pensar aqui é que se você tem que explicar qualquer coisa que seja para o usuário-teste do seu manual, então algo precisa ser corrigido no guia. Ele deve ser completamente autônomo e compreensível sem você explicar nada. Você não será capaz de explicar as coisas para todos os seus leitores, né? Se o seu leitor-teste tiver dúvidas, você deve anotá-las e incorporar as suas respostas na versão escrita do manual.

Algumas dicas finais

Você deve sempre escrever alertas de spoiler no início do seu manual ou em diferentes sub-seções. Deixe o leitor saber que você vai esclarecer tarefas e problemas muito específicos do jogo. Algumas pessoas gostam que os problemas sejam resolvidos para elas, mas muitos jogadores gostam do desafio de desvendar certas coisas por si mesmos. Ao escrever alertas de spoiler, você dá ao seu leitor a opção e o controle sobre como ele ou ela joga o jogo.

Se você está tentando fazer o seu primeiro manual de jogo, deve levar em consideração fazer um pequeno. Aceite o desafio de apenas uma pequena parte do jogo ou de apenas uma determinada tarefa ou missão. Isto irá ajudá-lo a desenvolver algumas habilidades de escrita e lhe ajudará a evitar o desânimo de não terminar o guia. Escrever um manual de grande porte pode ser uma tarefa difícil, e pode ser fácil você desistir dele. Comece com um guia pequeno e finalize-o a fim de obter a satisfação de ter o projeto concluído.

As chances são de que você esteja muito entusiasmado com um videogame em especial e tenha muito conhecimento sobre ele. Você provavelmente gosta muito de jogar o jogo e ao escrever um manual de jogadores você pode exibir os seus conhecimentos e obter ainda mais prazer ao ajudar outras pessoas a jogarem-no. Você não tem que ser um grande escritor para montar um ótimo guia, mas precisa seguir algumas regras simples: mantenha a informação organizada, comunique-se claramente com o seu público e arranje alguém para testar o seu guia, prestando muita atenção a qualquer feedback que lhe seja dado.

Halo-3-videogame

Boa escrita pra você hoje!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: