Dicas de Roteiro

26/03/2011

Quando É Hora de Afastar-se de Uma Ideia?

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 22:39
Tags: , ,

O texto de hoje é do roteirista e professor universitário de roteirismo D. B. Gilles e foi tirado do site Hollywoodlitsales:

Escrevendo

Quantos roteiros você já começou, mas nunca terminou por um motivo ou outro? Segundo ato fraco? Terceiro ato problemático? Nenhuma história? Sem entender o que o seu personagem principal quer? O que for.

Se você for como a maioria dos roteiristas que eu conheço, você se depara com seu obstáculo e tenta aguentar até encontrar seu caminho para a luz. Mas há outros roteiristas, inclusive eu, que têm pelo menos um ou dois projetos que simplesmente não conseguem terminar. E o motivo de não poderem terminá-lo é porque eles perderam o senso de perspectiva.

A ideia que parecia tão promissora em um argumento ou tratamento. A ideia que funcionou tão bem durante o primeiro e o segundo atos. A ideia que pareceu desmoronar conforme você entrou no terceiro ato e caiu numa fenda. O final que parecia tão lógico e satisfatório, agora parece previsível e sem credibilidade.

Essas coisas podem não só arruinar o seu dia, mas várias semanas e meses. Não ser capaz de descobrir o que está errado pode imobilizá-lo a tal ponto que você não pode suportar nem mesmo sentar frente a seu computador e tentar. Você assiste muita televisão ou vai ao cinema ou aluga filmes. Faz tudo o que pode para evitar o problema.

Às vezes você faz uma fraca tentativa de começar algo novo, mas nada vem até você. Ou se alguma coisa vem, você perde o interesse rapidamente. Seus pensamentos continuam voltando para esse projeto, como uma mulher que terminou com você e você não consegue tirá-la de sua cabeça.

A chave para resolver este problema é realmente afastar-se dele. Para dizer que algum dia você poderia voltar para ele, mas também dizer "Eu estou farto dele."

Não é fácil, especialmente porque você esteve obcecado por ele por meses, mas depois que você puder oficialmente arrastar o documento para fora do seu desktop e para dentro de um arquivo de projetos abandonados ou coisas para as quais você pretende voltar, isso vai ficar mais fácil. E um dia você vai acordar sem angústia, pronto para começar algo novo.

Será que você vai voltar para o projeto algum dia? Talvez. Talvez não. Mas o objetivo maior é libertar a sua mente e começar a escrever novamente.

Romero_Brito_notebooksBoa escrita pra você hoje! Alegre

Anúncios

4 Comentários

  1. Estou numa situação semelhante em relação ao guião que estou a escrever. Fiquei encalhado à 20ª página e parecia que já não fazia mais sentido. Entre ontem e hoje lá consegui incluir mais uma cena que pode trazer algum significado. Amanhã vejo se vale a pena continuar.

    Comentário por João Jorge — 28/03/2011 @ 23:26

    • Olá, João Jorge!

      Eu já passei por isso várias vezes, e alguns roteiros continuam na gaveta – depois de dez anos(!) – mas outros, ao voltar a eles uns poucos anos depois, eu descobri que tinha lido, ou visto algum documentário ou notícia, ou vivido algo que servia exatamente para consertar (e enriquecer) aquela história! Se eu tivesse batido com a cabeça na parede tentando consertá-la antes, não teria conseguido, ou pelo menos ela não estaria tão boa quanto está agora. Coisas misteriosas do destino…

      Um beijo grande! =D
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 29/03/2011 @ 08:45

  2. cara valéria, em primeiro lugar um abraço. sou de curitiba e estou me inteirando desse segmento de roteiros. você tem algum conhecido que ministre cursos de roteiro para iniciantes por aqui? abs fabiani

    Comentário por luiz — 02/04/2011 @ 22:03

    • Olá, Fabiani!

      O excelente site Roteiro de Cinema tem uma lista sempre atualizada de cursos de roteiro pelo Brasil todo, inclusive Curitiba. Dá volta e meia uma passada lá pra ver as novidades. Aqui vai o link da seção de cursos:

      http://roteirodecinema.com.br/cursos.htm

      Um grande abraço, Fabiani, e obrigada pela visita! =)
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 03/04/2011 @ 07:51


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: