Dicas de Roteiro

24/03/2011

A Procrastinação Está Impedindo o Seu Sucesso?

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 13:13
Tags: , ,

O texto de hoje foi tirado do boletim eBook Crossroads Insider, e escrito por Diane Thomas. Ela faz um pequeno merchandising no final, que eu deixei:

Jean_Cocteau

Isso é algo em que sou muito boa! Eu aprendi, porém, que todo mundo procrastina. Adiar coisas é simplesmente parte de ser humano. Mas se você faz isso de forma consistente, provavelmente há alguma outra coisa acontecendo.

Vamos dar uma olhada em porque podemos estar adiando determinadas tarefas repetidas vezes.

Você pode se surpreender ao saber que procrastinadores tendem a ser perfeccionistas. Você pode não se surpreender ao saber que o medo é um grande motivador da procrastinação.

Então aí está! Você tem medo de terminar aquele livro, de lançar aquele produto, de escrever aquela carta de vendas etc., porque aquilo pode não ser bom o suficiente para você – pior ainda, aquilo pode fracassar completamente.

Uau, que tolos egoístas devemos ser!

Eu não sei quanto a você, mas eu nunca tencionei não terminar um projeto por ter medo de que ele não fosse bom o suficiente.

Eu sempre tenho razões válidas para não concluir projetos. Eu sou uma pessoa muito ocupada e simplesmente pode não haver horas suficientes no dia. Às vezes surgem outras coisas que devem ser resolvidas primeiro.

Bem, certo, estas realmente soam como desculpas, não é?

Se você acha que não há nenhuma esperança para nós, coragem! Ninguém está além da ajuda. Este é um hábito que tem uma origem específica e é um hábito que pode ser superado.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para começar a quebrar o hábito:

  • Seja realista em relação a quanto tempo o seu projeto levará.
  • Sinta-se responsável. Defina um prazo – e cumpra-o.
  • Faça um plano ou esquema para que a tarefa seja dividida em partes pequenas e em ordem de como cada uma deve ser feita.
  • Não seja negativo. Pense os bons pensamentos. Você vai ser um autor, vai ganhar muito dinheiro etc.
  • Consiga ajuda. Peça a um amigo para lhe ajudar a continuar no caminho certo. Junte-se a um grupo de escrita. O que for necessário.

Espero que estas ideias ajudem-no a livrar-se do seu hábito de procrastinação. E se você estiver realmente sério quanto a obter o reconhecimento e a renda que você merece por concluir projetos, eu encontrei um ótimo livro que está me ajudando a quebrar o meu hábito!

Este é um verdadeiro livro para o pontapé inicial que está me fazendo levantar do meu traseiro, e me empurrando para conseguir terminar os meus projetos. Ele divide tudo em partes passo-a-passo que são fáceis de implementar.

Então venha comigo e chute o seu hábito!

Clique aqui para saber mais – http://www.helpwritingbook.com/?hop=dimar

====================

Pensamento de despedida:

"Almeje o sucesso, não a perfeição. Nunca desista do seu direito de estar errado, porque aí você vai perder a capacidade de aprender coisas novas e de seguir em frente com a sua vida". ~ Dr. David M. Burns

Para o Seu Sucesso Ilimitado,
Diane

pitchers-30-january-2009-001

FRASES DA TIRINHA:

1º Quadrinho: – Ninguém sabe de NADA!! ~ William Goldman

2º Quadrinho: – Se você esperar por inspiração, você não é um escritor, mas um garçom. [N.T.: Ou “pessoa que espera” – é um trocadilho com a palavra waiter, que vem de wait = esperar.]

– A história não está no enredo, mas na narrativa.

– O melhor modo de ter uma boa ideia é ter muitas ideias.

– Drama é vida, com as partes chatas cortadas.

3º Quadrinho: – Não faça isso certo, ponha-o no papel!!

– Não existem produtos idiotas, apenas escritores idiotas!

– Escrever é muito mais fácil se você tem algo a dizer.

– Sem lágrimas no escritor, sem lágrimas no leitor.

– Você não pode esperar por inspiração. Você tem de persegui-la com um porrete.

– Escreva sobre o que você sabe!

4º Quadrinho: – A carreira de um artista sempre começa amanhã.

– Escrever é reescrever.

– Nós não escrevemos porque desejamos. Escrevemos porque precisamos. ~ W. Somerset Maugham

 – Ninguém sabe de NADA!!

writing

Como disse o jornalista e político Carlos Lacerda (1914-1977): “Só tem certeza de alguma coisa quem estiver muito mal informado.”

:mrgreen: Boa escrita pra você hoje! :mrgreen:

Anúncios

4 Comentários

  1. ahahahahaha show!
    não ter certeza de nada, na verdade, é a certeza de tudo!
    adoro ler essas coisas que nos impulsiona lá pra frente…
    adorei, valéria
    bjs

    Comentário por carol marçal — 24/03/2011 @ 17:47

  2. Ótimo! Preciso imprimir isso e colocar no meu quadro de avisos, herere.

    Comentário por Leo Romano — 26/03/2011 @ 09:34

  3. Queria ter mais tempo para escrever sobre isso, mas amanhã não vou ter tempo mesmo. Então vou escrever agora embora não vá ficar do jeito que eu queria. Lá vai. O procrastinador. Daria um bom nome para um filme, hein? Voltando, o procrastinador não é um vagabundo, ah tá, ta, às vezes é. O roteirista americano William Goldman costuma dizer que “Não há nada mais fácil no mundo do que não escrever”, talvez o contrário seja também verdade. Mas o procrastinador não é um preguiçoso, mas é na maioria das vezes um perfeccionista e este mesmo perfeccionismo que o impulsiona também o paralisa.
    O mundo é de quem faz. Eu tive um professor que dizia que tudo, mas tudo no mundo é mal feito, de carros a operações cirúrgicas. Quantos erros você já viu por aí? O meu professor dizia que apenas fazer já é um diferencial. Ele dizia “Faça, não se preocupe tanto com a qualidade do resultado. Melhor fazer alguma coisa mesmo que não seja perfeita do que ficar pelo caminho”.
    Eu tinha outro “professor”, este entre aspas, tá? Que recomendava não se apaixonar demais por uma mulher, recomendava certa contenção. Se você se envolve demais, muitas vezes é decepcionando e acaba sofrendo de graça ou é dominado pela mulher ou acaba mantendo um relacionamento desequilibrado e nada saudável.
    Mas você pergunta onde eu quero chegar com isso?
    O Bráulio Mantovani, um dos nossos maiores roteiristas, com certeza o mais badalado do momento. Atuou na maioria dos seus filmes como roteirista contratado. Com mais de dez anos de estrada só ano passado teve o seu primeiro romance publicado , “Perácio – Relato Psicótico”. E este ano teve a sua primeira peça montada “Menecma”.
    E você pergunta, novamente, onde eu quero chegar com isso?
    Quero dizer não se envolva tanto. Faça um projeto que não é seu ou que não é só seu. Se você achar o parceiro de trabalho certo, isso vai de dar uma liberdade incrível e um maior descompromisso, pois afinal de contas aquele não é o projeto da sua vida. Invista em alguma coisa menor que você não dá tanto importância, parece paradoxal, mas isso vai te dar perspectiva para mais tarde você tirar aquele roteiro dos sonhos da gaveta e chegar a uma versão que te deixe minimamente satisfeito. É isso que eu estou fazendo agora, deixando alguns projetos mais pessoais um pouquinho de lado, para trabalhar em outros nos quais eu dividirei, com um co-roteirista, os louros das glórias, mas também os pesos dos fracassos.

    Comentário por Antunes — 28/03/2011 @ 01:48

    • Oi, Antunes! =D

      “O Procrastinador” é um título de filme incrível, sonoro e impressionante! Só que o protagonista ficaria o filme todo fugindo do seu dever, e acabaria sem ter realizado nada! Rsrs! Mas pelo menos o título impressiona! Rsrs!

      Perfeccionismo e medo de críticas são pragas! Meu pai costumava dizer que “O ótimo é inimigo do bom.” Ou seja, se almejarmos sempre apenas a excelência, na maioria das vezes acabando nem fazendo o bom. É melhor fazermos “apenas” o bom do que não fazermos nada, não é mesmo?

      Legal você ter encontrado a sua forma de superar o bloqueio de escritor. E muito bacana você divulgar isso aqui, pra ajudar o pessoal! O meu bloqueio eu estou “tratando” com os quinze minutos mágicos e, recentemente, com o “Não quebre a corrente”. Os dois juntos têm feito maravilhas para mim!

      Um beijo grande, Antunes, e muito sucesso!
      Valéria Olivetti =)

      Comentário por valeriaolivetti — 29/03/2011 @ 08:56


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: