Dicas de Roteiro

22/03/2011

Não Se Deixe Enganar Pelos Mitos

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 10:54
Tags: ,

O artigo de hoje foi escrito pelo roteirista Danek S. Kaus e tirado do site Screenwriting Basics:

funny-gifs-fun-with-magnets

Este gif animado não tem nada a ver com o texto, mas achei ele divertido! Gargalhando

Eu queria ser cientista só pra passar o dia criando essas bobagens! Smiley mostrando a língua

Existem muitos mitos sobre a natureza do roteirismo, a maioria deles perpetuado por pessoas sem experiência nenhuma dos processos da indústria do cinema. Aqui estão alguns que você pode jogar fora.

QUALQUER UM PODE ESCREVER UM ROTEIRO. Na verdade, escrever roteiros é extremamente difícil para a maioria das pessoas. É uma forma de escrita que muito poucas pessoas que tentam conseguem dominar, mesmo romancistas de sucesso.

O corolário desse mito é a ideia de que porque existem tantos filmes ruins lá fora, você pode escrever um roteiro ruim e vendê-lo.

Filmes ruins podem ser o resultado de vários fatores, e não é o menor deles o fato de que frequentemente escritores diferentes são trazidos em variadas fases, e o fato de que os diretores, produtores e atores de alto escalão muitas vezes têm uma visão diferente do filme terminado. Em outras ocasiões, os investidores, que muitas vezes não têm sensibilidade criativa nenhuma, também contribuem com suas ideias, junto com seus investimentos.

VOCÊ TEM QUE CONHECER ALGUÉM PARA ENTRAR NO RAMO. Como qualquer outra indústria, ajuda se você tiver contatos. Mas recém-chegados entram no ramo de roteiro todo ano. Com certeza, pode ter levado anos para eles aprimorarem suas habilidades e fazerem contatos, mas isso pode ser feito.

O MEU ROTEIRO VAI ABALAR HOLLYWOOD. Todo mundo em Hollywood já leu um montão de roteiros. O seu roteiro teria que ser muito além da qualidade do Oscar para sequer causar uma leve agitação, quanto mais criar algum alvoroço.

FORMATO NÃO É TÃO IMPORTANTE. Errado, errado, errado. E mais errado. A primeira coisa que alguém em Hollywood faz quando pega um roteiro é olhar para a formatação. Se não estiver correta, eles o jogam fora.

VOCÊ DEVE IR DIRETO AO TOPO PARA VENDER O SEU ROTEIRO. Isso quase nunca acontece. Produtores, diretores e outros participantes não vão falar com você, a menos que você seja representado por um empresário ou agente.

É O MEU ROTEIRO, EU DEVO DIRIGI-LO. Continue sonhando. A menos que você tenha se estabelecido como diretor ou produtor, ou como um perito em algum aspecto específico do cinema, ninguém vai confiar em você para estar à frente de um empreendimento multi-milionário.

ESCRITORES DEVEM ESCREVER, E NÃO ENVOLVEREM-SE NA VENDA DE SEUS ROTEIROS. Escritores devem ter um papel ativo na venda de seus roteiros. Escrever roteiros é apenas uma parte do trabalho de um escritor. Isso é chamado de "Show Business" por um motivo. Os escritores devem tratá-lo como tal.

desafio

Boa escrita pra você hoje! writing-063

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: