Dicas de Roteiro

18/03/2011

Monitorando o Público no Cinema

Filed under: Direção,Produção,Roteiro — valeriaolivetti @ 00:15
Tags: ,

Olá! O artigo de hoje foi publicado no Mail Online em 3 de novembro de 2010, e escrito por Niall Firth:

Reação da platéia

Software de imagem 3D vai analisar rostos de pessoas numa plateia de cinema e usar a informação para ajudar anunciantes

O mais recente filme de terror te fez pular da cadeira? Ou você jorrou lágrimas com o lacrimoso filme imperdível deste ano?

Logo os anunciantes serão capazes de monitorar a sua reação a um filme e ajustar seus anúncios para torná-los mais eficazes.

O lance irá alarmar cinéfilos que sentem-se desconfortáveis ​​em ter as suas reações analisadas, embora alguns críticos tenham gostado da ideia de “colher as emoções das pessoas”.

A pesquisa é liderada pelo Machine Vision Lab, especialistas em tecnologia de reconhecimento facial da Universidade do Oeste da Inglaterra, que recebeu 215 mil libras de financiamento para o projeto.

O Dr. Abdul Farooq do Machine Vision Lab, que está conduzindo o projeto, disse: "Nós planejamos nos basearmos sobre os recursos da tecnologia atual usados ​​nas salas de cinema para detectar criminosos fazendo cópias piratas de filmes com câmeras de vídeo."

"Nós queremos desenvolver instrumentos que sejam capazes de coletar dados que possam ser usados por cinemas para monitorar as reações do público a filmes e anúncios publicitários, e também para reunir dados sobre a atenção e o movimento da plateia."

O projeto usará tecnologia de imagem 2D e 3D para captar a emoção nos rostos das pessoas e o modo como a plateia do cinema inteiro reage como um todo.

"Obviamente, os frequentadores de cinema estão espalhados em grandes teatros, de modo que nós precisamos construir instrumentos que possam capturar dados para diferentes finalidades", disse o Dr. Farooq.

"Usaremos câmeras 2D para detectar emoção, mas também vamos coletar dados de movimento através de uma medição de dados em 3D que irá captar o público como um todo, tipo uma textura."

As informações recolhidas sobre como o público reage aos filmes serão passadas para as agências de publicidade, que podem adaptar os seus anúncios de acordo.

"Dentro da indústria de cinema esta ferramenta alimentará poderosos dados de marketing que informarão os diretores de cinema, os anunciantes em cinemas e os cinemas com dados úteis sobre o que o público gosta e quais anúncios prendem mais a atenção", disse o Dr. Farooq.

"Ao medir a emoção e o movimento, as companhias de cinema e as agências de publicidade que anunciam em cinemas podem aprender tanto com os seus públicos, que isso vai ajudar a informar a criatividade e a estratégia.

"Prevê-se que, uma vez que a tecnologia tenha sido aprimorada, ela possa ser usada por pesquisadores de mercado em todos os tipos de locais, incluindo o monitoramento de reações a vitrines de compras."

A tecnologia também será usada para capturar piratas que estejam tentando gravar filmes em segredo e, em seguida, vendê-los no mercado negro.

Luz-Câmera-Pego no flagra

Olha o “Grande Irmão” aí, gente!! Smiley surpreso

Nos comentários, o leitor Sleepy Hollow, da Califórnia, disse: “Isto quer dizer que aqueles que caem no sono durante o filme (sem roncar) podem conseguir um reembolso por perderem as partes boas do filme?”

E eu acrescento: “E podem ser reembolsados se o filme foi tão ruim que os fez cair no sono?”

Hummm… duvido muito. :/

Agora, namorar no cinema nunca mais será a mesma coisa! Nhé-nhé

Boa escrita pra você hoje! Smiley com sono (Bocejo… Soninho!)

Anúncios

5 Comentários

  1. […] Fonte: dicasderoteiro.com […]

    Pingback por O cinema e a monitoração do público… « Cinem(ação) — 20/03/2011 @ 02:11

  2. […] mais: Monitorando o Público no Cinema « Dicas de Roteiro Esta entrada foi publicada em Cinema e marcada com a tag Cinema, dicas, monitorando, público, […]

    Pingback por Monitorando o Público no Cinema « Dicas de Roteiro | ZiiPe — 20/03/2011 @ 12:29

  3. Não gostei desse negócio não. A nossa sociedade se torna mais mecanizada a cada dia que passa. Uma das coisas legais em fazer um filme ou um livro ou qlqr coisa q seja é o fato de que nós sempre podemos imaginar o que as pessoas sentirão ou como elas se sentem qnd veem nossa obra. Mas agora, com essa vigilância toda, td isso vai acabar.

    Eu vou fazer protesto e se tiver isso daí no cinema da minha cidade eu ñ.

    Comentário por Carolina Flor — 21/03/2011 @ 13:20

  4. completando: Eu vou fazer protesto e se tiver isso daí no cinema da minha cidade eu ñ vou ñ.

    Comentário por Carolina Flor — 21/03/2011 @ 13:24

    • Isso ainda está em fase de testes, mas assim que tiver comprovado sua eficiência em captar as reações das pessoas, esta tecnologia será logo implementada nos cinemas, e podemos ter certeza de que ninguém dirá nada. Não é algo que os donos das salas de cinema vão divulgar em jornais, muito pelo contrário. Câmeras escondidas dificilmente serão percebidas pelo público, e se já as usam para evitar pirataria, quem os impedirá de monitorar nossas emoções?

      Comentário por valeriaolivetti — 21/03/2011 @ 21:48


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: