Dicas de Roteiro

13/03/2011

Não Quebre a Corrente – O Método de Jerry Seinfeld Para o Sucesso Criativo

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 12:30
Tags: , ,

Aqui vai mais um texto para nos ajudar a manter nossas resoluções de Ano Novo (que aqui no Brasil começa de fato só amanhã, a primeira segunda-feira pós-carnaval, não é mesmo?). Este artigo foi tirado do site da Writers Store e escrito por uns de seus roteiristas convidados (mas que permaneceu anônimo):

new-year-resolution-cartoon-1

Quando trata-se de fazer resoluções de Ano Novo, nós, escritores, não somos exatamente a norma.

A maioria das pessoas resolve perder peso, sonhando com o dia em que pode segurar os seus "jeans de gordo", como se estivesse em um comercial de perda de peso. Nós queremos segurar alguns roteiros recém-impressos e saber que criamos algo tangível.

Outros podem esperar concluir o seu primeiro triatlo neste ano. Nós esperamos terminar um roteiro de longa-metragem, um piloto de uma hora, e uma comédia de especulação de meia hora.

Este ano eu vou escrever mais. É uma resolução muito popular entre a nossa turma. É um ótimo objetivo, mas é vago.

Por outro lado, talvez alguns de nós tenha prometido escrever todos os dias. Isso é ainda melhor.

Mas, tal como atingir um platô na academia [N.T.: Limite máximo de peso ou velocidade que o indivíduo não consegue ultrapassar.] , às vezes nós perdemos o impulso que uma vez alimentou uma nova e emocionante ideia de história. Nós tiramos um dia de folga, que se transforma em dois dias de folga; eventualmente, nos encontramos abrindo um documento apenas para perceber que ele não foi tocado por duas semanas – ou mais.

Digamos que você realmente escreve na maior parte do tempo, mas tira um ou dois dias de folga por semana por qualquer número de razões. Isso ainda é um monte de escrita. Considere isso: no final do ano, isso é cerca de 10 semanas, ou 2 meses e meio, nos quais você não escreveu nada.

É aí que a dica de produtividade de Jerry Seinfeld, “Não Quebre a Corrente”, entra.

dont-break-the-chain

Anos atrás, quando o desenvolvedor de software Brad Isaac estava apresentando comédia em pé em noites de microfone aberto, ele recebeu o melhor conselho de sua vida de um comediante já famoso.

Seinfeld explicou o seu método para o sucesso: a cada janeiro, ele pendura em sua parede um grande calendário que dê para ver o ano todo de uma só vez e, para cada dia que ele escreve novo material, ele tem o prazer requintado que só pode vir de desenhar um grande "X" vermelho sobre aquele dia.

Desenhar aqueles Xs veio a ser muito divertido e gratificante, por isso ele continuou fazendo isso. Eventualmente, ele começou a criar uma corrente de Xs vermelhos.

A ideia era nunca quebrar aquela corrente.

Esta abordagem não só programa o corpo e a mente para sentar e escrever diariamente – ela também lhe motiva a continuar aquela bela sequência de grandes Xs vermelhos. Se você não escreve um dia, não consegue desenhar o X.

Não importa muito o que você escreve. Blogues, artigos, roteiros, o seu livro de memórias. Pode ser qualquer coisa, contanto que você esteja ativa e rotineiramente empurrando-se para frente.

Mas digamos que você seja um roteirista, e você leve isso um passo adiante. Você pode decidir que só consegue um X nos dias em que você trabalhar em seu roteiros.

Se você fizer progressos em seus roteiros todo santo dia durante um ano inteiro, quantos você poderia terminar? Dois? Quatro? Mais? Agora, imagine que você tenha finalmente chegado ao ouvido de um agente, produtor ou diretor. Se você não quebrar a corrente por dois ou três anos, as chances são que você vai acabar com um roteiro para agradar a praticamente qualquer comprador.

Aprender com os profissionais é fundamental neste negócio, mas se você não coloca suas lições em prática, isso não vai lhe levar longe. E enquanto escritores profissionais oferecem uma ampla gama de ideias, todos eles concordam que a disciplina e a determinação devem vir primeiro.

Isso significa escrever o tempo todo. Significa não acreditar em bloqueio de escritor. Significa desligar a televisão, silenciar o seu telefone e encontrar algum Shangri-Lá que de alguma forma ainda não disponha de internet sem fio.

Em primeiro lugar, isso significa fazer da escrita uma parte importante de sua vida. Para isso, você tem que fazer da escrita um hábito, assim como ir à academia, comer alimentos saudáveis, ou usar o fio dental… mas com mais empenho.

Existem inúmeras desculpas, a maioria delas completamente aceitável, que nos impedem de escrever. Mais frequentemente, é a nossa interminável lista de afazeres que têm precedência sobre a nossa paixão.

Com a abordagem do ‘Não Quebre a Corrente’, escrever, também, torna-se uma tarefa diária que temos de riscar naquela lista de afazeres. Este método é um lembrete constante de que, se queremos ter sucesso como escritores, devemos reconhecer o nosso ofício e respeitar o processo.

Porque a realidade é que, se você trabalhar em seu ofício obsessivamente, você vai encontrar o sucesso. E se você se tornar um escritor profissional, terá de escrever todos os dias. Não só isso, vão esperar que você prove que pode constantemente produzir material que valha a pena, e a única maneira que qualquer um de nós pode conseguir isso é tenazmente nos empurrando para a frente.

Quem mais vai empurrá-lo? Para muitos, isso vai se resumir a auto-determinação. O seu parceiro ou seus pais ou filhos podem incentivá-lo, também. Conte a eles sobre o calendário. Depois de provar que consegue manter a corrente unida por um par de semanas, eles também vão lhe motivar a não perder um único dia.
Encontre toda motivação que você precisa para começar, porque ao ensinar a si mesmo a incorporar a escrita em sua rotina diária, você vai se transformar em um profissional.

Pense nisso deste modo: O seu primeiro dia em um novo emprego pode ser estressante. Você pode sentir como se não soubesse onde estacionar, quando aparecer, ou como atender o telefone. Corta para uns meses mais tarde. Você entrou numa rotina. Não é mais intimidante. É, simplesmente, o que você faz.

A mesma ideia se aplica à escrita.

Não é de se admirar que tenhamos bloqueio de escritor alguns dias, especialmente após deixarmos uma história fria e morta por um mês inteiro ou mais. Pense naqueles grandes Xs vermelhos cobrindo um calendário de um ano inteiro como um fogo atiçando a sua criatividade – e a sua carreira de escritor.

Claro, cabe a você decidir se quer dar início à sua carreira agora ou daqui a alguns anos. Se você quiser fazer isso agora (uma escolha sábia), “Não Quebre a Corrente” irá pô-lo em movimento neste momento – digo, imediatamente! HOJE!

A Writers Store foi criada para fornecer aos escritores as ferramentas necessárias para ajudar em qualquer etapa e em qualquer formato de escrita. É por isso que estamos oferecendo um download gratuito do seu próprio calendário anual para imprimir.

Agora, tudo o que você precisa é de uma caneta – a cor é com você – e da meta de desenhar um grande X sobre cada um dos dias.
Você está disposto a ver o quanto você pode criar em um ano inteiro? Você está curioso para saber o que acontece quando você aceita o conselho sincero de um profissional e o coloca em bom uso?

Não desperdice nem mais um instante – comece a construir a sua corrente hoje!

don_t-break-the-chain-calendar-year_medium

Pode-se começar o calendário em qualquer dia do ano, e eles separaram os três primeiros dias (pois são sempre os mais difíceis para adquirir um hábito novo) numa linha só, e o resto em linhas de duas semanas, para termos metas menores e mais realistas a cumprir. É necessário preencher um cadastro no site para baixar gratuitamente o calendário.

Computador Boa escrita pra você hoje! Volto já

Anúncios

2 Comentários

  1. Que coisa, Valéria!!!

    Eu tinha visto isso na Writer’s Store essa semana, e estava vindo agora para te perguntar se nao tinha visto e quem sabe postar para o pessoal!

    Essa campanha vai começar é HOJE! Muito estimulante!

    Comentário por Fernando — 13/03/2011 @ 15:27

    • Pois é, Fernando, a vida tem essas coincidências, eu tava pra traduzir esse texto desde o começo do ano, e só agora consegui. Acho que foi na hora certa, pra gente começar agora mesmo! 😀 Super emocionante! :mrgreen:

      Comentário por valeriaolivetti — 13/03/2011 @ 22:25


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: