Dicas de Roteiro

13/03/2011

Glória Perez: Como Escrever

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 22:53
Tags: ,

Esta nota saiu no Segundo Caderno do Jornal O Globo de hoje, na coluna Gente Boa de Joaquim Ferreira dos Santos:

gloria_perez

O GLOBO: Por que você só escreve em pé?

GLÓRIA: Comecei a escrever em pé por conta de problemas de coluna e isso acabou se traduzindo em ritmo, numa certa tensão que, para mim, é necessária à tarefa de produzir 32 páginas por dia.

O GLOBO: Há outras vantagens?

GLÓRIA: Escrever em pé me mantém o tempo todo no universo das personagens. Se eu sento, acabo relaxando, e voltando de vez em quando para a minha própria vida. Enfim, esquisitices de escritor.

Boa escrita pra você! Meia-luaEstrela

Anúncios

4 Comentários

  1. Falando nisso lembrei que Ernest Hemingway também preferia escrever em pé e na rede achei esta citação dele;
    “Gosto de escrever de pé porque não deixa a barriga crescer e porque um tipo tem mais vitalidade quando está de pé. Já se viu alguém durar mais de dez rounds sentado de papo para o ar? Escrevo as partes descritivas à mão porque é o que me custa mais e está-se mais perto do papel quando se escreve à mão, mas escrevo o diálogo à máquina porque as pessoas falam da mesma maneira que uma máquina trabalha.”

    Comentário por Antunes — 14/03/2011 @ 00:40

    • Adorei a citação, Antunes! =D

      Mas não entendi bem a última frase! 😕

      Dizem que as posições em que o corpo fica mais confortável, em ordem decrescente de conforto, são: deitado, de pé e sentado. Na verdade, quando ficamos sentados a nossa coluna é mais pressionada (e a circulação mais difícil) do que quando ficamos de pé! E eu que achava que ficar sentado descansava! Mas, tirando a dor nos pés e pernas de ficar muito tempo de pé, a coluna até que fica melhor nesta posição mesmo, e dá uma energia que deixa a gente mais ativo, é estranho isso!

      E li recentemente também que escrever à mão nos ajuda a lembrar mais das informações do que digitá-las, pois a caligrafia exige mais do cérebro. Mas escrever o diálogo à máquina terá a ver com o ritmo e a velocidade? Pois digitar costuma ser bem mais rápido (para quem tem um pouco de prática) do que escrever à mão. Será que foi isso o que ele quis dizer?

      Um beijo grande, Antunes, adorei sua contribuição! =D
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 14/03/2011 @ 00:56

  2. Acredito que o fato de Ernest Hemingway se referir a escrever o diálogo à máquina esteja ligado ao fato deste comentário ter sido escrito ou colhido antes do advento do computador. Período em que, consequentemente, o dramaturgo usava a máquina de escrever para exercer seu ofício…
    Não concordam?

    Comentário por Alcir Vicente — 15/03/2011 @ 04:01

    • Olá, Alcir!

      Sim, a frase foi dita antes do advento do computador, já que Hemingway morreu em 1961. Mas por que a preferência de escrever os diálogos só à máquina e as descrições só à mão? Como disse a Glória Perez, esquisitices de escritor! 🙄 :mrgreen:

      Um beijo!
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 15/03/2011 @ 09:00


RSS feed for comments on this post.

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: