Dicas de Roteiro

27/02/2011

Como Conseguir Que o Seu Roteiro de TV de Especulação Seja Lido Pelas Pessoas Certas

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 15:47
Tags:

Hoje temos o último artigo sobre roteirismo escrito pela roteirista de TV tlperl para o site eHow:

 scriptReading

Ok, então você seguiu os passos do eHow intitulado "Como Escrever Um Roteiro Televisivo de Especulação" – duas vezes – e está com mais uma obra de ótimo material original (conto, artigo da web, roteiro, peça de teatro), debaixo do braço. Você está pronto para encontrar aquele agente, empresário ou mentor profissional de escrita para ajudar você a dar aquele salto final – ser de fato pago para escrever para a televisão. Desnecessário dizer que este não é um ramo fácil de se entrar, mas aqui vão algumas dicas para você começar…

INSTRUÇÕES

1. Embora seja possível viver em outro lugar além de Los Angeles ou Nova York enquanto tenta entrar na indústria, isso realmente aumenta a dificuldade de forma significativa. Neste e em qualquer caso, na verdade, eu começaria inscrevendo os roteiros de especulação em concursos. A maioria dos concursos de roteiro aceita apenas roteiros de filmes, mas há pelo menos dois concursos de roteiro especificamente para roteiros televisivos de especulação, no scriptapaloozatv.com e no slamdance.com. Existem outros por aí também. Procure na internet para encontrá-los.

2. Seis graus de separação do agente do Kevin Bacon. Você precisa arranjar alguém que realmente esteja no negócio de televisão ou cinema para ler o seu material – de preferência um agente, escritor, produtor, diretor ou executivo de rede ou de uma empresa produtora. Se você não conhece nenhuma dessas pessoas pessoalmente, comece a trabalhar os seus contatos. Entre na sociedade de ex-alunos de sua escola. Pergunte a todos que você conhece se eles conhecem alguém no ramo televisivo. Muitas vezes, alguém foi à escola com fulano e sicrano que agora está escrevendo para tal e tal. Ou eles têm um amigo, que tem um amigo, cujo primo é… o agente de Kevin Bacon.

3. Se você é um escritor de comédia, passe um tempo em um clube de comédia local e procure conhecer alguns dos comediantes. Muitas vezes, eles terão bons contatos para você. E se você for corajoso, fique de pé e faça uma apresentação você mesmo. Muitos escritores de sitcom são também comediantes de pé.

4. Se você estiver em Los Angeles ou Nova York, tente arrumar um emprego em uma série de televisão como assistente de produção ou, idealmente, como assistente de um escritor. Deixe as pessoas saberem que você é um aspirante a escritor, mas não importune ninguém no primeiro dia, semana ou mesmo mês, para ler o seu roteiro de especulação. Trabalhe duro, torne-se um membro da família. Então, quando realmente conhecer os seus colegas, você pode pedir a um deles para ler o seu roteiro. Esta é a maneira "oficial" de pagar suas dívidas. Conseguir um valorizado emprego de assistente de escritor é como um aprendizado. Espera-se que você seja um bom escritor e esteja pronto para vir com excelentes roteiros de especulação quando solicitado.

5. Outra boa maneira de fazer contatos é entrar num curso de escrita para TV. Uclaextension.org tem muitos deles, tanto em Los Angeles e on-line. Se você for bom, o seu trabalho vai se destacar e o seu professor provavelmente será capaz de colocar você em contato com alguém que possa lhe ajudar a começar.

6. Você também pode tentar enviar cartas de consulta às cegas aos agentes. Existe uma lista de agentes legítimos no site do Writers Guild, wga.org, e também em um livro chamado "Hollywood Creative Directory”, que é atualizado trimestralmente. Exemplos de como escrever uma boa carta de consulta podem ser encontrados em scriptsales.com e inktip.com, ambos ótimos recursos gerais para roteiristas.

Todavia, as melhores agências não irão aceitar roteiros não solicitados. É por isso que você precisa de alguém para lhe recomendar. NÃO minta e diga que você tem a recomendação de alguém quando você não tem. Eles vão verificar e você ficará envergonhado, se não for banido. E cuidado – nenhum agente ou empresário legítimo deveria cobrar-lhe dinheiro algum para ler o seu material. Se o fizerem, não ande, CORRA para a direção oposta.

7. Quando você conseguir de fato um nome, telefone ou envie um e-mail para esse indivíduo e diga-lhe quem indicou você, que você é um aspirante a escritor com ótimos roteiros de especulação e que adoraria ele os lesse. Podem nem responder nada. Tome isso como um "não, obrigado".

Se disserem que não ou que não têm tempo, então pergunte se podem recomendar um agente que esteja apenas começando, que talvez possa estar disposto a aceitar um escritor novato. Assistentes em agências frequentemente são promovidos a agentes e necessitam construir uma lista de clientes. Assim, a primeira regra é: sempre seja simpático com os assistentes.

8. Se a pessoa que você contatou concordar em ler o seu material, envie cópias limpas de seus roteiros com uma carta de apresentação apropriada, agradecendo-a antecipadamente por seu tempo. Os seus roteiros não devem conter nenhum erro ortográfico ou de digitação, devem ser presos com duas “bailarinas”, e ter uma página de rosto que contenha o nome da série, o título e suas informações de contato completas, inclusive e-mail.

Faça o acompanhamento daí a duas semanas. Se a pessoa ainda não o leu, dê a ela mais 3 a 4 semanas antes de contatá-la novamente. Lembre-se, estas são pessoas ocupadas que estão lhe fazendo um favor. Se ela ainda não o leu, considere isso como experiência e siga em frente. Se, por algum milagre, ela de fato o pegar e, a certa altura, o ler e gostar dele, ela irá entrar em contato com você. Ela pode até ter críticas, as quais vai esperar que você siga. Parte de ser um escritor na ativa está em receber e incorporar criticas. Boa sorte!

DICAS E AVISOS

💡 WGA.org é um ótimo site para registrar os seus roteiros e muito mais. Dê uma olhada nos “recursos do escritor” no topo da página principal.

💡 Se você deseja ser um escritor, escreva. Mantenha o seu material novo. Esteja sempre trabalhando em um novo roteiro de especulação.

❗ Se mais de um profissional da indústria ficar indiferente aos seus roteiros de especulação, você precisa repensar em enviá-los, e escrever outros melhores. Você vai causar muito prejuízo à sua carreira enviando material pobre várias e várias vezes.

scripts stack

Boa escrita pra você hoje!

Anúncios

2 Comentários

  1. Olha… Me interessei pelo scriptapalooza, mas 11 de abril está muito em cima. Se nao me engano eles fazem um novo concurso próximo do final do ano. Começo a pensar seriamente em fazer uma versão em inglês do meu roteiro e me inscrever, viu? O que acha, Valéria? Tenta você também!

    Comentário por Fernando — 02/03/2011 @ 22:22

    • Oi, Fernando! =)

      Ih, eu tô doida pra terminar logo meus roteiros de TV, mas esses eu acho que são ideais pra vender em território nacional mesmo. No entanto, tenho alguns de longa-metragem inacabados que poderiam entrar nessa. Talvez em abril do próximo ano, quem sabe! 🙂

      Um beijo grande, Fernando, e boa sorte, tomara que você abocanhe um primeiro lugar! =D
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 03/03/2011 @ 09:35


RSS feed for comments on this post.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: