Dicas de Roteiro

22/01/2011

Escritores e Diretores

Filed under: Direção,Roteiro — valeriaolivetti @ 11:04
Tags: ,

O texto de hoje foi escrito por Jack Rotman, e tirado do site Writers Store:

colaborar 

A leitora Gail McCall, de Toluca Lake, pergunta:

Que atributos os diretores acreditam que os escritores precisam ter para uma boa colaboração acontecer no set de filmagem?

O especialista Jack Rothman responde:

Para o meu livro, Hollywood in Wide Angle: How Directors View Filmmaking [Hollywood em Plano Geral: Como os Diretores Vêem a Realização de Filmes], eu entrevistei uma variedade de 32 diretores de longa-metragem. Em nossas conversas, eles deram suas avaliações sobre as qualidades dos escritores que contribuem para uma boa colaboração no set. Eu vou citar suas respostas rapidamente.

Diretores gostam de trabalhar com escritores que vêem o diretor como o tomador de decisões da situação, a pessoa realmente responsável pelo processo e resultado. Eles querem que o escritor entenda que um filme certamente emerge e cresce das palavras do roteiro, mas também das circunstâncias da filmagem. O sol pode estar descendo e a ação tem de ser comprimida, ou determinados atores não conseguem falar certas frases, ou a cena anterior criou um tom que é diferente e excepcional e deve ser seguido – embora se desvie do que está no papel. Diretores acreditam que seu trabalho é converter o roteiro, tal como consta, em uma nova e distinta forma cinematográfica. Eles querem trabalhar com escritores que entendam esta tarefa e operação, que saibam que o tempo, o orçamento e as circunstâncias imprevisíveis inevitavelmente terão impacto sobre o que é filmado. Eles evitam escritores que querem manter as palavras originais a todo custo. "Se as palavras, como tais, são do isso se trata", um deles me perguntou, "porque não simplesmente projetar o roteiro na tela?"

Diretores não querem lidar com escritores que vêem o roteirismo como um trampolim para a direção e por isso põem-se no lugar do diretor sempre que vêem uma abertura. Ou escritores que pensam que dirigir é relativamente fácil e automático, e que são liberais com sugestões para o diretor e os atores. A maioria dos diretores, eu descobri, valorizam muito a contribuição do escritor, mas eles acreditam que a química entre os dois –influenciada pelas atitudes mencionadas – torna possível que uma colaboração útil tenha lugar no set de filmagem.

Eu gostaria de saber quais atributos os escritores acham necessários nos diretores para que uma boa colaboração aconteça? Se os leitores me informarem, eu resumirei suas respostas em uma futura comunicação. Mande-me um e-mail para jrothman@ucla.edu. [N.T.: Não esqueça de escrever para o autor em inglês!]

 100 por cento roteirista

Boa escrita pra você hoje!

Anúncios

5 Comentários

  1. Uma idéia simples e proveitosa para ficarmos sabendo o que cada um pensa.
    Mas aqui, entendi que cada um então, fica sob os auspícios do Direitor, como um grande “buraco negro” das estrêlas – o escritor, os atores, o cenário, o custo. E o roteirista diz “amem”. Muito bom, eu mesma como escritora não tenho nenhuma responsabilidade naquilo que minha estória e personagem vão atrair depois de lido o livro… A estória pode continuar, mudar, e os personagens também podem evoluir! E quem quise que conte outra!

    Comentário por MARIA VALENTINA SENA E SILVA — 27/01/2011 @ 18:28

    • Oi, Maria Valentina, seja bem-vinda!

      Na verdade, quem tem mais controle sobre o que escreve são os autores de livros e os dramaturgos. Se a gente não quiser que ninguém mude nadinha do que escrevemos, é melhor escrever peças de teatro do que roteiros de filmes, pelo menos lá os diretores e o elenco respeitam a palavra escrita (na maioria da vezes, pelo menos). Mas controle sobre como cada um irá “ler” a história que contamos, acho que é algo de fato humanamente impossível. Mas é aí também que reside a graça da coisa, se todo mundo interpretasse tudo da mesmíssima forma, o mundo seria um tédio!

      Um beijo grande, Maria, obrigada pela mensagem, e volte sempre!
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 29/01/2011 @ 21:39

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Humberto Teski, Valeria Olivetti. Valeria Olivetti said: Escritores e Diretores: http://wp.me/pJ8ar-13V […]

    Pingback por Tweets that mention Escritores e Diretores « Dicas de Roteiro -- Topsy.com — 28/01/2011 @ 03:15

  3. Oi valeria, aqui é o viny. No meu grupo, onde adapto nossa hq do roteiro para história muita gente não gosta que eu mexa em algumas coisas e querem que eu siga fiel até o ultimo fio de cqbelo, mas não dá. Fugi um pouco do assunto, mas no final das contas é tudo sobre outra pessoa adaptar o seu trabalho.
    A historia esta horrorosa e vou mudar muita coisa nel, independente do que falem ou reclamem, depois quando eles verem o resultado final vão dar o braço a torcer!

    Comentário por vinicius — 05/02/2011 @ 11:08

    • Oi, Viny! 😀

      Você está certo, não é possível adaptar de um meio para outro sem fazer as mudanças necessárias. Eu acho até recomendável que isso aconteça porque, se a pessoa já leu a HQ e vai ler o livro ou assistir o filme, ela vai querer algo que seja fiel à proposta do original, mas com alguma coisa diferente, um quê a mais para que aquilo valha a pena ser lido ou assistido. Senão seria mais do mesmo! Você está certíssimo, pode encarar todo mundo mesmo, não ligue para as reclamações! 😀

      Um beijo grande, Viny, e uma ótima semana pra você! 😀
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 06/02/2011 @ 13:25


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: