Dicas de Roteiro

16/01/2011

“Eu escrevi o pior filme de todos os tempos – Desculpe”

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 17:38
Tags: ,

Aqui vai outro artigo do excelente blog do Scott Myers, Go Into The Story. Note que a data do post original é de 28/março/2010:

battlefield_earth_2000_1024x768

No recente Framboesa de Ouro, isto aconteceu:

Os votantes do Framboesa de Ouro também escolheram os piores-da-década, com a desastrosa ficção-científica de John Travolta, "A Reconquista", vencendo como o pior filme.

Dentre os piores lixos de todos os tempos de Hollywood, "A Reconquista" é "como um gorila mestiço de 400 quilos na sala", disse Wilson. "É um dos meus tipos favoritos de filmes ruins. É tão ruim, que é divertido, de um jeito que as pessoas que o fizeram não tinham idéia de que ele seria."

Bem, um dos roteiristas do filme, J.D. Shapiro, escreveu um "pedido de desculpas" no New York Post :

J.D. Shapiro no Razzie Awards

Deixe-me começar pedindo desculpa a todos os que foram ver "A Reconquista".

Não foi como eu queria – eu juro. Ninguém se propõe a fazer um desastre de trem. Na verdade, compará-lo com um desastre de trem não é realmente justo com os desastres de trem, porque esses as pessoas realmente querem assistir.

—-

Eu me encontrei com Mike Marcus, o presidente da MGM, e apresentei-lhe a minha visão. Ele adorou, e no dia seguinte as negociações começaram. Poucos dias depois que eu terminei o roteiro, um Travolta muito animado me ligou, disse que o "adorou", e que queria jantar comigo. No jantar, John disse novamente o quanto ele amou o roteiro e chamou-o de "A Lista de Schindler" da ficção-científica.

O meu roteiro era muito, muito diferente daquilo que acabou na tela. Meu roteiro era mais sombrio, mais corajoso, e tinha uma história muito convincente, com personagens ricos. O que o meu roteiro não tinha era câmera lenta a cada passo, ângulos inclinados, diálogos exagerados, alienígenas em botas do Kiss, e todo mundo usando perucas de Bob Marley.

"’A Lista de Schindler" da ficção-científica. Melhor. Citação. De todos os tempos?

Shapiro termina o seu pedido de desculpas com isto:

Uma vez que estava decidido que eu iria compartilhar um crédito de escrita, eu queria usar o meu pseudônimo, Sir Nick Knack. Me disseram que eu não podia fazer isso, porque se a um escritor é paga uma determinada quantia de dinheiro, ele não pode fazer isso. Eu poderia ter tirado completamente o meu nome do filme, mas meu agente e meu advogado me convenceram a não fazer isso. Havia muito dinheiro em jogo.

Hoje, olhando o filme com outros olhos, eu não posso evitar de estar estranhamente orgulhoso dele. Por que, de todos os piores filmes, o meu é o pior de todos.

No final, a Cientologia me arranjou alguma transa? O que você acha? De jeito nenhum você consegue alguma coisa indo audaciosamente até uma mulher e proclamando: "Eu escrevi A Reconquista!". Pelo contrário, eu estou tentando descobrir uma maneira de engarrafá-lo e usá-lo como controle de natalidade. Eu vou ficar rico!

Aqui está o trailer do filme:

Quem admite ter realmente visto A Reconquista?

Battlefield Earth

Que tal uma isenção de imposto para pessoas que entram em bostas de filmes?

No comentário do blog, um internauta chamado Jeff disse:

O que a maioria das pessoas que xinga esse filme provavelmente não leva em consideração?
O ROMANCE em que ele se baseou é um lixo completo. L. Ron Hubbard, como escritor de ficção-científica, foi bem um picareta em todos os níveis. Não acreditem em mim, tentem se aventurar em sua DECALOGIA (são 10 livros, pessoal) chamada MISSÃO: TERRA, qualquer hora. É angustiante.

Portanto, alguém esperar um filme bom (ou mesmo assistível) surgir das 1050 páginas (você leu certo) deste livro-"diarreia de máquina de escrever"…
Agora, a revelação total… Eu até gostei do filme em um nível "tão ruim que é bom". Esse é um grande exemplo de um projeto guiado pelo ego, e que saiu completamente fora de controle…

Houve realmente um boato, se você puder acreditar, de que Travolta recentemente esteve pensando em uma continuação. Deus do céu, não há uma única pessoa em sua comitiva que possa se curvar e sussurrar no ouvido dele: "John, todo o mundo odiou esse filme e é uma espécie de piada entre a maioria dos círculos…"

battlefieldlol

Boa escrita pra você hoje! :mrgreen:

Anúncios

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: