Dicas de Roteiro

13/01/2011

5 Dicas Para Roteiristas Principiantes

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 11:02
Tags: ,

O artigo de hoje é da roteirista de cinema e TV, professora universitária e autora de livros de roteirismo Linda Cowgill, e foi tirado do site Filmmaker IQ:

Bolsa de teclado

1. Compre o Final Draft ou outro programa de roteiro padrão da indústria, e aprenda a usá-lo.

Para ser levado a sério, você tem que escrever a sério. Isso significa que o seu roteiro deve parecer profissional. Um roteiro escrito em qualquer outra fonte que não seja Courier 12, Courier New 12 ou Courier Final Draft 12, automaticamente informa ao leitor que você é um amador. Isto dá ao leitor "carta branca" para arrasar o seu roteiro, não importando se ele leu atentamente o seu trabalho, ou não.

Mas não basta comprar o programa: Aprenda como usá-lo. Só porque você pode, com uma tecla, saltar do cabeçalho da cena para a ação e de volta a ela, isso não significa que você entenda o que está fazendo.

O programa não formata o seu roteiro para você; ele facilita para que você possa fazê-lo. Para entender a formatação de roteiro, é necessário que você:

2. Leia muitos roteiros.

A melhor maneira de aprender roteirismo é lendo roteiros de filmes de sucesso e, em seguida, assistir aos filmes feitos a partir desses roteiros. Isto não só irá ajudá-lo com a formatação e a discernir a aparência de um roteiro de cinema, mas também lhe dará uma compreensão da narração cinematográfica.

Mas, e este é um grande mas, não gaste muito tempo com roteiros do Quentin Tarantino ou dos irmãos Coen. Não porque estes não sejam bons roteiros; esses caras ganharam Oscars! É que eles são muito idiossincráticos. Aquilo de que escritores/diretores de sucesso como os irmãos Coen e o Tarantino podem se safar, você não pode. Você vai ser mantido em um nível diferente, porque ninguém sabe quem você é.

Dê uma olhada em roteiros como Pequena Miss Sunshine, Erin Brockovich, Beleza Americana. Se você gosta de filmes de ação, veja Batman – O Cavaleiro das Trevas ou Duro de Matar. A partir desses você vai aprender não só como formatar o seu roteiro, mas também a estrutura arquetípica da história.

3. Dê ao seu protagonista um problema e faça-o agir!

Eu não estou falando de um problema de todos os dias. Eu estou falando de um GRANDE PROBLEMA! Tem que ser vida ou morte para o personagem, se não literalmente, então, em sentido figurado. Estou falando de algo realmente importante.

Este problema não é só para criar tensão dramática a fim de segurar o seu público. O problema com o qual o seu protagonista luta não só definirá a ação da sua história para o seu público, como definirá o protagonista e nos dirá se devemos nos preocupar com ele ou não.

Um problema dramático leva o protagonista a enfrentar escolhas e decisões difíceis quanto a seus objetivos. Estas permitem que você dramatize através de ação quem o seu protagonista é e o que ele defende.

4. Saiba o que você está vendendo.

Esta é apenas outra maneira de dizer: Sobre o que é a sua história e por que alguém se importará? Se você não puder responder a estas duas perguntas de forma simples e clara, isso pode significar que você precisa voltar para a prancheta.

Uma forma de descobrir o que você está vendendo é ser claro sobre o seu gênero. Se for uma história de amor, você está vendendo romance; se for uma comédia, gargalhadas; um suspense – calafrios. Você não pode chamar a sua história de suspense se a única ação excitante ocorre no final.

5. Um roteirista famoso disse uma vez: "Dominar o ofício do roteiro é como dominar a antiga arte de Ty-Ping". [N.T.: ‘Typing’ significa ‘digitar’ em inglês]

Isso significa escrever o roteiro. Não fale sobre o que você vai escrever. Escreva e digite (no formato apropriado!).

Se é duro fazer isso, crie um ritual que te leve ao teclado. Entenda o seu processo e trabalhe com ele. Em seguida, dê a si mesmo prazos finais. Roteiros não se escrevem sozinhos. Escritores escrevem eles.

Prazo final apertado

“Eu vou terminar o meu romance antes da primavera,

nem que seja a última coisa que eu faça”, pensou Quigley.

Boa escrita pra você hoje! 😀

Anúncios

13 Comentários

  1. Oi Valéria !!
    Então, sobre programa de roteiros eu uso o Celtx, eu gosto dele. Usei o Final Draft, gostei também. Eu queria saber onde tem sites onde eu possa ler roteiros de séries de TV ? Porque como eu vou escrever roteiro de séries quero ficar centrado só nisto. Só em séries. E será que isto é bom ? .

    Um abração e uma boa semana.
    Igor.

    Comentário por Igor — 16/01/2011 @ 13:23

    • Oi, Igor!! 😀

      Eu também comecei com o Final Draft e migrei para o Celtx, que está servindo bem para mim até o momento. Quanto a sites de roteiros de séries, além do Roteiro de Cinema, tem vários em inglês (infelizmente temos pouca coisa traduzida para o português) que são gratuitos. Dá uma olhada nesses:

      http://www.weeklyscript.com/television.htm
      http://www.script-o-rama.com/snazzy/dircut.html
      http://www.simplyscripts.com/tv.html
      http://www.imsdb.com/
      http://www.dailyscript.com/tv.html
      http://www.twiztv.com/

      Eu acho muito bom você se concentrar em ler roteiros de séries, manter o foco é algo excelente, mas você pode também ler um ou outro roteiro de longa de vez em quando, preferivelmente de filmes que você goste, assim se surgir a oportunidade (ou a proposta) de escrever um longa, você não temerá, pois já terá ideia de como seja, já estará familiarizado com o formato. É aquele negócio: manter o foco sem perder o quadro geral.

      Eu estou muito orgulhosa de você, Igor, é admirável tanta paixão e determinação. Continue sempre assim, você também inspira a todos nós! 😀 😀
      Um beijão e uma ótima semana pra você! =D
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 16/01/2011 @ 18:55

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Humberto Teski. Humberto Teski said: RT @DicasDeRoteiro: 5 Dicas Para Roteiristas Principiantes: http://wp.me/pJ8ar-12S […]

    Pingback por Tweets that mention 5 Dicas Para Roteiristas Principiantes « Dicas de Roteiro -- Topsy.com — 16/01/2011 @ 23:44

  3. (Opa, deixa eu aproveitar e meter um pouco o bedelho, Valéria.)
    Mais dois links pra você, Igor:

    http://www.mypdfscripts.com/

    Com ótimos artigos (indico o sobre o Walter Hill) e, coincidentemente, do qual baixei o piloto da série The Walkink Dead.

    http://sites.google.com/site/tvwriting/

    É um site meio escondidinho, mas é simples, direto e tem muita, muita coisa. O legal foi ter encontrado aí uma penca de Bíblias, principalmente as de Battllestar Galactica, Carnivale e The Wire.

    Comentário por Cícero Soares — 17/01/2011 @ 05:46

    • (Walk+kink. Alguns descuidos produzem erros tão curiosamente certeiros…rs.)

      Comentário por Cícero Soares — 17/01/2011 @ 05:54

      • Adorei as suas indicações, Cícero, excelentes sites, e eu tava mesmo querendo um lugar que tivesse bíblias de séries, fantástico! Valeu! 😀 😀 😀

        (P.S.: O trocadilho involuntário também foi muito legal! :mrgreen:)

        Comentário por valeriaolivetti — 18/01/2011 @ 09:51

  4. Oiii Valéria, muito obrigada por me passar estes sites, eu sei alguma coisa ou outra em inglês, pois faço curso, sou iniciante ainda na Fisk, mas já consigo ler. E muito obrigada pelo elogio, eu sempre fico inspirado quando entro neste site, é o primeiro site que abro quando entro na internet.

    Obrigada mesmo, você é uma grande ajuda para mim, e isto eu nunca vou esquecer.

    Oiii Cícero Soares, obrigada também por passar estes dois sites, o google eu já sabia, mais o mypdfscript não. Valeu mesmo, eu estava louco para ver como eles fazem em The Walkin Dead.

    Uma otima semana para vocês!!!!
    Igor

    Comentário por Igor — 17/01/2011 @ 11:11

    • Depois dessa eu fiquei até vermelha, Igor! 😳 :mrgreen:

      Obrigadão a você, pela força! Estamos juntos nessa jornada! 😀

      Um beijo grande e uma semana com muita inspiração pra sua escrita, Igor! 😀 😀
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 18/01/2011 @ 10:03

  5. Sinti que esse post foi um pedacinho pra mim rsrsrsrs

    Comentário por Alexsandra Buriti — 17/01/2011 @ 14:33

    • Que bom, isso é o que vale, Alexsandra! 😀 😀 :mrgreen:

      Comentário por valeriaolivetti — 18/01/2011 @ 09:59

  6. Oi Valeria

    Queria perguntar se voce sabe alguma coisa sobre software pra criacao coletiva de roteiro online. NAO estou pensando em recursos dos programas do finaldraft ou celtex em que diversos autores podem atuar num unico roteiro… estou pensando algo tipo o que foi anunciado (AUMENTE UM PONTO – ROTEIRO “Quem conta um conto, aumenta um ponto”. Inspirado na comunidade “Aumente um Ponto”, o objetivo é criação de roteiros em comunidade.http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=187226) cujo link nao me levou a nenhum lugar… queria saber se voce conhece algum site que dispoe de recursos para algo assim. Obrigada
    Regia

    Comentário por Regia Leila — 19/01/2011 @ 23:03

  7. voce sabe de alguem que ja usou o PlotBot?
    Regia

    Comentário por Regia Leila — 19/01/2011 @ 23:11

    • Oi, Regia Leila!

      Ih, você me pegou nessa. Na verdade, eu sou uma semi-analfabeta informática, quanto a programas, softwares, eu sou crua, crua. Eu até já vi alguns sites com esse tipo de proposta, mas não tenho nenhuma ideia de como sejam feitos, de qual programa eles usaram. E também nunca havia ouvido falar do PlotBot, mas dei uma pesquisada rápida e achei bem legal, parece muito convidativo.

      Infelizmente nessa eu não pude ajudar, Regia Leila, se eu souber de alguma novidade, eu postarei aqui. Obrigadão pela visita, um beijo grande, e um ótimo dia pra você! 😀
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 20/01/2011 @ 10:32


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: