Dicas de Roteiro

07/01/2011

A Vantagem do Alto Conceito Para Vender Roteiros

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 14:48
Tags: ,

O artigo de hoje é de autoria de Steve Kaire, e tirado do site Writers Store:

christian-KokaiKun_Offshore_2008

Nos meus mais de vinte anos como roteirista, já ouvi milhares de apresentações de ideias em festivais para este fim, em meus seminários e nas minhas aulas de redação.

Eu diria que 90% dos roteiros, argumentos e ideias que me foram apresentados tinham uma premissa fraca e provavelmente não iriam vender. E uma premissa fraca, mesmo bem executada, ainda é fraca em seu cerne. Por outro lado, uma premissa forte e original que é mal executada pode sempre ser melhorada. Os estúdios e empresas de produção têm pago consideráveis somas de dinheiro para adquirir uma premissa forte e dramática para a qual eles então contratarão um escritor experiente para reescrever.

No presente momento, os estúdios estão tendendo para sequências, refilmagens e fazer filmes baseados em romances e histórias em quadrinhos. O pensamento deles é que se você criar algo que já tenha algum reconhecimento e seguidores embutidos, a sua chance de sucesso aumenta. O constante declínio das bilheterias dos estúdios ao longo dos últimos anos sugere o contrário. Esta é uma indústria que está falida de material original.

A abordagem do Alto Conceito começa com uma premissa original e convincente que tenha apelo a um grande público. Ela mira nas necessidades do mercado, pois está contida dentro dos gêneros que são mais fáceis de vender. Os projetos de Alto Conceito são mais fáceis de se apresentar, porque eles podem ser comunicados em um par de frases. Também é mais fácil conseguir reuniões e que as empresas leiam o seu material com base numa apresentação de alto conceito, porque eles entendem do que se trata a sua história sem muita explicação de sua parte. E se a sua apresentação for forte o suficiente, a maioria dos produtores e executivos será capaz de imaginar como será o pôster do filme baseado apenas em sua logline de uma ou duas frases.

Estas são algumas das razões pelas quais os projetos de Alto Conceito vendem por mais dinheiro do que projetos que não são de Alto Conceito, e porque a abordagem do Alto Conceito pode cortar anos do tempo que um escritor de Cinema e TV leva para vender.

visual-typewriter

Boa escrita pra você hoje!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: