Dicas de Roteiro

29/12/2010

Dez Maneiras de Fortalecer o Seu Enredo

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 17:45
Tags: ,

O artigo de hoje foi escrito pela autora, professora universitária de roteirismo e roteirista de cinema e TV, Linda J. Cowgill, e tirado do site FilmmakerIQ:

Norman_Rockwell_Little_boy_writing_a_letter

Dez coisas a se pensar para testar a força de sua trama:

1. Desenvolva um conflito claro na ação da sua história. Identifique as forças de oposição.

2. O seu protagonista é um ser emocional. Saiba onde o seu personagem está emocionalmente no início da história, para que ele(a) possa ser desafiado(a) emocionalmente bem no começo. Isto ajuda a desenvolver o arco do personagem.

3. Saiba o que o seu protagonista quer, por que ele(a) quer aquilo, e do que ele(a) necessita. Quanto mais específico for o desejo do personagem, mais forte é o potencial do enredo.

4. Examine as conseqüências emocionais do conflito que os seus personagens enfrentam. Determine quais definem o seu tema e envolvem as emoções da platéia.

5. Lembre-se: Conflito não vem exclusivamente do antagonista. Use outros obstáculos e complicações para revelar o personagem.

6. Ao lidar com os vários problemas (conflitos), o herói tem de experimentar contratempos assim como sucessos, a fim de criar tensão. Você define o personagem tanto através dos fracassos quanto do sucesso. Como o herói lida com esses resultados traz compreensão e sentido ao personagem e à história.

7. Os personagens são definidos pelas escolhas que fazem. Cada história é realmente uma série de escolhas cada vez mais difíceis e perigosas que, simultaneamente, carregam o seu enredo e explicam o seu personagem.

8. Enredos precisam ser baseados em ação e reações, causa e efeito, para conduzir o público de um ponto a outro. Use tramas de causa e efeito para certificar-se de que cada cena conduz plausivelmente para a próxima.

9. O conflito deve intensificar-se. Todos os seus personagens têm desejos e necessidades, objetivos divergentes, e estas coisas elevam o nível do conflito conforme a sua história progride.

10. O público precisa de surpresa. As melhores surpresas são a virada e a revelação. Ambas devem ser planejadas. Viradas funcionam melhor quando o público é orientado para um resultado e recebe o oposto. Revelações funcionam melhor quando são habilmente prenunciadas cedo, mas não expostas.

surpresa

Boa escrita (cheia de surpresas) pra você! asttro.org.surpresa

Anúncios

4 Comentários

  1. Oi, Valéria!

    Estou rindo até agora desta imagem do urso que você postou. Realmente bem bolada! Rsrsrs…

    Adorei essas 10 dicas. Completamente necessárias para que um bom e coerente roteiro seja escrito.

    Valeu!

    Quero aproveitar para te desejar um Feliz Ano Novo e que 2011 seja repleto de realizações para todos nós!

    Quero fechar este comentário com uma citação de uma das pessoas que mais admiro. Diz assim:

    “Você pode ter qualquer coisa que você queira, se você quer o bastante. Você pode ser qualquer coisa que você queira ser, fazer qualquer coisa que você decidiu conseguir, se você manter o seu desejo com firmeza de propósito.”

    Esta frase foi dita por um sonhador chamado ABRAHAM LINCOLN, que um dia ousou sonhar em ser Presidente dos Estados Unidos. Ele teve muitas oportunidades de se tornar um homem frustrado porque foi um perdedor na maioria das vezes, mas nunca deixou de sonhar, de acreditar que era possível. Nunca deixou que lhe dissessem que seus planos não dariam certo. Ele sempre acreditou que seria alguém e buscou os seus sonhos. Por causa de sua persistência, ele se tornou o maior presidente que os Estados Unidos teve e conheceu. Até os dias de hoje ele é lembrado e idolatrado pelos americanos e por que não dizer, pelo mundo.

    A minha mensagem para você, amiga, e para todos os seus leitores é esta: que Deus nos abençoe com muita saúde para que em 2011 possamos ir em busca da realização dos nossos sonhos.

    Um beijo grande!

    Eve

    Comentário por Eve Db — 30/12/2010 @ 17:35

    • Oi, Eve! 😀

      Que bom que você gostou das dicas e da imagem! :mrgreen:

      AMEI a frase que você citou, eu adoro o Abraham Lincoln (o meu irmão é fãnzaço dele!) e vou até copiar esta frase para a primeira página da minha agenda, para me lembrar dela o ano inteiro! 😀 Inspiradora!! Amei!!! 😀 (Você tem um faro ótimo pra caçar frases legais, eu sempre me admiro! 😀 )

      Meu desejo é que o seu desejo se realize, que todos nós possamos lutar, com força e saúde, para realizarmos todos os nossos melhores sonhos, em 2011 e sempre!

      Um excelente ano novo pra você, amiga, e que 2011 seja repleto de alegrias! 😀

      Um beijão! ALOHA! =D
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 30/12/2010 @ 20:05

  2. Amei muito este post, eu o imprimi para sempre lembrar sobre fortalecer meu enredo com estas dicas sensacionais. Muito Bom mesmo.

    Ri muito da segunda imagem… muito engraçada.

    Um feliz ano novo, que o ano de 2011 seje um ano de muito sucesso e muita alegria. O que você faz por nós, novos “amadores” roteiristas nos ajudando e nos dando dicas super boas é muito bom. Muito obrigado por tudo e que 2011, como eu já disse seje o ano do seu sucesso. !!!!

    Um Feliz 2011, um abração e um beijão.
    Igor!

    Comentário por Igor — 30/12/2010 @ 22:48

    • Olá, Igor!

      Feliz Ano Novo! Eu também desejo que 2011 seja um ano de muito sucesso para todos nós, roteiristas, pois isso, além de nos dar uma imensa alegria, irá enriquecer muito a dramaturgia e a arte de nosso(s) país(es) luso-parlante(s). Eu estou muito feliz de poder continuar com o blog em 2011, e mais feliz ainda com tantas companhias bacanas! :mrgreen: Obrigadão, Igor! =D

      Um beijão, um abração e um 2011 cheio de surpresas boas pra você e sua família!
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 01/01/2011 @ 17:29


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: