Dicas de Roteiro

21/11/2010

Personagem: O Iceberg Inteiro

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 16:14
Tags: , ,

Aqui vai mais um texto do site The Scrip Lab (são partes de uma série, na realidade):

iceberg-2

Ok, então a sua protagonista é uma órfã de 17 anos de idade viciada em heroína que vive nas ruas de Hollywood. Ela quer ser atriz, convencida de que a fama vai resolver todos os seus problemas, mas o que ela realmente necessita é apenas ser amada. Eventualmente, ela acaba em frente à câmera em um set de um filme pornô em algum lugar do Vale, e é aí que começa a verdadeira tragédia.

Este é um bom começo. Você tem uma personagem interessante, cheia de defeitos (vício, abandono, auto concentração), ela tem um objetivo claro, fica presa em uma situação complicada e, o mais importante, você entende o tema do roteiro. No entanto, se isso é tudo o que você sabe – apenas a ponta do iceberg – o roteiro irá fracassar.

iceberg

Como escritor, você deve saber de tudo: o iceberg inteiro. Como foi crescer como uma órfã? Quando ela foi abandonada? Ela se lembra de sua mãe? Do pai dela? Ela era uma filha de criação? Com quantas famílias? E quanto à escola? Esportes? Amigos? Quando foi a primeira vez que ela teve relações sexuais? Ela foi estuprada? Como isso aconteceu? É um segredo? Você captou a idéia.

Fazer perguntas sobre os personagens é o seu maior aliado, porque quando você entende completamente a vida inteira do personagem antes da página um do roteiro, o seu trabalho já está feito. A personagem escreve o seu próprio diálogo; ela lhe conduz através do roteiro. E daí, o que acontece é plausível.

iceberg listrado

Boa escrita pra você hoje! língua

Anúncios

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: