Dicas de Roteiro

11/11/2010

Escrevendo Lições de Vida: Quando Tudo Mais Falhar, Use Chocolate

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 19:11
Tags: ,

O artigo de hoje é do excelente blog Bane of Your Resistance, da autora e orientadora Rosanne Bane. Haverá outros posts dela sobre este assunto, já que fazem parte de uma série.

doce_chocolate

“Quando se trata de chocolate, resistir é inútil!”

"Respire fundo. Isso acalma a mente."

"Quando em dúvida, apenas dê o próximo pequeno passo."

"Você pode superar qualquer coisa se você ficar parado hoje."

Estas são lições do artigo de Regina Brett: "45 Lições de vida e 5 para continuar a crescer", publicado no The Plain Dealer de Columbus, Ohio, em 2006. Aparentemente, o artigo está passando de mão em mão novamente via e-mail e blogs, o que sugere que Regina tocou num ponto sensível de um monte de gente, então eu pensei em postar, de tempos em tempos, comentários sobre as lições de sua lista que parecem mais pertinentes para escritores que lutam contra a resistência.

Agora, esta lição a seguir pode não parecer, à primeira vista, se aplicar a escritores, mas creia em mim, você pode aplicar isto em sua vida de escritor.

“Quando se trata de chocolate, resistir é inútil!”

Pode haver um super-herói por aí que consiga encarar chocolate sem fraquejar, mas esta não sou eu. Eu tenho que concordar completamente com a Regina sobre este assunto. Então, eu alegremente sugiro que os escritores usem isto em vantagem própria.

Se a resistência é inútil frente ao chocolate, então tudo o que temos a fazer é trazer o chocolate para o nosso lado e a resistência estamos experimentando deve desaparecer.

Eu admito que já me subornei com chocolate. Isso funciona. Eu compro dois ou três chocolates muito bons e anoto o que tenho que fazer para ganhar cada pedaço. Assim que eu termino a tarefa, eu vou buscar o chocolate. A parte difícil é ter a auto-disciplina para não comer o chocolate antes de completar a tarefa.

Com chocolate ao meu lado, a resistência para a tarefa sempre derretia ante meu auto-controle, ou o chocolate derreteria.

Eu não posso arcar (com o dinheiro ou as calorias) de me dar chocolate para cada tarefa que realizo. Eu mantenho o chocolate reservado para as tarefas realmente desafiadoras, onde a minha resistência é extremamente alta.

E você? Chocolate ou qualquer outro tipo de suborno já fez você superar a sua resistência? O que você usa para recompensar a si mesmo? (Só para o caso de algum dia eu ficar cheia dos chocolates e precisar recorrer a outro suborno/recompensa… Como se isso fosse acontecer!)

morango-com-chocolate Doce escrita pra você hoje! chocolate

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: