Dicas de Roteiro

08/11/2010

A Bíblia do Roteirista – Parte 3

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 11:50
Tags: ,

Aqui vão mais exemplos de cartas de consulta, tiradas do livro de David Trottier, The Screenwriter’s Bible:

envelope

Um Charuto Cubano

Como você enxugaria esta carta de consulta?

Keul Agente

Agência Grande Americano

Rodovia Terra dos Sonhos, 1234

Beverly Hills, CA 90210

Cara Sra. Agente:

Assim como a maioria das pessoas, a vida do fã de beisebol Jimmy Lansburger não saiu do jeito que ele sempre sonhou que seria. Então, quando ele topa com uma manchete sobre o maior jogador cubano ainda vivo, Renaldo Rapido, ele está mais do que disposto a tentar tornar-se o agente deste homem e salvar sua pele da bancarrota. Entretanto, Jimmy tem dois pequenos problemas. Ele não tem nenhum dinheiro e não fala espanhol. Mas ele tem muita cara-de-pau. Ele convence a sua namorada ocasional, Selma, uma séria agente de viagens, a ajudá-lo a ir para Cuba a fim de tirar clandestinamente o Renaldo e quaisquer companheiros de time que queiram ir para a terra da oportunidade.

Os dois são como peixes fora d’água. Jimmy é um cara bom que nunca foi capaz de segurar um emprego por mais do que uns dois meses de cada vez. E Selma sabe somente o suficiente de espanhol para enfiá-la numa enrascada. Isto resulta numa fantástica jornada através de Cuba onde um incidente maluco leva a outro. E Renaldo, o jogador, que é conhecido por amar os Estados Unidos, começa a ficar com saudades de Cuba antes mesmo de partir. Esta história tocará seu coração com romance, lhe excitará com ação e manterá você rindo o tempo todo até o final feliz, conforme Jimmy descobre o que é importante na vida.

Eu gostaria de enviar ROMANCE EM CUBA para a sua consideração e possível representação. Eu escrevi ROMANCE EM CUBA com Meg Ryan e Tom Hanks em mente. Quem não amaria ver esses dois juntos novamente?

Eu incluí um envelope selado para a sua resposta. Muito obrigado por seu tempo e consideração.

Sinceramente,

Bill Bautista

Grandes blocos de tinta preta atuam como repelentes de agentes. Eu duvido que esta carta tenha sequer sido lida. Aqui está a minha revisão, que inclui uma mudança de título.

Cara Sra. Agente:

Você já procurou por aquela certa pessoa especial que irá virar a sua vida de cabeça para baixo?

Bem, Jimmy Lansburger, louco por beisebol de carteirinha, acha que encontrou aquela certa pessoa especial – Renaldo Rapido, ás lançador da Liga Nacional Cubana. O sonho de Jimmy é agenciar o Renaldo e seus colegas de equipe para dentro das grandes ligas americanas, e ganhar uma absurda soma de dinheiro.

Mas este inconstante adorável não tem como pagar a passagem de avião ou sequer um dicionário de Espanhol/Inglês. Então ele engabela a sua namorada Selma, uma agente de viagens certinha, para ajudá-lo a tirar clandestinamente de Cuba o canhoto sentimental.

UM CHARUTO CUBANO é uma comédia de adversidades fora de controle, onde Jimmy finalmente percebe que Selma, e não Renaldo, é aquela certa pessoa especial. Eu poderia enviar-lhe uma cópia do roteiro?

Sinceramente,

A carta de consulta original é autêntica. Como você pode ver, a revisão é mais enxuta e mais focada. Ela utiliza palavras mais fortes, mais concretas, e evita repetições desnecessárias. Ela “mostra” ao invés de “contar”, foca-se no conceito e nos relacionamentos, e omite quaisquer referências a atores atuais.

A frase “certa pessoa especial” é uma tentativa de apoiar e unificar o conceito, caracterizar o Jimmy e criar humor (já que esta é uma comédia). A palavra “sentimental” é lançada para elevar o espectro do conflito – não vai ser fácil convencer Renaldo a deixar Cuba.

Esta carta pode se beneficiar de uma ideia mais forte do que acontece quando eles estão em Cuba (mas não tendo lido o roteiro, eu não sei). Quer esta carta lhe conquiste ou não, por favor note quais mudanças foram feitas, e porquê elas foram feitas.

O escritor não tinha nenhuma experiência ou qualificações para mencionar na carta – UM CHARUTO CUBANO era o seu primeiro roteiro. Naturalmente, um cartão postal ou envelope selado estaria incluído para uso do agente. O nome do escritor, endereço e número de telefone estariam claramente visíveis no cabeçalho da carta.

O Labirinto de Seda

Este exemplo final de Jeff Warshaw tira proveito da queda de Hollywood por sexo. Embora um resumo da história em um parágrafo fosse preferível a dois, perceba como o estilo de Jeff cria suspense e intriga. Jeff apresentou esta em aula para uma platéia que o aplaudiu de pé.

Caro Sr. Shmoe:

Jonathan Stark achou que conhecia todos os ângulos. Ele achou que sabia o que Lily, sua amada parceira-no-crime, queria da vida. Ele achou que sabia como agradar e manipular Celia, a jovem socialite que parecia saber demais sobre seu passado sórdido. Ele achou que podia controlar o coração de Mazie, a única “cliente” que se importava com ele. Ele estava errado.

Jonathan Stark não sabia nada sobre as três igualmente lindas e traiçoeiras mulheres que governavam sua vida. Preso entre as duas mulheres que o amam por razões muito diferentes, e aquela que quer destruí-lo custe o que custar, Jonathan precisa andar na corda bamba entre o amor verdadeiro que ele procura e a vida fácil repleta de sexo que ele veio a conhecer. Tomará ele a decisão correta, ou irá cortejar o maior perigo de sua vida? Capturado numa suave e sedutora teia de intrigas, enganos e intensos subterfúgios sexuais, Jonathan Stark deve estar um passo à frente no jogo, se ele espera escapar dO LABIRINTO DE SEDA.

O LABIRINTO DE SEDA é um suspense erótico acelerado, com mais reviravoltas do que uma montanha-russa conforme ele voa direto para um clímax assombroso e lascivo. Essa é a história de um homem tão acostumado às mentiras que ele dificilmente consegue ver a verdade à sua frente, um homem que precisa aprender a confiar não apenas em seus instintos, mas em si mesmo.

Eu gostaria de enviar o meu terceiro roteiro, O LABIRINTO DE SEDA, para a sua consideração e possível representação. Eu estou interessado em reescritas e adaptações. Você pode me ligar no (714) 555-5555 à sua conveniência.

Atenciosamente,

Jeffrey C. Warshaw

Jeff indica seu gênero como um suspense erótico acelerado. Ele é esperto em dar ao seu gênero algum glamour. Suspense erótico é melhor do que suspense. Ação/aventura romântica é melhor do que ação/aventura. O meu roteiro KUMQUAT não é uma comédia romântica; é uma comédia romântica contra um fundo de alta aventura. Não exagere, no entanto, com algo como ficção científica/ação/drama baseado na realidade e ambientado no Velho Oeste.

Jeff menciona reescritas e adaptações; ele pode considerar o termo mais amplo “escrever por atribuição.” Ele conclui sua carta com seu número de telefone. Certifique-se de que o seu endereço e o seu número de telefone estejam em algum lugar da carta. Não espere que alguém os copiem do seu envelope.

A propósito, o seu cabeçalho não precisa incluir nada além do seu nome, endereço e número de telefone. Não dê a si mesmo o título de roteirista ou escritor. É um sinal de amadorismo.

Cartas de consulta não precisam ser longas. Ao avaliar o roteiro de uma cliente, eu vi um ângulo inteligente da história dela e escrevi uma carta de consulta para ela. A carta consistia de apenas um parágrafo, e aquele parágrafo tinha apenas cinco linhas. Mesmo ela não tendo qualificações, ela recebeu quarenta pedidos pelo roteiro dela. Infelizmente, ela não seguiu os meus conselhos de polir seu roteiro antes de enviar a carta de consulta, e de não enviar cartas de consulta em massa. Esta história, infelizmente, terminou com um coração partido.

carteiro

Boa escrita pra você hoje!

Anúncios

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: